Assista nosso Programa

segunda-feira, 3 de maio de 2010

MasterCard: educacao financeira na Universidade

Consumidor Consciente e Universidade Metodista de São Paulo promovem parceria para educação financeira

Parceria prevê palestras sobre o tema para os alunos e para a comunidade local

A MasterCard, em parceria com a Universidade Metodista, oferece ao público mais um serviço de orientação financeira, apostando em palestras educativas sobre o tema por meio do Programa Consumidor Consciente. O objetivo da iniciativa é promover as boas práticas de finanças pessoais entre os estudantes e a comunidade do entorno da Universidade (Rudge Ramos – bairro de São Bernardo do Campo – SP).

Para entender quais os temas relevantes para o público, aplicou-se uma enquete com os estudantes do núcleo da Central de Agências em Administração (CAGE), que compreende as faculdades de ciências exatas da Universidade Metodista.

Cerca de 37% dos entrevistados estão em idade entre 18 e 21 anos, e 35% na faixa etária entre 20 e 25 anos. Os dados demonstram a importância da abordagem do tema orientação financeira entre os jovens estudantes, que já começaram a se relacionar com o dinheiro. Identificou-se que 57% dos consultados trabalham e contribuem com as despesas da família, porém outra fatia importante, de 35%, é composta por pessoas que trabalham mas não ajudam a pagar as contas da casa.

Quanto à renda familiar, 37% dos estudantes estão na faixa que vai de mil e quinhentos a três mil reais por mês, e 24% no intervalo entre três mil e cinco mil reais. Entre as principais prioridades financeiras estão: comprar uma casa, com 47% das respostas, e em segundo lugar, adquirir um automóvel (27%).

“A parceria com a Universidade Metodista é um novo e importante passo do programa Consumidor Consciente. Pensamos no jovem como o futuro do planeta, por isto, apostar na educação financeira, com foco neles, é investir na economia futura de todo o mundo. Identificou-se que 84% dos entrevistados têm interesse em assistir a uma palestra que lhes ofereça dicas de como planejar os gastos, o que nos faz acreditar na efetividade da iniciativa”, afirma Gilberto Caldart, Presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul.

“Com as palestras de educação financeira, oferecemos aos alunos da Universidade Metodista e aos moradores da comunidade próxima (Rudge Ramos) a chance de terem um futuro financeiro saudável e tranquilo. Ainda não está na cultura do brasileiro estudar educação financeira. Mas o tema é primordial para o desenvolvimento de toda a sociedade,” destaca o Professor Douglas Murilo Siqueira, coordenador do CAGE.

A iniciativa já realizou uma aula inaugural no fim de março, para o curso de Secretariado, e outras duas aulas ainda estão previstas durante o mês de maio, duas palestras sobre o tema, nos dia 20 e 29. Os participantes das palestras receberão certificado de conclusão de curso. Poderão participar estudantes de todos os cursos da Universidade Metodistas e moradores da comunidade próxima ao Campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo – SP).

O programa Consumidor Consciente é uma plataforma regional desenvolvida pela MasterCard Worldwide que contém informações claras e didáticas, além de ferramentas de fácil utilização, que auxiliam na administração das finanças pessoais e orientam sobre o uso consciente do dinheiro por meio do site www.consumidorconsciente.org

No Brasil, a iniciativa existe desde 2007, e, desde o ano passado, vem inovando, seguindo as tendências tecnológicas com o Blog Mister Finanças. Os responsáveis pelos textos e podcasts do blog são Conrado Navarro e Ricardo Pereira, os criadores do Dinheirama, premiado blog de finanças pessoais.

O curso de finanças pessoais para iniciantes é administrado pelos dois blogueiros, que também já tiveram a experiência de levar os conceitos básicos de educação financeira do Consumidor Consciente para a comunidade de Paraisópolis em São Paulo. Segundo Conrado Navarro, “a ideia é disseminar os conceitos de educação financeira para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e que na maioria das vezes ainda não sabe como lidar com o dinheiro”.

Sobre o Consumidor Consciente
O Consumidor Consciente é o programa educacional para consumidores da MasterCard da América Latina e do Caribe. Trata-se de uma plataforma educacional robusta, que oferece ferramentas amigáveis para ajudar o consumidor a entender os princípios de finanças pessoais, desenvolver hábitos de consumo responsáveis e aprender como melhor administrar suas finanças pessoais. Com presença no Brasil, México, Costa Rica, República Dominicana, Porto Rico e toda a região da América Latina e Caribe, por meio dos recursos e ferramentas on-line e off-line, o programa oferece orientação financeira para portadores de cartões e consumidores de todas as idades. A plataforma inclui um site em três idiomas: inglês, espanhol e português. Dispõe de blogs e podcasts locais e regionais e de outras ferramentas que oferecem conteúdo educacional para ajudar o consumidor a desenvolver costumes positivos na hora de gastar e poupar, além de orientar o uso responsável de meios eletrônicos de pagamento. O programa também pode ser adotado por instituições financeiras, comerciantes e outras entidades que queiram educar seus consumidores em questões financeiras. Visite o Consumidor Consciente em www.consumidorconsciente.org

Sobre a MasterCard Worldwide
A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo. No papel de franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando aproximadamente 22 bilhões de pagamentos a cada ano, e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras. Impulsionada pela rede global e através de sua família de marcas, que inclui MasterCard®, Maestro® , Cirrus® e Redeshop®, a MasterCard atende a consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios. Para mais informações, visite www.mastercard.com.

Kassab vistoria obras do Complexo Paraisópolis

A segunda maior favela de São Paulo está se transformando em um bairro. Inserida na região do Morumbi, na Zona Sul, Paraisópolis está sendo beneficiada por um conjunto de obras que integram o maior programa de urbanização de favelas da América Latina. Foi o que o prefeito Gilberto Kassab conferiu em 20/04 durante vistoria às construções de 657 unidades habitacionais, de uma creche e de três unidades de saúde.

"Nós estamos fazendo em Paraisópolis uma verdadeira revolução. As obras de Habitação, Saúde e Educação estão avançando a cada mês e transformando Paraisópolis em um novo bairro. As pessoas continuarão vivendo aqui, mas não mais em favelas. Agora elas terão moradias onde poderão morar com mais dignidade", disse Kassab. As obras no Complexo Paraisópolis começaram em junho de 2006. No ano passado, o prefeito Kassab entregou 126 unidades habitacionais no bairro. Outros 657 apartamentos estão em construção e devem ser concluídos no segundo semestre deste ano.

A Prefeitura já inaugurou no bairro um Centro Unificado Educacional (CEU), cedeu o terreno para construção de uma Escola Técnica (ETEC) e está construindo uma nova Assistência Médica Ambulatorial (AMA), uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um Centro de Apoio Psicossocial (Caps) e uma creche. A Prefeitura também está construindo uma nova avenida na região, a Perimetral, com 1,5 km de extensão. Quando concluída, a via será uma alternativa à avenida Giovanni Gronchi, e vai ajudar a desafogar o trânsito na região.

O Complexo Paraisópolis é o 2º maior assentamento do município e tem uma população de 60 mil moradores. Os serviços estão sendo realizados em parceria entre a Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado, a Eletropaulo e a Caixa Econômica Federal. A obtenção das áreas foi viabilizada com a criação de instrumento jurídico que possibilita a doação de terrenos particulares ao poder público. Entre estes instrumentos, a Lei nº 14.062/05 e o Decreto 47.144/06 permitem a doação de lotes à Municipalidade, com perdão de dívidas de IPTU.

Unidades habitacionais


Durante a visita, o prefeito Kassab inspecionou as obras dos condomínios residenciais A, B, C e D, cada um é formado por sete prédios, que somam 28 edificações, com 657 apartamentos de 54 m² de área útil. Cada unidade é composta por sala, dois quartos, cozinha e área de serviço. As unidades no térreo foram projetadas para pessoas portadoras de deficiência física e contam com amplo hall social para uso dos moradores.

O empreendimento tem projeto paisagístico, playground e mini-quadra poliesportiva. As redes de água e esgoto, drenagem, energia elétrica e gás natural contam com medidores individuais. Optando pela verticalização, com prédios de seis a nove pavimentos, o projeto aproveitou características do solo acidentado para a criação de passarelas. Dessa forma, os moradores da parte baixa e alta se deslocam por, no máximo, quatro pavimentos. A solução evita a necessidade do elevador, cuja instalação torna a obra muito mais cara.

As intervenções no Complexo Paraisópolis têm sido alvo de interesse de arquitetos, urbanistas e autoridades internacionais que lidam com o tema habitação popular. Diversas vezes visitado por delegações estrangeiras, o Programa de Urbanização de Paraisópolis tem obtido repercussão na mídia mundial. Em 2009, por exemplo, foi exposto na 4ª Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã.