Assista nosso Programa

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mais dois Ecopontos para Santo Amaro


Kassab posa com garis do Ecoponto Vicente Rao

Foto: Luiz Guadagnoli/Secom
 Equipamentos inaugurados hoje somam 3 unidades de descarte na região com capacidade para coletar 80 toneladas de entulho por dia. Em toda a cidade são 41 Ecopontos

A Prefeitura colocou novamente em operação neste sábado o Ecoponto da Avenida Vicente Rao e inaugurou o Ecoponto Água Espraiada, situado na Avenida Jornalista Roberto Marinho, localizado sob a Avenida Vereador José Diniz - sentido Jabaquara. A entrega foi feita pelo prefeito Gilberto Kassab acompanhado do secretário da Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, e do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.
O local foi escolhido por ser uma via de grande fluxo de caminhões e por ter no entorno da avenida pontos de descarte irregular de entulho. Com este equipamento, crescem para três o número de ecopontos na região da Subprefeitura de Santo Amaro. O outro fica na avenida Prof. Alceu Maynard de Araújo, 330. O Ecoponto Vicente Rao, raberto hoje, estava fechado desde abril de 2009, quando foi ocupado como canteiro de obras durante a construção do corredor de ônibus Diadema-Brooklin. Com o término das obras, a área foi recuperada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Ecoponto Vicente Rao foi reaberto neste sábado

Durante o evento no Ecoponto Vicente Rao, o prefeito Gilberto Kassab falou da proposta de desponibilizar este serviço para cada um dos 96 distritos de São Paulo. "Aceleramos as reformas, ampliação e as logísticas dos ecopontos. Passamos de 30 para 41 ecopontos e estas unidades que entregamos hoje nos aproximam da meta de atender a toda cidade e garantir assim, que as pessoas tenham mais facilidade para fazer o descarte do seu entulho", afirmou o prefeito.

O uso dos ecopontos cresceu em relação a 2009, passando de 380 toneladas de entulho coletadas no ano passado para mais de 600 toneladas este ano. Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, um dos motivos é a eficácia da aplicação da Lei de Entulho. "Desde julho, quando foi sancionada, 82 pessoas foram detidas em flagrante e 70 veículos foram apreendidos descartando entulho irregularmente. Isso sem dúvida refletiu no volume de captação de entulho dos ecopontos".

Santo Amaro

As três unidades no distrito de Santo Amaro terão capacidade para coletar 80 toneladas de entulho por dia. "Os novos ecopontos vão contribuir muito para a limpeza desta região, de onde retiramos mais de 90 toneladas de lixo reciclável somente neste ano. Com o apoio da população no uso consciente deste equipamento, vamos ainda facilitar o trabalho da Prefeitura na limpeza da cidade, que vai poder utilizar a mão de obra para outras tarefas", assinalou o subprefeito de Santo Amaro, Ailton Brandão.
Os ecopontos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 14h. Cada pessoa pode entregar até 1 metro cúbico de entulho gerado por obras, além de objetos inservíveis e recicláveis.

Praça Rui Amorim Cortez

Após a entrega dos Ecopontos, o prefeito fez uma vistoria nas obras de revitalização da Praça Rui de Amorim Cortez, contemplada pelo projeto Florir, que visa melhorias nas áreas verdes e de lazer da cidade.

A praça passa por reformulações nos passeios e no paisagismo. O trabalho deve ser concluído em janeiro de 2011. "Esta praça vai ganhar muito na valorização do verde, já que o projeto prioriza a arborização e substituição do gramado. Trata-se de um dos portais de Santo Amaro, pois está na principal avenida do bairro", ressaltou o subprefeito Ailton Brandão. Na primeira etapa, o Projeto Florir prevê a revitalização de 20 das 216 praças da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário