Assista nosso Programa

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

HISTÓRIAS DE JOVENS COM HIV MOVIMENTA CONCURSO CULTURAL

Histórias de jovens que vivem ou convivem com HIV serão premiadas em concurso cultural

Jovens que vivem ou convivem com o HIV estão convidados a compartilhar suas histórias e revelar um novo olhar sobre a epidemia, por meio da literatura. A proposta é o tema da segunda edição do concurso Vidas em Crônica, promovido pelo Ministério da Saúde. Serão premiadas as melhores histórias contadas por pessoas que vivem ou convivem com HIV. A novidade desta edição é que os relatos serão narrados exclusivamente por jovens. As inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 20 de setembro, por meio do site www.aids.gov.br/vidasemcronica.

A escolha do público-alvo trará para o concurso uma nova perspectiva sobre o viver com aids nos dias de hoje. Essa nova geração não conviveu com o início da epidemia no Brasil, período em que a doença era como uma sentença de morte. "O jovem pode expressar, a partir da sua própria história, uma outra realidade. Isso servirá também para nós, gestores, podermos pensar nas políticas públicas focadas na maneira como eles estão vivendo", explica Eduardo Barbosa, diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
O Vidas em Crônica terá duas categorias: uma para quem vive e outra para quem convive com o HIV/aids. As 10 histórias finalistas serão adaptadas por um escritor e publicadas em uma revista especializada. Os dois primeiros colocados de cada grupo ganharão um computador. Os outros seis melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão convidados para a cerimônia de entrega do prêmio, em evento promovido pelo Ministério da Saúde.
Podem participar jovens de 15 a 30 anos de idade - no caso dos menores de 18 anos, há necessidade de autorização dos responsáveis. Cada relato deve ter, no máximo, 3 mil caracteres, incluindo espaço. No ato da divulgação dos textos será preservado o sigilo dos autores, desde que solicitado. Entre os critérios de seleção serão avaliados a adequação ao tema, o respeito aos direitos humanos e a criatividade. A data provável de divulgação dos resultados é 8 de outubro. Site: http://www.aids.gov.br/

CÂNCER NA GARGANTA PODE SER CURÁVEL

Mesmo considerada uma doença de risco, o câncer na garganta pode ser curável, alerta oncologista
Especialista comenta a descoberta do tumor na garganta do ator Michel Douglas

Desde que médicos norte-americanos encontraram um tumor na garganta do ator Michael Douglas nunca se falou tanto sobre a doença. Localizado em uma região que faz parte de um grupo de doenças que abrange cabeça e pescoço, o câncer na garganta pode ser curável, é o que afirma o oncologista e diretor científico da Clínica Anália Franco, Fernando Medina da Cunha. Segundo o especialista, a doença tem como característica ser loco-regional, ou seja, não é disseminada para outros órgãos, o que facilita e torna o tratamento mais eficaz.
De acordo com informações publicadas na imprensa, Douglas, 65 anos, será submetido a tratamentos de quimioterapia e radioterapia combinados por cerca de oito semanas. "A decisão dos médicos de optar por um método mais conservador - quando não é feito nenhum tipo de cirurgia - indica que o tumor na garganta do ator já estava em estado avançado", explica o oncologista. Medina alerta também para os hábitos de vida nada saudáveis que Douglas mantinha como tabagismo e etilismo, considerados vilões para câncer de garganta.

Medina explica que o tratamento - por conta da irritação que os pacientes costumam sentir na região da garganta - poderá afetar a voz do astro por algum tempo. "São sintomas temporais como fadiga, náusea, dor ao engolir, perda do paladar e reação da pele - por conta da queimação na região que envolve o pescoço. Mas tudo isso é reversível", garante o especialista. As chances de cura para esse tipo de câncer ficam entre 60% e 70%, e a sua reincidência está entre 30% e 40%.
Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados para este ano cerca de 25 mil novos casos de câncer na garganta no país. Os óbitos correspondentes podem chegar a 6 mil. A doença acomete com maior freqüência os homens, porém a incidência tem aumentado também entre as mulheres, provavelmente por conta do aumento do tabagismo entre elas. A idade também é um fator de risco, e atinge com mais freqüência pessoas acima de 60 anos. Já o tabagismo é a principal causa do câncer na garganta. Quando associado ao alcoolismo aumenta entre 10 e 20 vezes o risco de desenvolvimento do câncer.

CICLOVIA DO PARQUE IBIRAPUERA SERÁ REFORMADA

O prefeito de São Paulo prestigiou no último domingo as comemorações dos 56 anos do Parque Ibirapuera e, ao lado do secretário do Verde e do Meio Ambiente, aproveitou para vistoriar as obras de infra-estrutura do principal símbolo da cidade de São Paulo e anunciar a reforma da ciclovia. "É um momento de todos nós renovarmos a nossa identidade com o parque. Renovarmos a identidade dele com São Paulo e a oportunidade de ratificarmos o nosso compromisso com a Cidade no sentido de cada vez cuidar melhor do nosso parque", destacou o prefeito.

Pela primeira vez desde que foi implantada, em 2004, a ciclovia do Parque Ibirapuera se prepara para uma reforma estrutural em todo o seu circuito. Toda a obra foi doada pela Volkswagen do Brasil, em um termo de cooperação com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, no último dia 12. O próximo passo é a estruturação do projeto detalhado para a reforma.

A revitalização da ciclovia contempla cinco fases: drenagem de alguns pontos da via; reestruturação da geometria e dos níveis do trajeto; readequação das guias e sarjetas; retirada do asfalto atual; e recapeamento da via, pintura e sinalização horizontal.

A cada 500 metros de ciclovia serão instaladas também placas com informações da quilometragem percorrida, além de totens fixados ao longo do trajeto com informações de alongamento para a prática de exercícios físicos e dicas de segurança para o convívio saudável dos ciclistas no espaço.

O parque ganhará ainda três Bike Fresh, equipamento que põe à disposição do ciclista serviço de ar pressurizado e estacionamento para bicicletas, além de jatos d'água refrescantes.

História
O Parque Ibirapuera foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo. O projeto do parque foi elaborado pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Knesse de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes. Hoje o Ibirapuera é um dos parques mais procurados pela população paulistana e uma das mais importantes áreas verdes da Cidade.

Infra-estrutura

O parque possui pista de cooper, parque infantil, quadras esportivas, sanitários, Viveiro Manequinho Lopes, Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini, Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna (MAM), Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), Museu Afro-Brasil, Herbário, Jardim das Esculturas, Fundação Bienal, Auditório, Praça Burle Marx, Fonte Multimídia, lanchonetes, restaurante, sorveteria, banca de jornais e revistas, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicleta, Museu de Arte Contemporânea (MAC), serraria (local utilizado para práticas corporais), Praça da Paz, Escola de Jardinagem e Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco Ibirapuera).

Fauna e Flora

A fauna do Ibirapuera é a mais bem estudada dentre os parques urbanos, com 163 espécies animais. No local, aranhas, peixes, anfíbios, cágados, gambás, morcegos e 142 espécies de aves dividem o espaço com os munícipes.

A vegetação do espaço é constituída de eucaliptal, jardins, bosques heterogêneos e gramados com alamedas de figueira-lacerdinha, seafórtia, alecrim-de-campinas, ipê-rosa, chicha e alfeneiro. Existem conjuntos de sete-capotes, jaqueira e carvalho-brasileiro, além dos exemplares isolados de espécies nativas e exóticas como pau-ferro, banyan-da-índia, pau-brasil e tamareira-das-canárias. Num trecho do córrego do Sapateiro existe vegetação ribeirinha espontânea protegida por uma cerca.

38ª Etec da capital paulista

O governador Alberto Goldman e o prefeito de São Paulo inauguraram ontem a 38ª Escola Técnica Estadual (Etec) na cidade de São Paulo, no Jardim Ângela. A nova unidade foi construída em terreno cedido pela Prefeitura e está entre as seis Etecs localizadas na Zona Sul da Capital

"Tem muita coisa boa sendo feita em São Paulo. A Zona Sul está sendo transformada para que a população tenha qualidade de vida, este é o objetivo da Prefeitura e do Governo do Estado, que estão investindo nesta região. A partir de agora vocês terão essa unidade para se preparar para o mercado e ter um bom emprego", disse o prefeito à platéia, que lotou o auditório da unidade escolar.

A Etec Jardim Ângela iniciou suas atividades no mês de fevereiro deste ano e tem mais de 350 alunos cursando Contabilidade, Informática e Segurança do Trabalho. O curso de Segurança do Trabalho foi o mais procurado no processo seletivo para o segundo semestre de 2010, com um índice de 7,13 candidatos por vaga. Em 2011, será criado também o curso de Farmácia. A Etec Jardim Ângela é a segunda unidade entregue no mês de agosto na Zona Sul. No último dia 13, Governo e Prefeitura entregaram a Etec Capela do Socorro.

Ao todo, são 12 salas de aula, quatro laboratórios de informática, dois laboratórios de farmácia, um de física, um de química e outro de biologia. A biblioteca ainda está em fase de instalação. No período da manhã, as instalações da escola são usadas por duas turmas de 40 alunos do Ensino Médio.

Na região também estão localizadas outras cinco Etecs: Capela do Socorro, Getúlio Vargas, Heliópolis, Santo Amaro e Zona Sul. Em quatro anos, o Estado praticamente triplicou o número de vagas para o ensino técnico. "Há quatro anos, a Cidade tinha apenas 5.300 vagas para ensino técnico. Hoje, são 16 mil vagas. Ainda assim, o número de candidatos por vaga é alto, o que significa que a demanda de pessoas que querem se qualificar é grande", disse o governador. "Esse progresso só é possível porque existe um trabalho coordenado entre o Estado e a Prefeitura em benefício do povo", concluiu Goldman.

Empregabilidade

Uma pesquisa feita pela Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza indica que 73,7% dos técnicos formados nas Etecs conseguem emprego em um período máximo de até um ano após a conclusão do curso. Outro dado indica que 87,7% têm vinculo formal de trabalho. O setor da indústria é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%).

CERTIFICAÇÃO ISO 10015 É O FOCO DO RH NAS MELHORES EMPRESAS

AUMENTA O NÚMERO DE EMPRESAS EM BUSCA DA CERTIFICAÇÃO ISO 10015

Não basta apenas treinar os profissionais para determinadas áreas, sem antes analisar o perfil adequado e a devida aplicação do treinamento.

A Norma ISO 10015 define as necessidades; projeto e planejamento; execução, monitoração e melhoria dos processos de treinamento. As grandes e médias empresas do país, já estão se adequando a esta norma e alcançando objetivos favoráveis, pois, com suas diretrizes é possível fazer as avaliações dos resultados de treinamento; medir a reação; a aprendizagem; a mudança de comportamento; os resultados qualitativos e quantitativos; o retorno do investimento em treinamento e definir os indicadores para avaliar resultados.

Recentemente, um encontro que reuniu Escolas dos Tribunais de Contas de todo o país, sediado em Mato Grosso do Sul, mostrou o quanto é importante essa discussão e troca de informações. Segundo o presidente do TCE/MS Cícero Antônio de Souza, este tipo de encontro estimula a importância de debater-se a educação corporativa com base nas diretrizes da ISO 10015, que enfatiza a contribuição do treinamento, para a melhoria contínua das instituições.

Para o Professor Sebastião Guimarães, consultor da T&G Treinamento e especialista em ISO 10015, hoje o treinamento e desenvolvimento é um recurso estratégico das empresas, porque para se chegar aos resultados, os profissionais precisam se desenvolver no sentido de mostrar que o seu trabalho realmente agrega valor. E para tanto eles precisam mensurar esses resultados e a tendência hoje nas grandes empresas é medir tudo, de lucro a prejuízo, citando que essa cultura precisa chegar à área de treinamento e desenvolvimento. “Nós precisamos mudar conceitos. O conceito que prevalece é o de despesa, que treinamento é caro, é um luxo. Quando na verdade é um ótimo investimento, porque você devolve o recurso mais valioso da organização que é o capital humano.” Declarou o Professor.

A empresa T&G Treinamento é uma das poucas no Brasil, que fornece cursos e workshops sobre a Norma ISO 10015. Maiores informações podem ser obtidas através do site www.tgtreinamento.com.br e artigos sobre o assunto, podem ser solicitados através do e-mail tgtreinamento@hotmail.com. A empresa também está tirando as dúvidas dos internautas, através dos vídeos disponíveis no canal www.youtube.com.br/tgtreinamento.



O Professor Sebastião Guimarães (foto) é Consultor com cursos de especialização em Qualidade Total pela The George Washington University. É professor do curso de pós-graduação da Universidade São judas - "Gestão pela Qualidade em Alimentos" e professor convidado da Fea/Unicamp; foi chefe de treinamento da Mercedes Benz; gerente do programa - Qualidade Total do Sebrae/SP e foi o primeiro brasileiro a escrever um livro sobre a norma ISO 10015.

Banda "ON THE ROCKS" no Itaim Bibi > 28/8


A Banda "On the Rock" se apresentará amanhã (28/8) á partir das 22h30 no Sagrado Bar, que fica na Rua Dr. Renato Paes de Barros, 994 - Itaim Bibi - SP.