Assista nosso Programa

quinta-feira, 3 de março de 2011

Drogas e AIDS em trágicos caminhos

(*Archimedes Marques)

É desejo de todo o ser humano viver intensamente por muito tempo, aproveitar os prazeres da vida com alegria e disposição, conviver amistosamente com seus familiares e amigos, ir para onde bem quiser com liberdade e autonomia, e, acima de tudo, ser saudável física e mentalmente, entretanto, nos caminhos da vida muitos descambam para a marginalidade das leis vigentes e para o submundo horripilante das drogas, consciente ou inconscientemente.
Está dentre os malefícios criados do homem para o homem, as drogas ilícitas ou mesmo lícitas, tais como: skunk, maconha, haxixe, ecstasy, morfina, heroína, ópio, LSD, anfetamina, cocaína, merla, crack, oxi, cristal, paco, codeína, rebite, lança-perfume, clorofórmio, peiote, mescalina, psilocibina, demais drogas psicoativas, além do álcool e do tabaco que são as mais comuns.
Tais drogas fazem as suas partes ilusórias de supostas melhoras psicológicas na mente humana em busca de um reino fantástico através de uma imaginação distorcida, com breves momentos estimulantes, entorpecentes e alucinógenos, quando na verdade leva o individuo para uma morte precoce e sofrida com a devastação e doença de vários dos seus órgãos, além de arrastar junto em grande sofrimento e dor os seus entes queridos.
Os efeitos das drogas são avassaladores e devastadores no organismo do ser humano, embora inicialmente possam dar uma sensação de bem-estar ao usuário. Os efeitos nefastos decorrem inicialmente da dependência física e psíquica que elas provocam. A dependência física altera a química do organismo, tornando-se indispensável ao indivíduo e a psíquica, quando o dependente não usa a droga, deixa-o em lastimável estado de depressão, abatimento e desânimo, perdendo o interesse pelo trabalho, pelo estudo e pela vida, passando o mesmo, a partir de certo estágio a não mais considerar os seus entes queridos ou quaisquer pessoas possíveis. O viciado ou dependente químico passa a viver noutro mundo, um mundo só dele, um mundo imaginário e inexistente.
Com a necessidade premente que o dependente da droga sente, possibilita um comércio rendoso, proibido e clandestino para os insanos traficantes, que se impõe à força, de forma abusiva e prepotente. Quadrilhas organizadas e armadas, sem qualquer escrúpulo e sem o menor respeito à vida, aos poderes constituídos, às leis vigentes, cultivam plantas entorpecentes, preparam, fabricam e refinam as drogas ilícitas e distribuem para os demais comparsas traficantes e estes repassam a altos custos para os tristes consumidores.
Irmanadas maleficamente com as drogas também estão as doenças sexualmente transmissíveis. As DST, como o próprio nome diz, são doenças transmitidas por meio das relações sexuais, assim como também acontece com vírus da AIDS, o HIV, especialmente por intermédio do sangue que pode ocorrer quando agulhas e seringas são compartilhadas para o uso de drogas injetáveis.
Mesmo com o advento do crack que vicia ao primeiro experimento, destrói e atinge principalmente a classe mais pobre, em sofrimento, degradação e morte, o uso de drogas injetáveis continua em ascensão no nosso país, em especial na classe média e alta. Com isso o número de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS devido ao uso em comum de agulhas e seringas, também cresce em altas proporções.
As drogas, assim como o sexo, encontram-se profundamente ancoradas na visão como fontes de satisfação, de sensação agradável, de dimensão de prazer, sem as quais seria inexplicável a atração por elas exercida, contudo, das duas opções, somente o sexo é realmente saudável, contanto que seja sexo seguro, ou seja, sexo praticado com preservativo.

Mas, o que geralmente acontece é que na vigência dos efeitos eufóricos das drogas a capacidade de negociar o uso de preservativo pode ficar prejudicada, pois a alerta de usar camisinha parece ser apenas um detalhe insignificante, com isso, a relação sexual acaba acontecendo sem proteção aumentando então o risco de disseminação e contaminação da AIDS tanto para o ativo quanto ao passivo do ato.
Assim, drogas e AIDS passeiam de mãos dadas pelos trágicos caminhos da vida arrastando os menos avisados para suas armadilhas, tal qual a aranha faz na sua invisível teia a caçar a sua indefesa presa.

Autor: Archimedes Marques (Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS) – archimedesmarques@infonet.com.br - archimedes-marques@bol.com.br
www.folhadodelegado.jex.com.br

Filmes gratuitos nos CEUs são opção para aproveitar o feriado de Carnaval

O feriadão de Carnaval está chegando e, para animar ainda mais a folia, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) preparam diversas sessões gratuitas de cinema. As opções são variadas, do filme de animação Robôs às aventuras de Quarteto Fantástico. Confira essas e outras dicas e aproveite.
No sábado, às 16h, a comédia invade o CEU Vila Atlântica (Zona Norte) com a exibição do filme Uma Babá Quase Perfeita, dirigido por Chris Columbus. No longa, o ator Robin Williams interpreta um pai que é impedido de ver os filhos pela ex-esposa. Inconformado, o homem tem uma idéia um tanto inusitada: começa a se vestir de mulher para se passar por babá em seu antigo lar. Enganando a todos com um disfarce perfeito, ele protagoniza muitas trapalhadas, tudo para não ficar longe de sua família.

Já o CEU Perus (Zona Norte) escolheu uma aventura para agitar o cinema na tarde de domingo. Às 14h, tem sessão de Quarteto Fantástico, com direção de Tim Story. Um grupo de cientistas tem sua nave atingida por uma força desconhecida enquanto trabalham no espaço. Os tripulantes sofrem modificações em seus organismos e ganham poderes especiais. Um pode esticar o corpo como borracha, outro pode virar uma tocha humana. O terceiro tem o corpo transformado em pedra e a única mulher do grupo ganha o poder de ficar invisível. Ao retornar à Terra, todos terão de se adaptar às novas condições, que farão deles verdadeiras cele br idades.

No mesmo horário, o CEU São Rafael (Zona Leste) apresenta o filme de animação Valiant - Um herói que vale a pena, do diretor Gary Chapman. Valiant é um pombo que tenta superar o pequeno tamanho para tornar-se um herói da Força Aérea Britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho é so br evoar o campo inimigo, enviando mensagens nem sempre de paz.

Na segunda-feira, às 15h, o CEU Caminho do Mar (Zona Sul) exibe um grande sucesso da literatura infantil, criado pelo cartunista Ziraldo, que virou filme. Trata-se de O Menino Maluquinho - O Filme, do diretor Helvécio Ratton. Maluquinho é um menino travesso de classe média, br incalhão, esperto e levado, que adora pregar peças nos amigos. Mas o menino sofre quando seus pais se separam e é aí que seu Vovô Passarinho entra em cena, levando-o para umas férias na fazenda, onde ele viverá grandes aventuras.
E na terça-feira, às 16h, o CEU Parque Veredas (Zona Leste) a br e as portas para o mundo encantado dos contos de fada com a sessão de Os Irmãos Grimm, de Terry Gilliam. No filme, que é uma livre adaptação so br e a vida da dupla que ficou famosa por suas histórias recheadas de personagens mágicos, eles percorrem a Europa, então comandada por Napoleão Bonaparte, e enfrentam monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Quando as autoridades francesas desco br em suas mentiras, coloca os irmãos cara a cara com uma maldição real que faz jovens donzelas desaparecerem misteriosamente na floresta.

Fechando a programação do dia, o CEU Rosa da China (Zona Leste) exibe às 19h30 o filme O Segredo dos Seus Olhos, do diretor argentino Juan José Campanella. Benjamin Esposito se aposenta do cargo de oficial de Justiça e se dedica a escrever um livro para contar uma história de estupro, sem culpados, da qual foi testemunha em 1974. É dessa forma que Benjamin conhece Ricardo Morales, marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto, conta com a ajuda de Pablo Sandoval, seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings, sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.
Acesse o Portal da Secretaria Municipal de Educação e acompanhe a programação completa das sessões de cinema e de outras atividades dos CEUs, com seus respectivos endereços.