Assista nosso Programa

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Inovação aberta se mostra alternativa de investimento para empresas brasileiras

Com foco na redução do custo, dos riscos e do prazo de retorno sobre os investimentos em projetos de inovação, no Brasil a prática já foi adotada por grandes empresas como Petrobras, Natura, Vale e Votorantim.

Evento discutirá a Inovação Aberta com a participação de grandes empresas como Petrobras e IBM, além de pesquisadores renomados como o Professor Henry Chesbrough, criador do conceito de Open Innovation.
Atualmente, a prática do empreendedorismo é vista por muitas empresas como um processo fundamental dentro do modelo de gestão. Na mesma linha, desde 2004, com a promulgação da Lei de Inovação (Lei 10.973/04), uma série de incentivos vêm popularizando cada vez mais práticas como a da Inovação Aberta, que já é realidade em grandes empresas multinacionais e nacionais, como Petrobras, Natura, Vale e Votorantim.
Segundo Bruno Rondani, diretor do Centro de Open Innovation - Brasil, a Inovação Aberta é uma boa alternativa para empresas que ainda têm medo do risco associado às estratégias de Inovação. “Por meio de parcerias e estratégias colaborativas, a Inovação Aberta busca, entre outros benefícios, a redução dos custos dos projetos e do tempo de retorno dos resultados, garantindo riscos menores aos investidores”, explica.
Além disso, ele considera que o mercado atual é altamente propício ao desenvolvimento da Inovação Aberta. “Hoje, entende-se que a inovação depende talvez mais da conexão do que da invenção propriamente dita. Empresas reconhecidamente inovadoras como 3M, Philips e Xerox entendem que o desenvolvimento de inovações deve ser gerido como um processo aberto. Estas empresas transformaram seus centros de P e D outrora fechados em ambientes propícios à colaboração externa”, afirma.



Para discutir o tema, o Centro de Open Innovation - Brasil promoverá entre 1 e 3 de dezembro a terceira edição do Open Innovation Seminar, que tem por objetivo disseminar a Inovação Aberta entre os profissionais da área e fomentar o desenvolvimento de uma comunidade de prática voltada ao tema.

Nesta edição, o destaque será o curso “Gestão da Inovação Aberta”, que acontecerá nos dias 2 e 3. Desenvolvido especialmente para o Brasil pelo Professor Henry Chesbrough - maior autoridade mundial em Open Innovation, e seus colaboradores do Centro de Open Innovation Brasil, o curso terá foco no desenvolvimento de novos produtos, mercados e negócios, incluindo aspectos tecnológicos, financeiros, marketing, recursos humanos e do sistema brasileiro de inovação.

“Por meio da combinação de casos, da participação de especialistas externos e da intensiva interação entre participantes, pretendemos prover uma visão ampla sobre o framework gerencial da inovação aberta e como relacioná-lo às oportunidades oferecidas pelo sistema brasileiro”, explica Rondani.

Seminário

Além do curso, o Open Innovation Seminar 2010 também trará palestras, painéis e mesas, que estarão concentradas no primeiro dia do evento. A grade de palestrantes será composta por profissionais do Brasil e exterior que são referência na área, como o Professor Henry Chesbrough, que fará uma apresentação exclusiva sobre o tema, e Eduardo Vasconcellos, responsável pela implementação da disciplina de Inovação no curso de Administração da USP. Participarão também diversas empresas líderes em inovação, como IBM e Petrobras, e instituições de apoio ao crédito como BNDES e ABVCap (Associação Brasileira de Venture Capital).
Entre os temas discutidos durante o Seminário estão novos conceitos como a Inovação em Serviços; a Tecnologia da Informação como ferramenta de auxílio à gestão e em métricas da inovação; modelos de financiamento para inovação; proteção da propriedade intelectual; Open Innovation Venturing, fazendo referência a modelos de gestão de inovação baseados em empreendedorismo; entre outros. Neste dia, haverá ainda um overview sobre as novidades nas políticas públicas e os mais recentes desenvolvimentos do cenário acadêmico.

As inscrições para o Seminário e para o curso de Gestão da Inovação Aberta podem ser realizadas separadamente por meio do site http://www.openinnovationseminar.com.br/.

Seminário
Dia 1/12
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Grand Hyatt São Paulo - Avenida das Nações Unidas, 13.301

- Curso intensivo: Gestão da Inovação Aberta
Viabilizando a inovação a partir de colaborações externas
Dias 2 e 3/12
Horário: das 8h30 às 18h

Local: Grand Hyatt São Paulo - Avenida das Nações Unidas, 13.301

Patrocínio:
Master: Allagi
Platinum: Grupo Thales
Gold: Vale, Natura, Kimberly-Clark, Sebrae
Silver: AES Brasil | Eletropaulo, Banco do Brasil

Sobre o Centro de Open Innovation – Brasil: É uma comunidade de prática que reúne mais de seiscentos praticantes e estudiosos da inovação aberta no Brasil. Os membros participam de reuniões temáticas e contam com um ambiente virtual de colaboração para troca de informações, discussão e acompanhamento das atividades do centro e seus parceiros. Iniciativa de Henry Chesbrough e empresas e instituições brasileiras, o centro visa melhorar as práticas de inovação aberta* no país.

*A inovação aberta, definida em 2003 pelo professor Henry Chesbrough, da Universidade de Califórnia – Berkeley, é uma abordagem da gestão da inovação em que a empresa integra recursos internos e externos para realizar atividades de P&D e para colocar as inovações no mercado, formando redes de inovação que podem incluir centros de pesquisa, clientes, fornecedores, startups e até mesmo concorrentes.

Diego Segura
BRSA - branding and sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário