Assista nosso Programa

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Negócios no setor de petróleo e gás registram forte recuperação no 2° semestre de 2011

Os negócios realizados no setor de Petróleo e Gás fecharam o segundo semestre de 2011 apresentando uma forte recuperação se compararmos com os primeiros seis meses do mesmo ano. De julho a dezembro foram concretizadas 22 transações contra apenas sete feitas de janeiro a junho. Os dados constam em um levantamento realizado trimestralmente pela KPMG, que identifica as áreas que mais realizaram fusões e aquisições no Brasil.

Apesar do crescimento das transações no final de 2011, o acumulado do ano fechou com 29 transações realizadas, uma queda de quase 15% em relação ao ano passado quando foram feitos 34 negócios. Com isso, o segmento deixou a 5ª posição, passando para 9° lugar no ranking realizado com 42 setores.

Das 29 transações concretizadas no ano passado, a maioria foi feita entre empresas de capital brasileiro (10). Outros negócios realizados no período foram: seis entre empresas estrangeiras adquirindo, de brasileiros, empresa brasileira; outras seis entre brasileira comprando de estrangeiro empresa estrangeira estabelecida no exterior; quatro são de empresa brasileira adquirindo, de estrangeiros, empresa de capital estrangeiro estabelecida no País; e três são de estrangeira adquirindo, de estrangeiros, empresa de capital estrangeiro estabelecida no País.

Segundo o sócio da KPMG no Brasil, Paulo Guilherme Coimbra, a queda do número de transações em 2011 em relação a 2010 pode ter sido reflexo de dois fatores:

“Um deles é a indefinição do novo leilão dos blocos exploratórios pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O outro motivo foi a turbulência no mercado internacional. Esperamos que com a definição do marco regulatório no Brasil, haverá uma movimentação na cadeia de fornecedores”, acrescentou o executivo.


Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 150 países, com 138.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative ("KPMG International"), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

No Brasil, a empresa tem aproximadamente 4 mil profissionais distribuídos em 21 cidades de 12 Estados e Distrito Federal.

Cursos Online na Área de Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário