Assista nosso Programa

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Secretaria de Segurança Urbana cria o Núcleo do Acervo e Memória da GCM

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana vai criar o Núcleo do Acervo e Memória da Guarda Civil Metropolitana, para abrigar toda a história da GCM e servir como espaço para estudo, entretenimento, pesquisa, exposição de materiais e bens representativos de interesse histórico e cultural relativos à evolução da Guarda Civil Metropolitana e da Guarda Civil de São Paulo.
A Portaria nº 209/10, publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, garante a criação do Acervo e Memória, que trará aos GCMs maior conhecimento de sua história, de sua memória, preservando os conceitos primordiais de sua atividade e o Lema da corporação, "Amiga, protetora e aliada". O espaço abrigará vídeos, exposições, fotos, uniformes, equipamentos, publicações e atividades afins com temas sociais, voltados para a área de segurança urbana.
O Núcleo do Acervo e Memória da Guarda Civil Metropolitana ficará subordinado ao Departamento de Esporte e Cultura, que terá a atribuição de propor o plano de trabalho, o cronograma inicial para implantação do referido núcleo, prazos para o início de funcionamento do acervo, suas instalações e plano de expansão. Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, "a idéia é proporcionar aos integrantes da Guarda, aos familiares, munícipes e visitantes da cidade de São Paulo um espaço para conhecer a história da GCM, seus valores e os que com ela contribuíram desde a sua criação".
Para o comandante-geral da GCM, Joel Malta de Sá, esta é uma conquista e um sonho realizado. Há 24 anos na corporação, o primeiro comandante de carreira se emociona ao lembrar de sua vivência e experiência adquirida ao longo do trabalho. "A partir desta iniciativa sinto que a história da Guarda será levada nas memórias e corações daqueles que atuaram e zelam com grandeza pela Guarda Civil Metropolitana", disse o comandante.
Esta conquista contou com o apoio e empenho de alguns integrantes da GCM, em especial da inspetora Gilda Barbosa Valentim, que está há 22 anos na GCM e buscará parcerias para os trabalhos que serão executados para a imstalação do núcleo. Segundo ela, esse espaço contribuirá na aproximação e integração com a comunidade, além do resgate da auto-estima do GCM. O local será usado ainda para apresentação de palestras e eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário