Assista nosso Programa

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reforço escolar: aliado dos pais e dos filhos

Avaliar os resultados que as crianças vêm obtendo na escola deve ser um trabalho constante durante todo o ano. A qualquer momento, o reforço escolar pode ser necessário, para que elas consigam acompanhar o ritmo das matérias até o final da série em que se encontram. Hoje, existem escolas que têm toda a estrutura para ajudar o aluno a enfrentar e superar suas dificuldades em relação ao rendimento escolar.

“Muitas vezes o aluno precisa apenas de um reforço pontual, pois não conseguiu compreender o conteúdo dado em sala de aula. Porém, em outras ocasiões, é necessário um trabalho mais intenso, já que o objetivo é ensiná-lo a raciocinar naquela matéria, para que a compreensão venha naturalmente”, afirma Inês Reingeheim, educadora e diretora do PASSATEMPO. O trabalho de reforço escolar inclui, também, aconselhamento psicopedagógico com os pais, independentemente das atividades com seu filho.

O trabalho de acompanhamento escolar atua dentro do contexto de grandes cidades, onde há grande dificuldade de os pais participarem da educação das crianças. “Muitas vezes os pais chegam bem tarde em casa e não conseguem mais ajudar os filhos nos estudos. Em outras situações, a falta de conhecimento sobre a matéria ou de didática dificultam o diálogo com a criança, que também passa a evitar estudar com os pais”, avalia Ana Cristina Luzzi, psicóloga educacional do PASSATEMPO. Nesses casos, sua equipe atua de forma a aparar essas arestas, explicando para os pais como o acompanhamento pode ser desenvolvido, ao mesmo tempo em que os alunos são orientados em relação às matérias em que encontram dificuldades.

O reforço escolar ainda pode ajudar na adaptação de crianças que mudaram de escola no meio do ano. “O aluno se depara com outros métodos de ensino e enfrenta dificuldades para acompanhar as matérias”. Nesses casos, a equipe entra em contato com a escola para obter orientações a respeito da metodologia empregada, a fim de ajudar o aluno a perceber como a matéria é apresentada em aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário