Assista nosso Programa

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Alimentação saudável é parte do projeto de prevenção a doenças em Jacareí

Palestras mensais sobre reeducação alimentar nas unidades básicas de saúde da cidade têm ajudado jacareienses a viver melhor. O trabalho é gratuito e aberto a toda a população. A orientação é dada por nutricionistas da prefeitura, que também são responsáveis por supervisionar a merenda que é servida às crianças nas escolas públicas

Variedades de marcas, produtos e valores nutricionais enchem as prateleiras dos supermercados e os olhos dos consumidores. Porém, o aumento do acesso à informação tem ajudado muita gente a não se deixar levar apenas pela aparência das embalagens, mas principalmente pelo conteúdo, e a selecionar melhor o que vai ser colocado no prato.

Para orientar a população sobre a importância de uma alimentação saudável, a Secretaria de Saúde de Jacareí, no Vale do Paraíba, desenvolve um projeto de reeducação alimentar. Ele consiste na realização de palestras e orientações com o objetivo de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população. O trabalho é gratuito e aberto a todas as pessoas. As palestras são realizadas mensalmente nas Unidades Básicas de Saúde, com duas nutricionistas.

As ações vêm apresentando resultados positivos.A dona de casa Drielli Aparecida de Oliveira, por exemplo, assistiu à primeira palestra sobre nutrição na Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora há quatro meses e, desde então, decidiu mudar completamente sua alimentação e a dos filhos, Carolina, de dez meses, e Gustavo, de três anos. “Cortei o refrigerante e os doces da alimentação de toda a família e incluí legumes, verduras e frutas no cardápio da minha casa. Em pouco tempo pude perceber o resultado no comportamento do meu filho, que está mais disposto e corado e não tem ficado doente”, diz Drielli.

Além de melhorar a alimentação das crianças, as palestras têm sido também muito úteis para quem tem diabetes, hipertensão e obesidade, entre outros males. A dona de casa Cleide Castro, 74 anos, é uma das jacareienses que também está se sentindo melhor depois de adotar uma alimentação mais saudável. “Com o avanço da idade, meus exames apresentaram algumas alterações, como diabetes e hipertensão. A partir desses resultados e com o incentivo das nutricionistas da rede municipal de saúde, decidi mudar meu estilo de vida e investi na reeducação alimentar”, afirma.

Para o secretário de Saúde de Jacareí, Antônio de Paula Soares, é fundamental promover ações que conscientizem a população sobre hábitos que possam contribuir para a prevenção de doenças. “Prevenir é mais importante do que curar e tratar. Para a Secretaria de Saúde, essas ações são a melhor maneira de se garantir a qualidade de vida e o bem-estar da população”, explica Soares.

Merenda escolar balanceada

A merenda escolar distribuída aos alunos que frequentam as escolas municipais de Jacareí é balanceada, passando pela supervisão de profissionais da Secretaria de Saúde. O cardápio que é servido nas escolas é variado e inclui saladas, sopas, grãos e frutas. Em datas especiais, como, por exemplo, na Semana da Criança, os alunos podem consumir doces e biscoitos, mas em pequenas porções.

Segundo a nutricionista Patrícia Pauli, antes de selecionar as receitas que serão consumidas pelas crianças, é considerada a porcentagem de gordura, de proteínas e ainda a quantidade de calorias de cada prato. Ela acrescenta que, em alguns casos, a merenda tem a função de equilibrar a alimentação dos pequenos e amenizar a deficiência de vitaminas. “Nem todas as crianças têm uma alimentação adequada em casa. Muitas vezes não ingerem todas as vitaminas necessárias para um crescimento saudável. Nesses casos, a merenda serve como um complemento”, destaca Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário