Assista nosso Programa

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pós-graduação em Arte Integrativa pode ser aplicada nas artes, saúde, educação e social

Centro de Estudos Universais e Anhembi Morumbi abrem inscrições
para pós-graduação em Arte Integrativa

Com início em agosto, curso integra áreas como psicologia, filosofia,
física e antropologia, e pode ser aplicado nos campos da arte, saúde,
educação e social.
Abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Arte Integrativa do Centro de Estudos Universais – AUM, realizado em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi. As aulas acontecem aos sábados, das 8h30 às 16h30, no Campus Vila Olímpia da Universidade, e nova turma terá início em 07/08. Para se inscrever é necessário ter concluído um curso de graduação no Brasil, e o processo seletivo inclui ainda análise de currículo e, se necessário, uma entrevista com o candidato.

O objetivo desta pós-graduação, a única do gênero no país, é aprofundar conhecimentos teóricos e práticos da arte, por intermédio de diferentes formas de expressão, para mostrar como a atividade artística é central em processos de transformação, e como vem rompendo fronteiras e integrando áreas diversas do conhecimento, como psicologia, física, semiótica, pedagogia, psiquiatria, filosofia e antropologia, além de ser aplicada nos campos das arte plásticas, saúde, social e educação. O conteúdo programático inclui as disciplinas: Psicologia da Arte, Pedagogia da Arte, Ateliê de Artes, Conceitos psicanalíticos e filosóficos para o entendimento da experiência artística, Imaginário Brasileiro, Ateliê de Voz, Ateliê de Corpo, Linguagens Expressivas na Educação, Metodologia de Pesquisa em Arte Integrativa, e Técnicas Terapêuticas em Arte Integrativa.

“A abordagem integrativa proporciona ao profissional mais flexibilidade, ampliação de suas habilidades e um repertório amplo de ferramentas para serem aplicada na área desejada.”, afirma Alexa Leirner, psicoterapeuta, mestre em Integrative Arts Psychotherapy pelo Institute for Arts in Therapy and Education – IATE (Londres), e responsável pela elaboração e coordenação do curso no Brasil, com a colaboração de Glaucia Rodrigues, diretora do Centro de Estudos Universais.

Alexa inspirou-se nas diretrizes teóricas do IATE, mais especificamente no mestrado Integrative Arts Psychotherapy, que cursou nos anos 1990, para elaboração do currículo do curso. “O termo ‘integrativa’ refere-se à integração de diferentes áreas do conhecimento humano sob uma perspectiva interdisciplinar, à integração de diferentes modalidades da arte e o processo terapêutico, educacional e artístico, explica a profissional.

Durante o ano letivo, o curso realiza diversos eventos abertos à comunidade interna e externa, para aprofundamento dos temas desenvolvidos, com convidados do Brasil e exterior. Outro diferencial da pós-graduação é a ênfase na prática da aplicação terapêutica e educacional da arte, que ocorre por meio das vivências que os alunos têm com os materiais expressivos, passando eles próprios pela experiência antes de aplicarem profissionalmente. Está será a oitava turma do curso, que existe desde 2002.
Serviço:

Pós-Graduação lato sensu em Arte Integrativa

Início: 07 de agosto de 2010
Duração: 18 meses
Carga horária: 360 horas/aula
Horário: Sábados, das 8h30 às 16h30
Local: Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275)
Valor: 24 parcelas de R$ 535,00 (desconto de 20% para ex-alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi, a partir da segunda mensalidade)
20 vagas
Inscrições: www.ceuaum.org.br
Mais informações: (11) 3847-3584 – 9761-4543

Nenhum comentário:

Postar um comentário