Assista nosso Programa

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Inovações no mercado cosmético

24º Congresso Científico Brasileiro de Cosmetologia discute inovações para o setor

Um assunto em destaque é o estudo da vernix caseosa, substância que cobre a pele dos recém-nascidos e que poderá ser usada como base para cosméticos

De 25 a 27 de maio, em paralelo a FCE Cosmetique, a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) realiza, em São Paulo, o 24º Congresso Científico de Cosmetologia, maior evento do setor na América Latina.

O principal tema em discussão será: Ciência Cosmética, Alternativas para Inovação e Harmonização e terá como objetivo abordar soluções para a indústria, profissionais e pesquisadores do setor, além de buscar inovação e motivar o desenvolvimento da cosmetologia, sempre respeitando os anseios da sociedade e mantendo a preocupação com o meio ambiente. Também serão debatidas formas criativas de políticas de desenvolvimento e métodos de alternativas in vitro, reduzindo a utilização de animais em testes.

Uma das atrações é a discussão sobre estudos da vernix caseosa, a substância esbranquiçada e viscosa que cobre a pele dos recém-nascidos. Composta de água (80%), lipídeos (10%) e proteínas (10%) e que pode vir a ser usada como base para cosmético. A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Johann W. Wiechers, ex-Presidente da IFSCC e Consultor Independente da JW Solution (Amsterdam, Holanda).

Por sua vez, o Dr. Elio Mignini - Ex- Presidente da Sociedade Italiana de Ciência Cosmética – falará sobre Qualidade como ferramenta estratégica para criar vantagem competitiva para as empresas de cosméticos, seus fornecedores e parceiros e para todos os consumidores envolvidos. A qualidade à qual o palestrante irá se referir abrange diversas características, como: desempenho e durabilidade do produto, segurança dos consumidores e trabalhadores, sustentabilidade ambiental, fidelidade dos empreendimentos, ética do negócio, propriedades estéticas e sensoriais dos produtos.

Outro convidado importante é o Phillipe Masson - Membro do Comitê Científico da Comunidade Européia – da Universidade de Bordeaux (França). O tema que ele apresentará será a Avaliação de Segurança de Produtos para bebês e crianças, uma preocupação dos pais para que produtos como protetores solares não deixem a pele infantil irritada.

Já o Prof. Dr. Luis Monteiro Rodrigues, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Cosmetológicas – da Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal) mostrará os Princípios de boas práticas aplicados aos estudos de eficácia de cosméticos. Esses estudos são exigidos pelos órgãos reguladores de cada país onde os produtos são comercializados para garantir ao consumidor que o produto cumpre o que promete. Um exemplo de aplicação do teste de eficácia é a comprovação por meio de análises técnicas que o desodorante age durante 24h, conforme anunciado na propaganda.

A portenha Dra. Ana Maria Muñoz da The Way Consultores falará sobre a aplicação do Neuro-marketing, como nova forma de pesquisa de comportamento do consumidor, e as novas possibilidades comprovadas aplicáveis à área cosmética. E, representando o Brasil, o Diretor de Inovação e Propriedade Industrial da ProspeQta Andre Bachuate fará uma reflexão sobre a Inovação e qual o reflexo criativo aplicado ao mercado de cosméticos.

Ainda, durante o congresso, serão apresentados os ganhadores dos trabalhos científicos aprovados para esta edição. O prêmio maior será uma passagem de ida e volta para Buenos Aires (Argentina) e a participação no 26º Congresso da IFSCC – International Federation of Societies of Cosmetics Chemists – que será realizado de 20 a 23 de setembro de 2010.

Serviço
24º Congresso Científico Brasileiro de Cosmetologia
Transamerica Expo Center
Data: 25, 26 e 27 de Maio de 2010
Horário: a partir das 7h
Endereço: Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo.
Site http://www.abc-cosmetologia.org.br/congresso

Sobre a ABC
A Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) é uma entidade, fundada em abril de 1973, com objetivo de promover o desenvolvimento da cosmetologia. Formada por um grupo de profissionais das áreas de Farmácia e Química, ligados a universidades e empresas de produtos e matérias-primas para a indústria de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, a ABC promove atividades tecnológicas, científicas e de regulamentação em prol do setor.
Sua atuação efetiva ao longo deste período foi de suma importância para o desenvolvimento dos setores tecnológico, científico e regulamentar do âmbito cosmético e de seus profissionais, participando de comitês, grupos técnicos, grupos de trabalhos e aconselhamento para as áreas de Vigilância Sanitária, Metrologia e Meio-Ambiente, e no processo de integração ao Mercosul. A ABC é representante oficial do Brasil junto a IFSCC (International Federation of Societies of Cosmetic Chemists) - sociedade que congrega cerca de trinta e cinco entidades internacionais, além de representar o Brasil junto à comunidade internacional científica da Cosmetologia, participando e promovendo atividades para o aperfeiçoamento da integração mundial e troca de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário