Assista nosso Programa

sábado, 9 de abril de 2011

Médico aborda técnicas para tratamento da obesidade

Palestra gratuita abordará todas as opções de tratamento contra a obesidade

No próximo dia 30 de abril, às 10h30 da manhã, o gastroenterologista, cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista, dr. Martinho Rolfsen ministrará palestra gratuita para leigos no Hospital CECMI (Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas), abordando as principais técnicas para o tratamento da obesidade, dentre os procedimentos invasivos e/ou cirúrgicos, assim como seus adjuvantes.

Primeira causa de morte evitável no mundo e uma das maiores epidemias do século, a obesidade é fruto constante de debate. Após a audiência a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); que planeja retirar do mercado todos os medicamentos a base sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol; médicos e população leiga questionam sobre quais as medidas cabíveis para os milhões de obesos que dependem deste tipo de medicação.

Neste cenário, a palestra "Técnicas para o tratamento da obesidade" visa esclarecer dúvidas sobre os recursos e procedimentos disponíveis e seus respectivos desdobramentos multidisciplinares.

Dr. Rofsen, destaca que o cerco aos medicamentos interfere de maneira importante nas opções para o emagrecimento, mas que é possível encontrar soluções, sempre dentro de um leque de ações, para atender às necessidades de diferentes graus de sobrepeso ou obesidade. "Mais do que abordar a técnica dos procedimentos invasivos, vamos mostrar a importância do acompanhamento de um grupo de profissionais, como psicólogo, nutricionista e preparador físico para que o paciente consiga atingir seus objetivos de emagrecimento de forma equilibrada, definitiva e sem traumas", relata o médico.

Técnicas

A técnica cirúrgica minimamente invasiva é empregada com sucesso nos procedimentos bariátricos (redução do volume estomacal), que dispensam as grandes incisões convencionais. O método utiliza a extrema habilidade dos médicos e instrumentos especiais, como microcâmeras acopladas a lentes com iluminação por fibra ótica e monitores de alta definição.

Na palestra do dia 30 serão apresentados diferentes tipos de procedimentos, sendo o mais popular o bypass simplificado, que consiste no grampeamento da parte superior do estômago, com pequeno desvio do intestino.

Outras técnicas consistem na banda gástrica, que é a realizada com a fixação de um anel de silicone na parte superior do estômago; balão intragástrico, em que um balão de silicone é inflado no estômago para reduzir o espaço para o alimento; e derivação bíleo-pancreática, que grampeia o estômago e faz um desvio do intestino para diminuir a absorção de nutrientes.

Ficha Técnica - Palestra
Título: "Técnicas Viáveis para o Tratamento da Obesidade"
Local: Mercuri Central Towers (Sala Maestro Cardim) | Rua Maestro Cardim, 407 - Térreo - Bela Vista - São Paulo - SP
Data: 30/4/2010 - 10h30
Inscrições: gratuitas e limitadas pelo telefone (11) 2162-7110

Sobre o Hospital CECMI

O Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas (CECMI) é o primeiro hospital do gênero no Brasil. Baseado em modelos de sucesso nos Estados Unidos e Espanha, o Hospital possui estrutura desenvolvida para cirurgias convencionais e minimamente invasivas (por vídeo) em uma composição otimizada e centrada nos recursos necessários, que alia tecnologia e técnica a atendimento diferenciado.

Entre as especialidades cirúrgicas atendidas no CECMI e exercidas pelos mais renomados profissionais do Brasil encontram-se: aparelho digestivo e bariátrica (obesidade), buco-maxilo-facial, geral, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, plástica, urologia e vascular.


Hospital CECMI na web

Site: www.cecmi.com.br
Blog: www.cecmi.com.br/blog
Twitter: www.twitter.com/cecmi
Facebook: http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=100001549036202
Youtube: www.youtube.com.br/cecmi100


* Aline Pires

Centro de Estudos Universais AUM inaugura espaço terapêutico em evento com danças e cantos sagrados

Danças circulares, oficina com Magda Pucci (grupo Mawaca), cantos sagrados com crianças guaranis e apresentação do grupo OCA Dança fazem parte da programação de abertura.

Associação sem fins lucrativos de caráter social, cultural e educativo, o Centro de Estudos Universais AUM inaugura nesta sexta (08/04), a partir das 17h30, seu novo espaço terapêutico, no bairro do Itaim. Com ênfase nas psicoterapias que tenham abordagem corporal e artística, além de atividades como danças circulares e étnicas, músicas, paneuritmia e meditação, o local conta ainda com uma livraria dedicada a temas relacionados às artes, à ciência e à espiritualidade.

Com entrada franca, o evento de abertura terá shows de danças circulares, de diferentes etnias (18h); oficina "Outras terras, outros sons" com a pesquisadora musical e compositora Magda Dourado Pucci, do Grupo Mawaca (19h30); Cantos Sagrados pela Paz da Humanidade com as crianças da Aldeia Guarani Tekoá Itanhaen/SC (20h30) e apresentação do espetáculo de dança “Nós”, com as crianças da OCA - Associação da Aldeia de Carapicuíba/SP (21h).

“O Centro de Estudos Universais AUM congrega pessoas dispostas a exercer sua corresponsabilidade com a transformação do planeta e a sua saúde, através do exercício da transdisciplinaridade e da inovação, explorando e revelando a unidade entre os diversos saberes”, comenta a diretora da associação Glaucia Rodrigues, criada em 1998 para promover pesquisas e ações de disseminação da cultura da paz, cidadania e proteção ao meio ambiente.



Serviço - Inauguração:

Centro de Estudos Universais AUM - Espaço Terapêutico
Dia e horário: 08/04/2011 (sexta), a partir das 17h30
Endereço: Rua Araçari, 218 – Itaim, São Paulo/SP
Tel.: (11) 3071-3842
Entrada franca
http://www.ceuaum.org.br/

* Helena Castelo Branco