Assista nosso Programa

domingo, 9 de janeiro de 2011

Cuidados com os cosméticos infantis no verão

Quando o assunto é cosmético para criança a mãe tem que ficar mais alerta

Quando o produto cosmético é para criança, a legislação preconiza muito mais cautela e severidade para a escolha dos ingredientes que compõem as fórmulas. Sim, é duro um leigo entender os nomes químicos presentes nas composições dos produtos, mas cada dia mais é essencial se auto-educar para ter certeza de que o que o seu filho usa não vai fazer mal agora e nem no futuro, no uso cumulativo durante a vida afirma Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e cosmetóloga.

As empresas fabricantes devem levar em conta a segurança dos ingredientes e a reologia da formulação são vitais. “Se você pensar na pele do bebê, vai verificar que o pH da sua pele é prevalentemente alcalino, devido à presença do vernix caseoso, uma substância graxa, esbranquiçada, que recobre todo o bebê ao nascer. Dentro das 24h seguintes ao parto o pH cai notoriamente tendendo a uma estabilização por volta do primeiro mês de vida em valores pouco abaixo de 6, portanto discretamente ácido, estou falando tudo isso só para que se entenda porque é tão importante conhecer profundamente a estrutura da pele do recém-nascido, do bebê e da criança e verificar o melhor tipo de formulação para cada etapa de desenvolvimento da vida ressalta Joyce Rodrigues.

Ativos capilares para crianças


Os tensoativos de extrema suavidade, como os sarcosinatos; nos derivados e frações ativas, obtidas de plantas cultivadas sem defensivos tóxicos e extraídos biotecnologicamente, sem solventes maléficos.

Tudo isso parece grego para você? Então comece já a ler a bula de todos os produtos que você compra para seus filhos e vai verificar que muitos desses palavrões são importantes na fórmula do produto cosmético afirma a farmacêutica bioquímica

Hidratantes e sabonetes seguros

Vale a mesma premissa, ingredientes seguros, não parafínicos, não etoxilados e não propoxilados. São bem vindos os bloqueadores físicos de última geração, como o óxido de zinco revestido com silicones especiais, as vitaminas A, C, D e pró-vitamina B5, além de óleos e manteigas vegetais obtidos por prensagem a frio.

E Maquiagens? Também exigem ativos específicos!


Sem dúvida! Além da menor paleta de opções entre pigmentos e micas seguros, há a questão dos derivados parafínicos, que devem ser sempre evitados.

Escolha somente itens fabricados pro empresas idôneas e reconhecidas, não cai na tentação de comprar brinquedinhos que pintam o rosto sem saber a procedência do produto. Verifique se a fórmula é dermatologicamente testada e direcionada especialmente para crianças. Afinal o seu filho é a jóia mais preciosa do mundo e você não pode jogar isso no lixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário