Assista nosso Programa

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Fórum Mundial de Direitos Humanos já tem mais de dez mil pessoas inscritas


Participantes de mais de 80 países são aguardados para o evento, que começa nesta terça, 10 dezembro. Abertura do evento contará com uma homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, além de um show da cantora Daniela Mercury


Mais de 10 mil pessoas já se inscreveram para participar do Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH, evento que será realizado em Brasília de 10 a 13 de dezembro. O FMDH acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e reunirá participantes vindos de mais de 80 países.

No primeiro dia do Fórum, data em que se comemoram os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, será feita na solenidade de abertura (18h às 19h) uma homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, falecido na última quinta-feira (5). Em seguida, a cantora baiana Daniela Mercury fecha a programação cultural do dia 10, com um show das 19h às 20h.

O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de governo. Até o momento, mais de 700 instituições já integram o Comitê Organizador do Fórum.

O objetivo do FMDH é promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos.

O Fórum Mundial de Direitos Humanos tem o patrocínio da Petrobras, da Caixa Econômica Federal e dos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos).

Programação
Ainda no dia 10, a partir das 10h, o Fórum contará com uma série de atividades autogestionadas temáticas e convergentes. Haverá também diversas atrações culturais de boas-vindas, com início previsto para as 14h. Nesse horário, acontecerá o lançamento de publicações da SDH/PR sobre os Anais da 3ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Coleção Educação 12 Direitos – Por uma Cultura em Direitos Humanos.

O FMDH está organizado em três eixos temáticos que contarão com três debates e uma conferência cada. Os eixos temáticos e os debates são os seguintes:

  • Eixo Temático I “Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”
  • Eixo Temático II “A universalização de Direitos Humanos em um contexto de vulnerabilidades”
  • Eixo Temático III “A transversalidade dos Direitos Humanos”

Além da ministra Maria do Rosário (SDH/PR), o Fórum contará, entre seus destaques, com a presença de Baltazar Garzón, Leonardo Boff, Catalina Botero, Wanderlino Nogueira Neto, Paulo Vannuchi, Ela Wiecko, Márcio Pochmann, João Pedro Stédile, Enriqueta Barnes de Carlotto, Emir Sader e Leonardo Sakamoto.

Clique aqui para acessar a lista dos nomes confirmados, acompanhada de um minicurrículo de cada um deles.

Além da programação de debates, o Fórum Mundial de Direitos Humanos terá mais de 400 atividades autogestionadas culturais, temáticas e convergentes coordenadas pelas instituições participantes do evento, entre elas exposições, palestras, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro.

Para mais detalhes sobre os debates e atividades, clique aqui.

Inscrições
As inscrições para participar do FMDH são gratuitas. O credenciamento feito pelo site foi encerrado dia 07, e agora só poderá ser realizado no CICB, já neste dia 09. Já o credenciamento de imprensa pode ser feito no CICB a partir do dia 10.

#FMDH nas redes sociais
O Fórum Mundial de Direitos Humanos está nas principais redes sociais. E contará com uma emissora de rádio que transmitirá o FMDH ao vivo – a Rádio Mandela, que poderá ser sintonizada a partir do site do Fórum. Segue abaixo a lista de onde é possível seguir, se manter atualizado e compartilhar conteúdos sobre o FMDH:

Serviço

Fórum Mundial de Direitos Humanos

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Brasília – DF
Site do local do evento:
http://www.cicb.com.br/
Data: De 10 a 13 de dezembro