Assista nosso Programa

domingo, 20 de junho de 2010

APAs da cidade de São Paulo fazem 4 anos

Para festejar o quarto aniversário das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Capivari-Monos e Bororé-Colônia, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, os conselhos gestores e a SPTuris promoveram atrações musicais, oficinas de educação ambiental, passeio ciclístico, barracas de comidas típicas que valorizam a cultura da região, dentre outras atividades. A festa aconteceu em 19 de junho com o apoio das subprefeituras Parelheiros e Capela do Socorro, associações e comerciantes locais.
Dentre as atrações culturais estão o Mona Kavungo (Asé Ylê do Hozooane) e o Circo Teatro Ambiental Nascentes do Monos, que foram contemplados pelo Fundo Especial do Meio Ambiente (Fema), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Também aconteceu um passeio ciclístico de 20 quilômetros.

Sobre as APAs
A APA Capivari-Monos, criada em 2001, possui uma área de 25.100ha, o que corresponde a cerca de 1/6 do território do Município. Inserida na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, a área protege as cabeceiras dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e abriga remanescentes de Mata Atlântica. A fauna é bastante diversificada, com a presença de espécies como a onça-parda, anta e o monocarvoeiro, que é o maior macaco das Américas.
Sua diversidade cultural é expressiva, com a presença da comunidade indígena guarani nas aldeias Tenondé Porã e Krukutu. Dentre os seus atrativos destacam-se o rio Capivari, cachoeiras como a do Sagüi e das Virgens, a vila de Evangelista de Souza, com sua estação e casas ferroviárias da década de 1930; o Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar com suas matas nebulares e campos naturais; a paisagem rural com sítios e áreas de agricultura e a peculiar Cratera de Colônia com 3,6 quilômetros de diâmetro e mais de 400 metros de sedimentos, formada pelo impacto de um corpo celeste há cerca de 30 milhões de anos.
A APA Bororé-Colônia foi criada em 2006 e possui uma área de 9.000ha. Localizada no extremo sul do Município, abrange porções das subprefeituras Capela do Socorro (bairros do Bororé, Chácara Santo Amaro e parte do Varginha) e Parelheiros (bairros da Colônia Paulista e Itaim).
A vegetação original da região da APA é a Mata Atlântica, que durante a primeira metade do século 20 foi devastada para abastecer a Cidade de carvão. A mata vem se regenerando e hoje esquilos, tatus, lagartos, bugios, capivaras, veados e gatos-do-mato ainda são avistados na APA.
O Bororé é um dos mais peculiares bairros do município de São Paulo e seu acesso principal se dá por meio de uma balsa que cruza a represa Billings e a Colônia Paulista é um dos mais antigos focos de colonização alemã do Brasil. A APA Bororé-Colônia abriga diversos patrimônios históricos que registram sua trajetória, alguns tombados como o Cemitério da Colônia (1840) - mais antigo da Cidade e primeiro cemitério protestante do País - e outros em processo de tombamento, como a Casa de Taipa (1870) e a Igreja de São Sebastião (1904). Destaca-se ainda na região da APA Bororé-Colônia a implantação de três Parques Naturais Municipais (Itaim, Varginha e Bororé), oriundos da compensação ambiental do trecho sul do Rodoanel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário