Assista nosso Programa

sábado, 8 de janeiro de 2011

Programa Identidade Verde chega a 31 subprefeituras, com 12 mil árvores mapeadas

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras iniciou em meados de dezembro a última fase de implantação do Programa Identidade Verde. Com o início do mapeamento das árvores das subprefeituras Ipiranga e Parelheiros, as duas últimas a adotar o programa, a pasta atinge a meta de ampliar a iniciativa para as 31 subprefeituras.

A secretaria concluiu também o balanço geral de árvores mapeadas na Cidade. Já são 12 mil exemplares que estão sendo acompanhados em todas as regiões da Capital, no maior e mais amplo mapeamento de áreas verdes já realizado no País.

A iniciativa está promovendo um minucioso diagnóstico das árvores de São Paulo, a partir do qual cada subprefeitura executará as intervenções necessárias, que podem variar desde uma simples poda ou reforma de um canteiro até a remoção ou transplante de uma árvore. O primeiro passo é o cadastramento e diagnóstico das árvores, partindo em seguida para o plano de manejo. Os dados coletados nas ruas são inseridos no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas (Sisgau) e os agrônomos da Prefeitura passam a acompanhar o desenvolvimento de cada exemplar, em uma ação preventiva contra acidentes.



Resultados

As subprefeituras que mais mapearam árvores foram Lapa, Ermelino Matarazzo, Pinheiros, Santo Amaro, Sé e Vila Mariana. Na primeira, onde foi iniciado o programa por meio de um projeto piloto, foram mapeadas 4.656 árvores. A maioria delas recebeu tratamentos como uma poda adequada, o que garantirá que a planta se desenvolva adequadamente, com saúde, e assim não prejudique a população.

O mapeamento revelou ainda que um dos principais fatores para a queda é a limitação dos espaços nos canteiros para o desenvolvimento das raízes. Para evitar esse tipo de problema, a população deve entrar em contato com a subprefeitura local para receber a orientação necessária sobre plantio em calçadas e como deve ser construído o canteiro para evitar problemas futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário