Assista nosso Programa

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Crianças em férias aprendem a velejar nos Clubes Escola de Guarapiranga

Em um dos Clubes Escola instalados na orla da Represa Guarapiranga crianças de 10 a 16 anos descobrem o prazer de praticar atividades aquáticas. A baixa temperatura e a neblina densa da manhã, características nesta estação, não desanimam a criançada que às 8h já espera ansiosa para colocar os veleiros do tipo Dingue nas águas da represa. O Dingue foi escolhido por ser um veleiro projetado para ser de fácil manuseio com um casco que garante estabilidade e transmite confiança ao iniciante.
Há dois anos, o Clube Escola de Iatismo oferece o curso gratuito de vela por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e a Associação de Ensino e Práticas Náuticas (Pranáutica). Além de aulas teóricas com noções básicas, os alunos aprendem na prática a manejar o veleiro, manobrar a vela, rebocar outra pequena embarcação e a prestar atenção nos fenômenos naturais, como direção do vento e movimentação da água.
Na primeira aula os alunos aprendem a diferenciar as partes do barco e juntamente com um instrutor saem para velejar. A instrutora Graziela Kotinda Tussato, há 11 anos velejadora, conta que é encantador observar o progresso dos alunos. "É impressionante a evolução deles. Muitos chegam tímidos e precisando de incentivo. Aos poucos eles conquistam confiança e se tornam independentes", declara Graziela enquanto passa instruções para os alunos. Antes de colocar os veleiros na água, os instrutores repassam as orientações básicas para os alunos como verificar o colete salva-vidas e demais equipamentos da pequena embarcação.
Além do curso de férias, realizado durante todo mês de julho, as aulas de vela são mantidas durante o ano inteiro e acontecem três vezes por semana. A coordenadora do curso, Carolina Andersen, diz que a procura por vagas do curso de férias tem sido muito boa. "Muitas crianças gostam e acabam se inscrevendo para as aulas regulares, diz ela. "O meu pai costuma velejar aqui na represa, viu a placa do curso e perguntou se eu não queria participar. Como eu sempre gostei de água eu decidi tentar. É bem melhor do que ficar em casa", festeja Marina Ciapponi Leibovich de 11 anos. "É muito legal e emocionante velejar. Eu aprendi a diferença de bordo e estibordo. Mas ainda não sou muito boa com a vela, sou melhor com o leme", admite Helena Andersen, 10 anos, a integrante mais nova da turma.
"A idéia do Clube Escola é que a criança ocupe o tempo livre e, ao invés de ficar na rua, possa praticar alguma atividade de esporte, lazer ou recreação. A maioria dos alunos que participa é estudante de escolas públicas municipais e estaduais que vêem aqui a oportunidade de aprender um esporte diferente. A auto-estima delas muda consideravelmente, elas se sentem especiais", revela Richard Andersen, um dos professores e também coordenador do curso.
Os cerca de 40 alunos são divididos em dois horários, pela manhã das 8h às 11h, e durante à tarde das 14h às 17h. O CDC Iatismo fica na avenida Robert Kennedy, 5300, em Interlagos. Para mais informações, ligue 5543-1345.

Nenhum comentário:

Postar um comentário