Assista nosso Programa

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Rugby e hóquei de grama atraem alunos do CEU Cidade Dutra

O futebol já não é unanimidade. Pelo menos no Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra. Lá, há seis meses, alunos estão praticando rugby e o hóquei de grama. Em pleno país do futebol, e num momento em que todos os olhos do mundo estão voltados para a jabulani que rola pelos gramados da África do Sul, na quadra do CEU um grupo de garotos pratica essas duas modalidades. E já pegaram gosto.
"Eu achava que só existia a bola redonda do futebol", brinca a aluna Mayra Vitória Reis da Silva, 10 anos. Ela treina rugby há dois meses. Garante que o esporte fez com que tivesse contato com experiências novas, praticando um esporte de regras diferentes do futebol. E uma delas é a irmandade entre parceiros e adversários. "A gente joga como se fosse do mesmo grupo, então não pode fazer nada contra nosso irmão nem contra a pessoa do outro time", ensina.
Quem já acompanhou alguns minutos do jogo pode ter se impressionado com as trombadas e pulos sobre os adversários na disputa pela bola. Sem contar o desempenho, à mercê da falta de qualquer proteção por alguma roupa especial. As aparências, porém, enganam. As rigorosas regras do jogo e a forte relação entre os companheiros proporcionam aprendizados diferentes do que aqueles que o espectador comum imagina. Afinal, respeito, camaradagem, lealdade, solução de problemas e proatividade são alguns dos pilares do rugby que os alunos do CEU têm conhecido.

Como começou
No início do ano, a ONG Hurra! procurou o Centro Educacional para iniciar o desenvolvimento de um projeto que utiliza o rugby como ferramenta educacional. "Fomos muito bem recebidos", conta Maurício Migliano, ex- jogador, treinador e um dos fundadores da ONG.
Migliano diz que se uniu à doutora em administração pública Patrícia Tavares para a construção do projeto em empreendedorismo social, que pretende trabalhar com os alunos a prática da vida em sociedade e a construção cidadã. "Uma vez perguntei ao grupo: alguém disse a vocês que no rugby fazemos amigos? Alguém mentiu. No rugby fazemos irmãos", lembra o treinador da explicação sobre a filosofia de companheirismo e respeito que o esporte proporciona.
Uma vez por mês, além do treino, é realizado um terceiro tempo de jogo, quando há uma confraternização com dinâmicas, brincadeiras e até mesmo uma peça de teatro para os alunos verbalizarem os valores do rugby, identificarem em quais situações eles ocorreram e como podem ser aplicados na vida em sociedade.
É a partir desse olhar que cerca de 20 alunos, entre meninos e meninas de 10 a 12 anos têm aprendido o esporte inglês, que apesar dos seus quase 140 anos de existência, está começando a ganhar adeptos no Brasil recentemente. "A criança que iniciar no CEU tem chance de ir para uma Olimpíada", diz Migliano. Em 2016, o rugby se torna um esporte olímpico e o treinador prevê que, em alguns anos, a prática competirá com o voleibol no Brasil, hoje, o segundo esporte mais praticado no país.

Dribles no hóquei

Ele gosta de fazer os passes para o companheiro que está na área do gol e está aprendendo a driblar. André Costa de Meira, de 13 anos, também é aluno do CEU Cidade Dutra, mas se interessou em pegar o stick e aprender as jogadas do hóquei sobre grama. "O drible aqui é diferente, é uma jogadinha na bola com o taco, de um lado para o outro. É difícil", confessa o mais novo jogador.
André faz parte de um grupo de 30 jovens, entre 9 e 14 anos, que iniciou o contato com o hóquei em fevereiro deste ano. A equipe responsável pelas aulas é a Federação Paulista de Hóquei sobre Grama, que também já abriu uma nova turma no CEU Parelheiros. Em toda cidade de São Paulo não há um campo específico para o hóquei, e nos CEUs as aulas são na quadra coberta, pois os ensinamentos podem ser adaptados facilmente para a grama.
Eduardo Rodrigues, diretor técnico da Federação, explica que esta é uma grande oportunidade de aumentar o conhecimento dos paulistanos sobre o esporte e de formar novos talentos que desconheciam completamente o hóquei. "É um esporte elitizado e estamos tentando popularizá-lo no Brasil". Rodrigues também está animado com a escolha do país como sede das Olimpíadas de 2016 porque acredita que ampliarão os incentivos, assim como a expectativa dos jovens atletas que agora participam do 7º esporte mais praticado no mundo.

Serviço

CEU Cidade Dutra

Rugby
Terça e quinta: 18h15 - 19h

Hóquei
Segunda: 19h - 20h30
Sábado: 11h - 12h30

CEU Parelheiros
Hóquei
Quartas e sextas: 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário