Assista nosso Programa

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mais dois Ecopontos para Santo Amaro


Kassab posa com garis do Ecoponto Vicente Rao

Foto: Luiz Guadagnoli/Secom
 Equipamentos inaugurados hoje somam 3 unidades de descarte na região com capacidade para coletar 80 toneladas de entulho por dia. Em toda a cidade são 41 Ecopontos

A Prefeitura colocou novamente em operação neste sábado o Ecoponto da Avenida Vicente Rao e inaugurou o Ecoponto Água Espraiada, situado na Avenida Jornalista Roberto Marinho, localizado sob a Avenida Vereador José Diniz - sentido Jabaquara. A entrega foi feita pelo prefeito Gilberto Kassab acompanhado do secretário da Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, e do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.
O local foi escolhido por ser uma via de grande fluxo de caminhões e por ter no entorno da avenida pontos de descarte irregular de entulho. Com este equipamento, crescem para três o número de ecopontos na região da Subprefeitura de Santo Amaro. O outro fica na avenida Prof. Alceu Maynard de Araújo, 330. O Ecoponto Vicente Rao, raberto hoje, estava fechado desde abril de 2009, quando foi ocupado como canteiro de obras durante a construção do corredor de ônibus Diadema-Brooklin. Com o término das obras, a área foi recuperada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Ecoponto Vicente Rao foi reaberto neste sábado

Durante o evento no Ecoponto Vicente Rao, o prefeito Gilberto Kassab falou da proposta de desponibilizar este serviço para cada um dos 96 distritos de São Paulo. "Aceleramos as reformas, ampliação e as logísticas dos ecopontos. Passamos de 30 para 41 ecopontos e estas unidades que entregamos hoje nos aproximam da meta de atender a toda cidade e garantir assim, que as pessoas tenham mais facilidade para fazer o descarte do seu entulho", afirmou o prefeito.

O uso dos ecopontos cresceu em relação a 2009, passando de 380 toneladas de entulho coletadas no ano passado para mais de 600 toneladas este ano. Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, um dos motivos é a eficácia da aplicação da Lei de Entulho. "Desde julho, quando foi sancionada, 82 pessoas foram detidas em flagrante e 70 veículos foram apreendidos descartando entulho irregularmente. Isso sem dúvida refletiu no volume de captação de entulho dos ecopontos".

Santo Amaro

As três unidades no distrito de Santo Amaro terão capacidade para coletar 80 toneladas de entulho por dia. "Os novos ecopontos vão contribuir muito para a limpeza desta região, de onde retiramos mais de 90 toneladas de lixo reciclável somente neste ano. Com o apoio da população no uso consciente deste equipamento, vamos ainda facilitar o trabalho da Prefeitura na limpeza da cidade, que vai poder utilizar a mão de obra para outras tarefas", assinalou o subprefeito de Santo Amaro, Ailton Brandão.
Os ecopontos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 14h. Cada pessoa pode entregar até 1 metro cúbico de entulho gerado por obras, além de objetos inservíveis e recicláveis.

Praça Rui Amorim Cortez

Após a entrega dos Ecopontos, o prefeito fez uma vistoria nas obras de revitalização da Praça Rui de Amorim Cortez, contemplada pelo projeto Florir, que visa melhorias nas áreas verdes e de lazer da cidade.

A praça passa por reformulações nos passeios e no paisagismo. O trabalho deve ser concluído em janeiro de 2011. "Esta praça vai ganhar muito na valorização do verde, já que o projeto prioriza a arborização e substituição do gramado. Trata-se de um dos portais de Santo Amaro, pois está na principal avenida do bairro", ressaltou o subprefeito Ailton Brandão. Na primeira etapa, o Projeto Florir prevê a revitalização de 20 das 216 praças da região.

São Paulo ganha novo parque, às margens da represa Guarapiranga

 A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado entregaram oficialmente no domingo, 19, o Parque Municipal da Barragem, na orla da represa Guarapiranga. O parque foi inaugurado pelo prefeito, juntamente com o secretário estadual de Cultura e os secretários municipais de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e do Meio Ambiente e da Segurança Urbana. Durante a cerimônia foi feito o descerramento da placa que marca a alteração do nome da via que margeia o parque - de avenida Robert Kennedy para avenida Atlântica. Localizado no cruzamento das avenidas João de Barros e Atlântica, o Parque da Barragem tem mais de 88 mil m² de área verde e conta com playground, academia da terceira idade, pista e piso intertravado, além de ser contornado por ciclovia e uma calçada ecologicamente correta.

Para permitir a visualização da represa Guarapiranga, o muro com mais de dois quilômetros de extensão que contornava o parque foi substituído por um gradil. O parque da Barragem é o terceiro a funcionar às margens da Guarapiranga. Todos foram construídos a partir do Programa de Revitalização da Orla da represa Guarapiranga.

Iniciada em 2008 pela Prefeitura em conjunto com o Governo de São Paulo e o Banco Mundial, a construção do Parque da Barragem contou com um investimento superior a R$ 1,4 milhão.

Até 2012, o Programa de Revitalização da Orla da Represa Guarapiranga prevê o funcionamento de sete parques em seu entorno, interligados por 10 quilômetros de ciclovias e calçadas permeáveis. "Avançamos no cumprimento de nosso compromisso, de recuperar a represa, trabalhar para que se torne um dos cartões-postais da Cidade", afirmou o prefeito.

A meta é chegar a 100 parques

O secretário do Verde e do Meio Ambiente ressaltou que o parque da Barragem está inserido no programa de expansão de parques iniciado ainda em 2006. "Nossa meta é chegar a 2012 com 100 parques em toda São Paulo. Hoje são 78 em funcionamento e há outros 30 previstos para ser entregues. Além da ampliação desses espaços, nosso maior cuidado, no entanto, tem sido acabar com a centralização de parques em determinadas áreas. Queremos garantir que cada região das subprefeituras ofereça à população uma área verde adequada para o lazer e a prática de atividades físicas".

A revitalização da Guarapiranga faz parte de um conjunto de iniciativas que integra também a Operação Defesa das Águas, projeto inter-setorial desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e o Governo de São Paulo. Desde 2007, é feita a fiscalização no intuito de combater a ocupação irregular em áreas de preservação ambiental.

Monumento de volta

O evento marcou também a volta ao bairro do Socorro do monumento "Heróis da Travessia do Atlântico", que durante 25 anos ficou instalado na região dos Jardins. Esta obra, de 1929, foi esculpida pelo artista ítalo-brasileiro Ottone Zorlini e homenageia os aviadores italianos Francesco Di Pinedo e Carlo Del Prete, pioneiros na travessia do Atlântico Sul, e o brasileiro João Ribeiro de Barros, que também fez a travessia em 1927, a bordo do hidroavião Jahú.

Entrega de 2 unidades em Santo Amaro amplia para 41 o total de ecopontos em SP

A Prefeitura colocou novamente em operação no sábado, 18, o ecoponto da avenida Vicente Rao e inaugurou o ecoponto Água Espraiada, na avenida Jornalista Roberto Marinho, localizado sob a avenida Vereador José Diniz - sentido Jabaquara. A entrega foi feita pelo prefeito de São Paulo, acompanhado do secretário da Coordenação das Subprefeituras e do secretário do Verde e do Meio Ambiente.

O local foi escolhido por ser uma via de grande fluxo de caminhões e ter, no entorno da avenida, pontos de descarte irregular de entulho. Com esse equipamento, sobem para três o número de ecopontos na região da Subprefeitura Santo Amaro. O outro fica na avenida Prof. Alceu Maynard de Araújo, 330. O ecoponto reaberto na Vicente Rao estava fechado desde abril de 2009, quando foi ocupado como canteiro de obras durante a construção do corredor de ônibus Diadema-Brooklin. Com o término das obras, a área foi recuperada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Durante o evento, o prefeito falou da proposta de tornar disponível esse serviço para cada um dos 96 distritos de São Paulo. "Aceleramos as reformas, ampliação e as logísticas dos ecopontos. Passamos de 30 para 41 ecopontos e estas unidades que estamos entregando nos aproximam da meta de atender a toda a Cidade e garantir, assim, que as pessoas tenham mais facilidade para fazer o descarte do seu entulho", afirmou.

O uso dos ecopontos aumentou em relação a 2009, passando de 380 toneladas de entulho coletadas no ano passado para mais de 600 toneladas este ano. Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras, um dos motivos é a eficácia da aplicação da Lei de Entulho. "Desde julho, quando a lei foi sancionada, 82 pessoas foram detidas em flagrante e 70 veículos foram apreendidos descartando entulho irregularmente. Isso, sem dúvida, refletiu no volume de captação de entulho dos ecopontos".

As três unidades na área de Santo Amaro terão capacidade para coletar 80 toneladas de entulho por dia. "Os novos ecopontos vão contribuir muito para a limpeza desta região, de onde retiramos mais de 90 toneladas de lixo reciclável somente neste ano. Com o apoio da população no uso consciente deste equipamento, vamos ainda facilitar o trabalho da Prefeitura na limpeza da Cidade, que vai poder utilizar a mão-de-obra para outras tarefas", assinalou o subprefeito de Santo Amaro.

Os ecopontos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 14h. Cada pessoa pode entregar até 1 metro cúbico de entulho gerado por obras, além de objetos inservíveis e recicláveis.

Praça Rui Amorim Cortez

Após a entrega dos ecopontos, o prefeito fez uma vistoria nas obras de revitalização da praça Rui de Amorim Cortez, contemplada pelo projeto Florir, que visa a melhorias nas áreas verdes e de lazer da Cidade.

A praça passa por reformulações nos passeios e no paisagismo. O trabalho deve ser concluído em janeiro de 2011. "Esta praça vai ganhar muito na valorização do verde, já que o projeto prioriza a arborização e substituição do gramado. Trata-se de um dos portais de Santo Amaro, pois está na principal avenida do bairro", ressaltou o subprefeito. Na primeira etapa, o Projeto Florir prevê a revitalização de 20 das 216 praças da região.