Assista nosso Programa

domingo, 20 de junho de 2010

Campanha do desarmamento

O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, e a Guarda Civil Metropolitana realizaram EM 07/06, na sede da Prefeitura de São Paulo, ato simbólico de entrega de armas ao Exército Brasileiro. No período de 10 meses foram recolhidas 1.411 armas de fogo no Município.
Trata-se de um convênio firmado entre a Prefeitura de São Paulo, Ministério da Justiça, Polícia Federal e Exército Brasileiro. "Esse é o primeiro momento em que a gente vê o poder público e a sociedade civil reunidos para uma campanha de entrega de armas ao Exército. Cada uma destas armas entregues representa, possivelmente, inúmeras vidas salvas. Esse é o motivo da campanha: salvar vidas e diminuir a violência no País", comentou a coordenadora de Controle de Armas do Instituto Sou da Paz, Heather Sutton, representante da sociedade civil no evento.
Para o secretário municipal de Segurança Urbana e secretário-executivo do gabinete de Gestão Integrada de Segurança, que representou o prefeito de São Paulo, esse trabalho demonstra a eficiência entre diferentes órgãos públicos e a sociedade, além de contribuir na redução da violência e na criminalidade na cidade de São Paulo. O secretário destacou também a participação das secretarias do Verde e dos Direitos Humanos na difusão da campanha. "O ato de entrega para destruição pelo Exército destas 1.411 armas é fundamental para difundir a campanha. Quanto aos que ainda não entregaram as suas armas, que o façam em favor da vida. Se tiverem duvidas de como fazê-lo, basta ligar para 153 e obter todos os esclarecimentos", reforçou o secretário.
Para o comandante da 2ª Região Militar, general Eduardo II Liberali Wizniewsky, a participação do Exército nesse processo é dar destino final às armas recolhidas. "A Guarda Civil Metropolitana recolheu e controlou estas armas com excelência para a boa continuidade do nosso trabalho. Em todo o Estado de São Paulo já foram destruídas 200 mil armas pelo Exército Brasileiro. Isso mostra o alcance desta campanha, muito bem-vinda", destacou o general.

Campanha do Desarmamento
A proposta da campanha é incentivar a entrega de armas voluntariamente, sem investigação de sua origem. A pessoa recebe ainda uma indenização que varia de R$ 100 a R$ 300, de acordo com o modelo doado (revólver, pistola ou espingarda).
"Nos últimos quatro anos houve uma redução de 58% nos índices de homicídio doloso, o que é considerado um grande avanço para a cidade de São Paulo. Uma média de 2.175 pessoas poderia ter morrido", comentou o secretário de Segurança Urbana. A Guarda Civil Metropolitana coloca à disposição dos cidadãos 34 postos de recebimento de armas de fogo na cidade de São Paulo. Nas 31 subprefeituras haverá pelo menos um posto de recolhimento. Além disso, as 38 bases comunitárias móveis da GCM se deslocam em parques e igrejas, não só para divulgar a campanha, mas também para sensibilizar a população quanto à importância de realizar a entrega das armas.
Antes de entregar a arma, o proprietário deve retirar uma Guia de Trânsito, obtida por meio do site da Polícia Federal ou nos próprios postos de recolhimento, que o permitirá transitar com a mesma até o posto de entrega.
De posse do documento, o cidadão deve levar sua arma descaracterizada (desmontada) até o posto de recolhimento. Uma dica é embrulhar a arma em papel de jornal ou colocá-la separada das munições, em uma caixa de sapato. Esta será então recolhida e seu ex-possuidor receberá uma via da ficha de indenização, que deve ser guardada como prova de que a arma foi entregue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário