Assista nosso Programa

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Escola Básica de Mecânica de Interlagos alia cidadania a paixão pelos motores

A Escola Básica de Mecânica de Interlagos, localizada no Autódromo Municipal de Interlagos, une paixão pelo automobilismo, educação profissionalizante e inclusão social. Desde sua fundação, em 1991, já ensinou mecânica automotiva e encaminhou ao mercado de trabalho mais de 2,8 mil jovens. A escola forma mão-de-obra qualificada e integra o Autódromo à comunidade de baixa renda da Zona Sul da cidade.
O curso profissionalizante gratuito, com duração de seis meses, é oferecido por uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Volkswagen. Administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris), conta também com a orientação da Associação Paulista dos Reparadores de Veículos Automotores.
Os alunos recebem conhecimentos básicos de mecânica automotiva. As aulas englobam temas como ajuste e utilização de ferramentas manuais; sistema de arrefecimento; sistema elétrico; sistema de alimentação de combustível; sistema de lubrificação; sistema de distribuição do motor; sistema de transmissão; sistema de suspensão e direção e sistema de freios. Há ainda um reforço em língua portuguesa, matemática, ciências, ética e cidadania.
As aulas práticas são realizadas na oficina, que conta com três automóveis para uso didático. Recentemente, a escola adquiriu os equipamentos necessários para iniciar as aulas de injeção eletrônica. Os jovens e adultos formados são encaminhados a vagas em concessionárias, centros automotivos, empresas prestadoras de serviços, montadoras e fabricantes de autopeças.
O professor Elibama Oliveira é diretor da Escola desde sua fundação, em 1991. Ele conta que muitos alunos voltam à escola para comemorar seu progresso profissional e para agradecer pelas oportunidades oferecidas pelo curso. "Muita gente pensa que o importante é a técnica. A técnica pode até ser aprendida no dia-a-dia profissional. Mas o respeito e a disciplina que a escola ensina são o diferencial dos nossos estudantes", explica Oliveira.
A estudante Manuela Lima, de 17 anos, começou o curso no final do mês de maio. A nova turma conta com duas garotas. Ela lembra que desde os 13 anos gosta de mecânica. Aos 14, já auxiliava o vizinho a desmontar e reparar o velho caminhão de carreto. Segundo Manuela, um dos melhores momentos de sua vida aconteceu há um ano e meio, 0quando assistiu em Interlagos a um treino para uma corrida de motocicletas. Decidiu, então, unir sua paixão ao desenvolvimento profissional: "Pretendo terminar o curso, trabalhar na área e no futuro cursar Engenharia Mecânica".
Enquanto Manuela é fascinada por motores, seu colega Douglas Cerqueira, de 17 anos, se interessa pelo design e pela aparência dos carros. Para ele, o curso é um ponto de partida na formação e na carreira. "Quero terminar o curso básico e me especializar cada vez mais", planeja Cerqueira.
Vagas e inscrições
São oferecidas semestralmente 30 vagas em cada período: estudantes de 15 a 17 anos participam dos cursos matutinos ou vespertinos, enquanto alunos maiores de 18 anos, sem limite de idade, freqüentam o período noturno. As próximas inscrições ocorrerão de 3 a 5 de agosto, das 7h às 12h, na própria escola. No primeiro dia, haverá inscrições para o período da manhã, no dia seguinte para o período da tarde e no último dia serão inscritos os candidatos ao curso noturno. A seleção é feita por prova de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Podem se candidatar adultos e jovens que tenham completado o Ensino Fundamental.
A Escola Básica de Mecânica de Interlagos recebeu da Câmara Americana de Comércio o Prêmio Eco-92, na categoria Educação. Foi também premiada pela Câmara Municipal de São Paulo com um Voto de Júbilo e Congratulações. Em maio deste ano, a Câmara Municipal, em sessão solene de comemoração dos 70 anos do Autódromo de Interlagos, homenageou o professor Elibama Oliveira por seu trabalho na escola.

Serviço
Para mais informações sobre inscrições:
Escola Básica de Mecânica de Interlagos
Avenida Senador Teotônio Vilela, 261
telefone: (11) 5666-8822 - ramal 243

Nenhum comentário:

Postar um comentário