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sábado, 3 de julho de 2010

Programa ICS de Fertilidade está fazendo o cadastramento de casais inférteis

O Instituto de Ciências em Saúde, ICS, está fazendo a seleção de casais que apresentam problemas de fertilidade para serem atendidos pelos professores e alunos dos cursos de pós-graduação em Medicina Reprodutiva, por meio do Programa ICS de Fertilidade.
Muitas vezes, em razão da escassez de opções de tratamento ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela falta de informação, os casais acabam desistindo do sonho de ter filhos.
Atento aos anseios dos que sofrem com problemas de fertilidade, o ICS lançou, em 2009, Programa ICS de Fertilidade para ajudar casais que desejam formar uma família, mas se deparam com limitações financeiras para realizar este sonho.
“O objetivo do Programa é possibilitar, sempre que possível, tratamentos visando a restauração da fertilidade dos casais com condições econômicas restritas, empregando as mais avançadas técnicas de fertilização assistida, a custos acessíveis e taxas variadas de descontos nos procedimentos”, afirma o embriologista, Philip Wolff, coordenador dos cursos de Medicina Reprodutiva do ICS.
Para participar do Programa ICS de Fertilidade é preciso que o casal entre em contato com a secretaria do ICS para obter informações sobre dias e horários disponíveis para a avaliação gratuita dos casais que enfrentam problemas para engravidar.
Após a avaliação gratuita, os casais terão acesso às informações sobre descontos no tratamento clínico e na compra dos medicamentos. Informações aos interessados são disponibilizadas pelo telefone (11) 5052 1409 e pelo e-mail atendimento@ics.med.br .

SERVIÇO:
ICS - O Instituto de Ciências em Saúde é uma entidade privada que visa o aprimoramento de profissionais da área da Saúde – Medicina, Psicologia, Nutrição, Biologia e Biomedicina – em nível de extensão e pós-graduação. Tem como missão aprimorar técnicas e conceitos já existentes, bem como avançar no campo da pesquisa, empregando tecnologias de ponta, trazendo benefícios para a prática diária dos profissionais de saúde e agregando valor e satisfação ao atendimento prestado aos pacientes.
ICS - Instituto de Ciências em Saúde
Avenida Indianópolis, 171, Moema.
São Paulo.
Tel: (11) 5052 1409.
Site: http://www.ics.med.br
atendimento@ics.med.br
http://carreiranasaude.wordpress.com
http://twitter.com/carreiranasaude

UNISAL abre inscrições para pós-graduação na capital e interior

Unidades de São Paulo, Campinas e Americana estão com inscrições abertas para o programa de pós-graduação em Direito Ambiental, Gestão de Negócios de Moda, Ecopedagogia e muitas outras áreas
Inscrições vão até 27 de julho
O UNISAL, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, abre inscrições para cursos de pós-graduação em diversas áreas nas Unidades de São Paulo, Campinas e Americana. Selecionamos os cursos mais procurados, comuns nas três cidades, e os mais recentes, separados por região. A carga horária da maioria dos cursos é de 360 horas.
São Paulo, Campinas e Americana
• Gestão de Pessoas: capacita o gestor fundamentado numa concepção de gestão inovadora e criativa para que sua atuação no ambiente de trabalho seja produtiva utilizando nova visão transdisciplinar, construir novos caminhos, identificando diferentes ações teóricas e práticas que facilitem a gestão de pessoas nas organizações.

• Psicopedagogia: capacita o profissional para conhecer e/ou intervir direta ou indiretamente nas dificuldades e distúrbios de aprendizagem por meio de instrumentos técnicos e metodológicos. O profissional poderá atuar tanto na vertente clínica quanto na institucional, pois a Psicopedagogia tem segmento de atuação nas áreas de Saúde e Educação.

• Gestão e Comunicação em Marketing: tem como foco habilitar os alunos na elaboração de plano de marketing a partir de modernas estratégias e ferramentas mercadológicas, desenvolvendo a capacidade de planejamento e execução de ações interativas voltadas para o ambiente competitivo.

Americana
• Direito Ambiental: o objetivo do curso é direcionar a visão do aluno na construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes focadas na conservação do meio ambiente, na qualidade de vida e sua sustentabilidade.
• Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: o curso capacita profissionais das diversas áreas em educação ambiental para atuarem em escolas, empresas, organizações, comunidades e atividades turísticas com visão ampla da temática socioambiental.
• Gestão de Negócios de Moda: o curso promove conhecimentos em projetos que envolvam sistemas de informações visuais, artísticas, culturais e tecnológicas de forma contextualizada e incentiva a habilidade na tomada de decisões que envolvam estabelecer e aprofundar os diálogos entre criatividade e comercialização de produtos.
• Gestão de Desenvolvimento de Projetos de Softwares: o objetivo é habilitar à competência técnica para análise, assimilação e elaboração de projetos e soluções inovadoras no setor, além de focar a aplicação da tecnologia em benefício da sociedade e do ambiente.

Campinas
• Direitos Humanos e Sociais: o objetivo é especializar profissionais do Direito, terceiro setor e administração pública para conhecer os atuais direitos sociais e humanos, além de fomentar conhecimentos e práticas que permitam ao especialista articular iniciativas e apoiar projetos.

• Telecomunicações: o curso capacita o aluno para analisar e elaborar projetos e soluções inovadoras nas mais modernas tecnologias associadas ao processamento, transmissão e recepção de informações. O programa engloba diferentes áreas de engenharia eletrônica.

• Ecopedagogia: o curso incentiva os participantes a pesquisar e desenvolver práticas ecopedagógicas voltadas à ampliação de suas ações bem como avaliações sobre seus resultados.

• Gerontologia: estreitar a relação cotidiana com o segmento idoso - implicações sócio-econômicas, regionais e culturais do envelhecimento -, abrangendo conhecimentos sociológicos, econômicos, políticos, psicológicos, filosóficos e biológicos do ser humano.

• Gestão Hospitalar: o curso tem por objetivoformar gestores com as melhores práticas de gestão e relacionamento humano/comercial na condução das atividades da administração hospitalar.

• Gestão do Agronegócio: o curso pretende favorecer o desenvolvimento de uma visão sistêmica e estratégica diante do atual cenário do agronegócio brasileiro, além do senso crítico para atuar neste mercado. O curso aborda conhecimento das oportunidades e tendências no mercado agrícola brasileiro e global.

• Gestão Automotiva: qualificar profissionais de nível superior, executivos e empresários no negócio automotivo no que se refere aos processos de gestão das suas operações fundamentais, tendo como referência a estrutura das montadoras.

São Paulo
• Estratégias de Gestão para Profissionais da Educação: o curso pretende estimular a visão empreendedora e sustentável, permitindo o entendimento das diversas dimensões organizacionais para a perfeita análise das instituições escolares, e promovendo a visão integrada dos vários conceitos e práticas da administração.

• Educação Sexual: o curso tem por objetivo desenvolver um conhecimento multidisciplinar sobre a sexualidade que articule as disciplinas de Pedagogia, Sociologia, Psicologia, Medicina, Filosofia, Ética, Antropologia, abordando aspectos orgânicos, psicológicos, psicossociais, ético-morais sobre o tema, associados a técnicas e procedimentos específicos destinados à orientação sexual.

• Gestão de Projetos – PMI® e Gestão Estratégica: O curso évoltado para profissionais que desejam ocupar cargos gerenciais. Oferece habilidades de gestão de projetos (ênfase nas práticas do PMBOK) e técnicas capazes de acelerar o lançamento de produtos ou serviços, com custos reduzidos e controle de execução.

• Direito Tributário: O curso capacita o aluno a identificar as questões jurídicas e empresariais com potencial para criação de conflitos administrativos na solução das lides geradas em sociedade.

• Direito Processual Penal:O objetivo épreparar os profissionais que atuam na área do Direito para que entendam e saibam atuar na área do Júri, procedimento bastante específico do processo penal.



Mestrado em Educação – Scrito Sensu - e outros cursos de especialização – Lato Sensu - também são oferecidos, consultas podem ser realizadas no site www.unisal.br/posgraduacao

Sobre o UNISAL:
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo nasceu em 1997. Tem presença salesiana em 66 países e é patrimônio da Congregação Salesiana. Com Unidades em Americana, Campinas, Lorena e São Paulo, o UNISAL ministra cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (especialização e mestrado), de aperfeiçoamento e de extensão em todos os campi. Entre seus diferenciais estão o histórico contemplado pelas origens na antiga Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena - SP, inaugurada em março de 1952, além de pertencer às 66 IUS – Instituições Salesianas de Educação Superior – presentes em países da América, Europa, Ásia e África.
Para mais informações, acesse: www.unisal.br

Projeto de capacitação em jardinagem tem índice de 70% de empregabilidade

Um grupo de jovens trabalha entusiasmado em uma praça nos arredores do Parque Ibirapuera, Zona Sul da Cidade. O que atrai a atenção e o esforço da turma é um maciço de azaléias que, aos poucos, vai sendo retirado da terra, para depois ser transplantado para o parque. A equipe maneja as ferramentas e comemora cada avanço. Esses jovens são estudantes do Crer Ser - Germinando a Cidadania, da Prefeitura de São Paulo.


O curso de capacitação em jardinagem e paisagismo já auxiliou cerca de 400 jovens de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social a dar seus primeiros passos no mercado de trabalho. O Crer Ser está incluído no programa Bolsa Trabalho, que oferece uma ajuda mensal de R$ 263,92 durante os seis meses de aulas. Segundo a coordenação do projeto, cerca de 70% dos estudantes conseguiram emprego depois de concluir o curso. A maioria deles trabalha hoje em lojas de jardinagem e na manutenção de jardins públicos e particulares.

A ex-operadora de caixa Luciele Maria Regis da Silva, 20 anos, começou o curso em abril. Ela cursa o segundo ano do ensino médio. Após dois meses no Crer Ser, descobriu que gosta da área de jardinagem e hoje faz projetos profissionais e acadêmicos nessa área. "Eu tenho planos de seguir trabalhando com jardinagem e de fazer a faculdade de paisagismo", conta.

A inclusão social não ocorre só por meio da educação para o trabalho: o projeto oferece atividades de valorização da auto-estima e desenvolvimento pessoal. Além disso, a jardinagem é terapêutica. "Quando a pessoa está em um estado de vulnerabilidade, há uma carência não só de dinheiro, mas também de confiança", explica a bióloga Assucena Tupiassu, 47 anos, professora do Crer Ser.

"Eu não sabia o que era jardinagem. Queria um curso para entrar no mercado de trabalho. Gostei do projeto por ter um lado social, que ensina também envolvimento e responsabilidade com a comunidade e com o meio ambiente", relata Angélica Soares, 21 anos. A jovem concluiu a capacitação em 2005, quando passou a ser monitora do Crer Ser. Na mesma época, começou sua vida profissional como atendente de balcão em uma loja de jardinagem. Com seu esforço, conquistou na empresa o posto de coordenadora de manutenção de jardins, na liderança de três jardineiros. Hoje, ela cursa a faculdade de Gestão Ambiental.



Capacitação

O curso é estruturado em dois módulos, com carga horária de 496 horas. O módulo básico explora a formação humana, a partir de questões como identidade grupal e economia solidária. É oferecido acesso à cultura e ao lazer, com atividades envolvendo literatura brasileira e cinema. O Crer Ser também prepara os jovens para entrevistas de emprego e envio de currículos. Já o módulo específico inclui aulas de jardinagem, paisagismo, arranjos florais, meio ambiente e um estágio prático. Os alunos aprendem a preparar o solo e vasos, produzir mudas, identificar espécies, construir e manter jardins, controlar pragas e doenças e cultivar bonsai e plantas internas.

Tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas, há uma ênfase na educação ambiental. "O interessante é que agora eu posso conscientizar as pessoas a não destruir as plantas, a não jogar o lixo no chão", conta o aluno Vinícius Leite Ramiro, 17 anos.

Durante o estágio prático do curso, os jovens realizam atividades em um campo experimental e fazem trabalhos de manutenção em 12 praças da região do Jardim Lusitânia, nos arredores do Ibirapuera.

O curso de jardinagem capacita jovens entre 16 e 20 anos provenientes de famílias de baixa renda, de instituições ou de casas de convivência. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na Escola de Jardinagem do Parque Ibirapuera. Cada turma possui 40 alunos.

Para participar do Programa Bolsa Trabalho, o jovem deve estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou ter concluído o Ensino Médio; residir no município de São Paulo; estar desempregado ou ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo e não estar recebendo seguro-desemprego.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Escola de Jardinagem, com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Convivência e Cooperativa Ibirapuera, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Supervisão Geral de Qualificação.

Praça de atendimento da Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia já conta atendimento para deficientes auditivos

Começou a funcionar em 30 de junho, a CELIG - Central de Libras, Intérpretes e Guia-Intérpretes, na Praça de Atendimento da Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia. O projeto é da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) que envia os técnicos para instalação de terminais de computador e webcam. O objetivo é permitir que o cidadão surdo possa conversar à distância, pelo monitor, com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para consultar os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de São Paulo.

Os intérpretes facilitam o contato entre o munícipe surdo ou com deficiência auditiva e o atendente presente no local, e também podem transmitir todas as informações hoje só disponíveis ao público ouvinte pelo telefone 156. Durante o ano de 2010, a CELIG chegará a todas as 31 subprefeituras e, gradualmente, a outras unidades do serviço público municipal, com prioridade para hospitais e unidades da rede de saúde.

No projeto piloto, lançado em dezembro de 2009, foram instalados terminais nas Praças de Atendimento das subprefeituras da Sé, Mooca e Lapa. O serviço também está disponível no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD, à Rua Líbero Badaró 119 - 3º andar / Centro. Em todos os locais o atendimento é oferecido das 08h00 às 17h00.

A Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia fica na Avenida João Marcelino Branco, nº 95 - Vila Nova Cachoeirinha.

Vida Moderna versus Concepção

Gravidez tardia e endometriose afetam o sonho da maternidade

A falta de tempo nos dias atuais aliada a não observância das mulheres em ouvir alguns sintomas de seu próprio organismo, tem aumentado o índice de uma doença que afeta milhares de brasileiras.
A endometriose é uma doença que ocorre em mulheres em fase reprodutiva, quando o endométrio (tecido que reveste o interior do útero e que é expelido durante a menstruação) é encontrado fora do útero - nos ovários e trompas, por exemplo.


Nessas regiões, o tecido endometrial se desenvolve em formato de nódulos, que também são estimulados pelos hormônios do ciclo menstrual, sofrendo pequenos sangramentos e causando uma intensa inflamação no local.

"Se não for diagnosticada no início, progride e intensifica a reação inflamatória, podendo invadir a bexiga, causando cistites e sangue na urina, e o intestino e o reto, provocando dor, diarréia ou prisão de ventre. Toda essa inflamação também pode causar aderência entre os órgãos internos e a deformação do aparelho reprodutor, impendido a mulher de engravidar", diz a ginecologista Dra. Nara Mattia.

Cerca de 6 milhões de brasileiras possuem o problema, que pode apresentar tanto dores alarmantes como ser silencioso. A doença é conhecida há muitos anos, mas a grande dificuldade sempre foi obter o diagnóstico correto. Normalmente, a mulher descobre o problema dez anos depois, já em estágio avançado. Esse é o maior drama, pois a pior consequência é a infertilidade, que muitas vezes acaba com o sonho da maternidade.

É classificada como doença da vida moderna, pois existe uma forte relação entre o comportamento da mulher dos dias de hoje com o aparecimento e o agravamento do problema. Geralmente, menstruam mais cedo e adiam a gestação, aumentando assim a quantidade de ciclos menstruais. Além disso, o stress do dia a dia por causa da competitividade do mercado de trabalho, levam a alterações imunológicas.

Já que a doença está relacionada ao sistema imunológico e ao stress da vida moderna, cuidar do bem-estar é primordial para evitar e tratar o problema. Os tratamentos alternativos como acupuntura, nutrição, atividade física e massagem vão garantir maior resistência à doença, estabilidade emocional e qualidade de vida.

Mas não é apenas a dificuldade em engravidar ocasionada pela endometriose que têm adiado o sonho de muitas mulheres em se tornarem mães. A opção da realização profissional e estabilidade financeira também são alvos da gravidez tardia.

"O termo gravidez tardia já pode ser usado quando a mulher tem mais de 40 anos", comenta a mastologista Dra. Nara Mattia. Segundo a médica, a idade não é fator determinante para se avaliar se uma gestação é segura ou não. O que importa são as intercorrências durante os nove meses - mais frequentes em mulheres com mais idade. Mas ela ressalta ainda que "mulheres jovens também podem ter sérios problemas durante a gravidez".

Mas engravidar após os 40 anos pode trazer sérias consequências à gestante e ao bebê. "O corpo de uma mulher com 20 anos suporta muito mais o estresse resultante de uma gravidez. Mas, o maior risco seriam os problemas cromossômicos que aumentam em progressão geométrica", comenta a especialista.

Após os 40 anos, o risco de que a mulher gere uma criança com síndrome de down, por exemplo, cresce de forma acentuada. Com 30 anos, o risco de eventuais problemas cromossômicos é de 1/952, com 40 anos é de 1/106 e com 45 anos sobe para 1/30. Com o passar dos anos, a fertilidade feminina também é comprometida, tornando difícil a concepção. Aos 30 anos, a mulher tem uma chance mensal de engravidar de 25%, índice que cai para 12% quando ela completa 40 anos.

Apesar de ter-se registrado um avanço na consolidação dos direitos da mulher perante o homem na vida moderna, o primordial está em olhar para si mesma, cuidar de seu organismo feminino, e resguardar sua essência à que veio ao mundo, através da capacidade única e exclusiva de gerar a vida.

Portanto, para as mulheres que decidiram pela gravidez tardia, vale a dica da médica:" Em qualquer idade o mais importante é cuidar da saúde e da gestação. Hoje existem mulheres com 40 anos que parecem ter menos idade, porque praticam esportes, controlam o peso, não fumam e estão atentas aos sinais de seu corpo".

Dra. Nara Mattia CRM 83.867
Médica ginecologista, mastologista com destaque na área de prevenção de câncer de mama, com vasta experiência clinica e cirúrgica na ginecologia endócrina, valorizando a prevenção do câncer como fundamental na qualidade de vida e longevidade de seus pacientes.

Cuidados com a higiene bucal dos bebês

A higiene bucal começa muito cedo, com a limpeza da gengiva com fralda ou gaze úmida.
Os bebês necessitam fundamentalmente do leite materno, que além de ser uma ferramenta de proteção contra as doenças do organismo, ainda previne as cáries precoces. “O leite materno fornece anticorpos essenciais ao desenvolvimento completo do sistema imunológico (defesa orgânica) da criança, o que não acontece com o leite industrializado, e desenvolve principalmente a relação psico-emocional da criança”, alerta a Dra. Maristela Lobo.

Algumas crianças têm maior necessidade de sucção, e chupar o dedo torna-se algo inevitável, muitas vezes desde a vida intra-uterina. “O ideal é que a criança pare de chupar o dedo até no máximo os quatro anos de idade, para que não haja danos ao desenvolvimento do sistema respiratório e estomatognático (boca) e à anatomia do próprio dedo”, explica Lobo.

A chupeta é um acessório utilizado para acalmar os bebês. Obviamente, é melhor que a criança não tenha nenhum hábito de sucção. Mas se as mães tivessem que escolher entre o dedo polegar e a chupeta, certamente a sucção da chupeta é um hábito mais fácil de ser controlado e eliminado.

Desde quando o bebê nasce, os pais devem realizar a higiene bucal através da limpeza da gengiva e da língua com fralda ou gaze úmida após as mamadas. De acordo com a Dra. Maristela Lobo, quando os primeiros dentinhos nascem, deve-se iniciar a escovação, de forma suave, com uma escova bem macia, sem creme dental, ou com creme dental específico para os bebês (sem flúor e substâncias alergênicas). Esse ato fará com que o bebê se acostume aos movimentos da escovação. Os cremes dentais que contêm flúor devem ser introduzidos na higiene bucal da criança a partir dos 3 ou 4 anos, quando ela aprende a cuspir.

Muitos não sabem, mas os pais podem transmitir bactérias prejudiciais ao bebê. Para que isso não ocorra, os pais não devem compartilhar copos, talheres, escovas de dente ou ter contato próximo à boca do filho. “Essas atitudes evitam a transmissão precoce de bactérias cariogênicas ou de patógenos periodontais, conseqüentemente diminuindo o risco do desenvolvimento dessas doenças no futuro.”, destaca a mestre em Cariologia pela UNICAMP.

O flúor é um agente comprovadamente eficaz no controle coletivo da doença cárie. Essa substância química está presente na água encanada, a qual utilizamos para enxaguar os dentes após a escovação, e na água potável, de filtros ou engarrafadas. Entretanto, a principal arma de que dispomos no controle das doenças bucais é o controle mecânico (escovação e uso do fio dental) do biofilme dental.


A ESPECIALISTA:
Dra. MARISTELA LOBO
ÁREA DE ATUAÇÃO: ODONTOLOGIA ESTÉTICA
(DENTÍSTICA, PERIODONTIA E IMPLANTES)
SITE: www.maristelalobo.com.br

Belas Artes sedia SPMUN, evento em que estudantes atuam como membros da ONU

Entre 07 e 11 de julho, estudantes de ensino médio e superior se reunirão no Centro Universitário para simular reuniões de comitês especializados da ONU

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo vai sediar entre os dias 07 e 11 de julho o SPMUN (São Paulo Model United Nations), versão paulistana dos Modelos das Nações Unidas (MUN), eventos em que estudantes de ensino médio e superior simulam reuniões de Comitês especializados da ONU e outras Organizações Internacionais, como União Européia, Organização dos Estados Americanos, Organização Mundial da Saúde, entre outros.

O objetivo do evento é que os estudantes vivenciem o papel de diplomatas dos diversos países representados e discutam os tópicos previamente selecionados pelos organizadores do evento de acordo com a política externa de cada país, buscando soluções inovadoras para assuntos relevantes ao cenário internacional. Entre os assuntos debatidos estarão “A questão da República Democrática Popular da Coreia” e os “Desafios da democracia na América Latina: A questão da Venezuela”.

Durante a simulação, os estudantes se inserem completamente na realidade internacional, se aprofundando no tema estudado e desenvolvendo diversas habilidades essenciais para seu crescimento, como a oratória, capacidade de negociação, preparação de estratégias e resolução de conflitos.

SPMUN - São Paulo Model United Nations
Data: de 07 a 11 de julho
Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Endereço: R. Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana, São Paulo – SP
Horário: dia 07 - das 14h às 16h30; dia 08 – das 09h às 20h; dia 09 – das 09h às 16h30; dia 10 - das 10h às 20h; dia 11 - das 08h às 15h30
Mais informações pelo e-mail spmun@spmun.org

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo completa 85 anos de existência em 2010, e oferece formação inovadora e pioneira aos seus alunos. Por isso, é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade e a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática no mercado profissional.

Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, a qualificação dos professores e a infraestrutura completa oferecida pela instituição. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.