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sábado, 23 de julho de 2011

SPTrans testa novo ônibus híbrido para melhorar a qualidade do ar

Desde a última terça-feira, a Secretaria Municipal de Transportes, através da SPTrans, está testando um ônibus hí br ido - movido a diesel e a eletricidade - nas ruas de São Paulo. O propósito do programa de teste é possibilitar o desenvolvimento da tecnologia hí br ida na América Latina, a fim de que as cidades possam incorporar tecnologias mais eficientes de combustível na frota de ônibus municipal e reduzir a emissão de gases de efeito estufa e de poluentes. O programa é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenado pela Fundação Clinton.

O veículo já passou por testes em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e agora retorna à Cidade, onde ficará em testes na Empresa Transppass, por 90 dias, prorrogáveis por mais 90. O coletivo circulará na linha 7904 - Jardim Maria Luiza - Clínicas, na Zona Oeste. O desempenho, a emissão de poluentes e a produtividade serão monitorados pela Gerência de Desenvolvimento Tecnológico da São Paulo Transporte.
O novo ônibus tem tecnologia revolucionária e, segundo o fa br icante, é a solução hí br ida mais avançada já desenvolvida no mundo. Chamada de "Hí br ida em Paralelo", foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros/hora e também como gerador de energia durante as frenagens.

Menor consumo, menos poluição

O fa br icante assegura que essa tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental. O sistema hí br ido da Volvo proporciona uma redução de até 35% no consumo de combustível. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.

Novas tecnologias

Uma das prioridades da atual gestão é a melhora na qualidade do ar da Cidade de São Paulo, por meio da diminuição da emissão de poluentes provenientes dos veículos automotores. A Lei Municipal nº 14.933/09, que trata das Mudanças Climáticas, prevê a erradicação do uso de combustíveis fósseis no sistema de transporte público até 2018.

Para colocar esta ação em prática a Secretaria Municipal de Transportes lançou em fevereiro o Programa Ecofrota, que prevê a utilização progressiva dos combustíveis limpos na frota de ônibus da Capital.

A primeira ação do projeto foi o abastecimento de 1.200 ônibus com B20, uma mistura de 20% de biodiesel ao combustível usado nos veículos. Dando continuidade a este programa, já estão em circulação 50 coletivos movidos a etanol na Cidade. Além disso, continuam os testes com os veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, que também têm demonstrado bom desempenho nas ruas da Capital.

A Secretaria Municipal dos Transportes intensifica ainda a renovação de 140 trólebus, dos 203 veículos elétricos, que percorrem 137 quilômetros de cabos, divididos em 12 linhas, a maioria na Zona Leste da Cidade.

No momento, 12 veículos novos já estão operando. Eles serão distribuídos de acordo com as necessidades identificadas pela concessionária que opera com trólebus. Todos os novos veículos são totalmente acessíveis, com rampa para cadeirantes.

Outra prioridade da Prefeitura é o aumento da fluidez do transporte público na Cidade. A SMT trabalha com a meta de aumentar entre 10% e 15% a fluidez dos ônibus municipais, o que, além de melhorar a qualidade do atendimento do serviço à população, melhorará também as condições climáticas, tendo em vista que os níveis de emissão são diretamente proporcionais às condições operacionais do veículo. Ou seja, quanto maior for a fluidez, menor será o nível de emissão de poluentes.

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