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segunda-feira, 12 de julho de 2010

Inglês já não é diferencial no mercado de trabalho

Especialista defende que não há fórmulas mágicas - fluência depende de contato frequente e muita prática

São Paulo, julho de 2010 - Dominar a língua inglesa já não é mais um diferencial no currículo. Saber falar, entender ler e escrever é mais do que um pré-requisito fundamental para garantir uma colocação no acirrado mercado de trabalho brasileiro. Consultorias especializadas em recursos humanos são unânimes ao afirmar que os candidatos devem ter, no mínimo, nível avançado de inglês para concorrer às vagas.

"Durante os processos seletivos, constatamos que muitos profissionais focam em pós-graduação e MBA, mas não dão a mesma atenção para o estudo do inglês. Dessa forma, acabam possuindo um histórico acadêmico brilhante, mas perdem ótimas oportunidades de trabalho no Brasil e no exterior por não serem fluentes no idioma", destaca Gilberto Lopes, diretor executivo da Cuattro Marketing, agência especializada no desenvolvimento, implementação e gerenciamento de projetos de trade marketing, treinamento e análise de mercado.

Mais do que uma exigência para se tornar competitivo no mercado, o inglês é considerado um instrumento para navegar na cultura contemporânea globalizada. "Aprender simplesmente sobre a língua é coisa do passado. Hoje as pessoas querem utilizá-la como instrumento. É preciso falar, escrever e pensar em inglês, com segurança e fluência", afirma Elvio Peralta, diretor da Fundação Fisk.

Segundo Elvio Peralta, as exigências do mercado atual fazem com que os pais procurem por escolas de idiomas cada vez mais cedo. "Eles reconhecem que a qualidade do resultado depende da frequência e da prática. Somente o contato habitual é que vai proporcionar familiaridade e segurança ao aluno", afirma.

A importância da prática e da tradição do ensino coloca em dúvida a cultura dos cursos relâmpagos que se propõem a ensinar inglês em poucas semanas. Os especialistas defendem que não há fórmulas comunicativas mágicas. É preciso dominar a língua totalmente porque as necessidades de comunicação não são previsíveis e se restringem a situações específicas. "Não basta aprender o necessário para trocar informações no balcão do hotel ou no aeroporto. É preciso estar preparado para absorver a comunicação de um mundo globalizado", ressalta o diretor.

Para Peralta, um aprendizado eficiente deve estar atento à construção de habilidades e não ao acúmulo de informações: "A língua precisa ser ensinada como instrumento de comunicação por isso aliamos o ensino mais pragmático ao domínio da estrutura como um todo. A ideia é que o aluno consiga expressar conceitos aprofundados. Tudo o que é passado para ele é aplicado e testado na comunicação efetiva", destaca o diretor.

Quem é a Cuattro Marketing
É uma agência especializada no desenvolvimento, implementação e gerenciamento de projetos de trade marketing, treinamento e análise de mercado.

A empresa acumula sólida experiência no gerenciamento de projetos nas áreas de tecnologia, telefonia, esportes e luxo. Suas atividades perseguem, entre outros objetivos, a ampliação de vendas no segmento varejista, que compreende lojas especializadas, papelarias, óticas, hipermercados, além de revendas e distribuidores de todo o país.

O diferencial da Cuattro Marketing está na capacitação, treinamento e acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento dos canais de venda e distribuição, o que gera aumento da participação dos clientes no mercado. Para tanto, conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Recife, amparados por uma equipe de 960 colaboradores, sendo 60 deles internos e 900 em campo.

Em 2008, a empresa faturou mais de R$ 18 milhões. A expectativa para este ano é crescer cerca de 73,5%. Dentre seus clientes estão: Samsung, Claro, AMD, Fast Shop, Ponto Frio, Sam´s Club, Kingston, SMS, Dlink, Symantec, Airis e RR Perfumes.

Quem é a Fisk
O Centro de Ensino Fisk possui 500 mil alunos distribuídos em 1000 escolas, sendo 31 próprias, utilizadas como modelos da aplicação de sua metodologia, 105 no exterior e 864 franqueadas. O grupo opera em seis países: Brasil, Argentina, Angola, Estados Unidos, Japão e Paraguai. Há 50 anos a instituição trabalha com cursos de inglês para adultos e crianças a partir dos quatro anos de idade e cursos de espanhol para um público acima dos 11 anos. Desde julho de 2008, oferece cursos de português para brasileiros e informática, operando como um centro de ensino e não apenas uma escola focada no ensino de línguas estrangeiras.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre educação: @tramaeduca

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