Assista nosso Programa

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Zoonozes promove mutirão gratuito de castração de animais em Americanópolis

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), em parceria com a Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis) de Santo Amaro/Cidade Ademar, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove um mutirão gratuito de castração de cães e gatos, de 12 a 14 de julho, na EMEF Maria Lucia dos Santos, localizada na rua Estampa Esportiva, 55, em Americanópolis, Zona Sul da Capital. Na semana que vem, moradores do Jabaquara também poderão cadastrar seus animais para outro mutirão de castração gratuita, que será realizado entre os dias 16 e 18 de julho.
Em Americanópolis, os interessados deverão comparecer à unidade escolar para cadastramento dos animais nos dias 7 e 8 de julho, das 10h às 16h, portando documento de identificação pessoal com foto (carteira de identidade ou habilitação), CPF e comprovante de endereço. Cada inscrito terá o direito de solicitar a castração de até dez animais e, no ato da inscrição, será informado o horário do procedimento cirúrgico do animal. A expectativa é que sejam castrados 500 animais nos três dias do mutirão.
"A esterilização, além de impedir crias indesejadas, pode ter como resultado animais mais caseiros, menos agressivos (dependendo do tipo e se castrados antes da puberdade), diminuindo as fugas e o risco de se perderem e serem atropelados. Também promove a redução de doenças causadas por hormônios (tumor de mamas, de próstata, etc) e o desenvolvimento de doenças comuns no útero e nos testículos. Apesar de ajudar a diminuir a agressividade, eles continuam sendo bons cães de guarda e podem crescer mais do que animais não castrados", explica a médica-veterinária do CCZ, Tamara Leite Cortez.
O Mutirão gratuito de castração faz parte do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos. Os animais castrados sairão já com o Registro Geral de Animais (RGA) e vacinados contra a raiva.
O CCZ realizou, no fim do ano passado, estudos para determinar quais Distritos Administrativos (DA) deveriam ser priorizados e quais as áreas que mais precisavam desse serviço, em 2010. Para isso, utilizou indicadores como índices de exclusão social, casos de agressão por animais, densidade populacional de cães, porcentual homem-cães e pedidos de remoção de cães soltos em via pública.
Jabaquara terá serviço
Os donos de cães e gatos do Jabaquara também terão poderão se beneficiar do serviço de castração gratuita dos animais de estimação nos dias 16, 17 e 18 de julho.
As vagas são limitadas e é necessária a inscrição antecipada que será feita nos dias 12 e 13 de junho, das 8h30 às 16h, mediante apresentação do RG, CPF e comprovante de residência. Somente adultos poderão inscrever e levar os animais no dia da castração. No dia da inscrição não é necessário levar o animal.
A inscrição e a castração no Jabaquara serão realizadas na EMEF Almirante Ary Parreiras, na Rua Ipaobi, 142, Vila Babilônia.
O CCZ também realiza o cadastramento dos animais para castração gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Essas cirurgias são realizadas em clínicas veterinárias contratadas. Para tanto, é necessário que o proprietário do animal leve RG, CPF e comprovante de residência. Se o animal já tiver RGA, é importante também levar esse documento.

Serviço:
Mutirão de castração de cães e gatos
Americanópolis
Local: EMEF Maria Lucia dos Santos
Endereço: Rua Estampa Esportiva, 55, Americanópolis
Inscrição: 7 e 8 de julho, das 10h às 16h
Castração: de 12 a 14 de julho
Jabaquara
Local: EMEF Almirante Ary Parreiras
Endereço: Rua Ipaobi, 142, Vila Babilônia
Inscrição: 12 e 13 de julho, das 10h às 16h
Castração: 16, 17 e 18 de julho
Documentos necessários: carteira de identidade ou habilitação (documento com foto), CPF e comprovante de endereço

Nenhum comentário:

Postar um comentário