Assista nosso Programa

terça-feira, 27 de julho de 2010

Ultramaratonista Paulo de Almeida é destaque na São Paulo Running Show 2010

Com o patrocínio da loja Perere e da marca de óculos CliC, atleta, amputado de uma perna, marca presença no estande da Achilles e conta sobre suas aventuras

Entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, a loja Perere –pioneira no cenceito de comfort shoes no Brasil, leva o ultramaratonista Paulo de Almeida à São Paulo Running Show, evento que acontece na Bienal Ibirapuera, em São Paulo. Lá, eles estarão no stand da Achilles – organização mundial que apoia pessoas com todos os tipos de deficiência a praticar atletismo.
Almeida, que conta atualmente com o apoio da loja Perere e da marca de óculos CliC, possui uma história de determinação e superação. Começou a se dedicar à corrida depois do acidente que sofreu em 1997, quando perdeu uma das pernas, e já possui um histórico de causar “inveja” em qualquer esportista.
Participou de 50 maratonas, 3 ultramaratonas na África do Sul, a Comrades, onde foi o único atleta com prótese a disputar a competição e completar os 90 quilômetros antes do tempo máximo para a conclusão da prova (12 horas), correu em 11 maratonas de Nova York, onde é tri-campeão, é vencedor das maratonas de Chicago e Disney e, no Brasil, é medalhista de ouro nas maratonas de São Paulo e Rio de Janeiro, todas na categoria amputados.
O ultramaratonista ainda tem previsto em seu calendário deste ano, os seguintes desafios: 21 km da meia maratona do Rio de Janeiro, dia 22 de agosto; Meio Ironman na Califórnia, em 24 de outubro; 18 km da volta da Pampulha, em Belo Horizonte, no dia 5 de dezembro, e 15 km da São Silvestre, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. “É gratificante poder apoiar um atleta com tanta força de vontade e talento, é um exemplo para muitas pessoas”, afirma Patrícia Guedes, proprietária da loja Perere.
Há 18 anos no mercado, a loja Perere (www.lojaperere.com.br) foi inaugurada, inicialmente, para atender diabéticos e amputados com a comercialização de calçados de conforto, conceito pouco difundido na época no Brasil. Atualmente, a loja atende diferentes perfis de clientes, que além da necessidade, primam pelo bem-estar com conforto e estilo. À venda na loja também está a marca de óculos CliC no Brasil (www.clicreaders.com.br) – uma inovação em armações da indústria óptica americana, por seu fechamento magnético frontal de ímã de Neodymium – o mais leve e resistente do mercado.
Achilles International é uma associação americana que está presente em 60 países do mundo e vem criando oportunidades para pessoas com qualquer tipo de deficiência física praticarem esportes. Tem como missão promover a realização pessoal, melhorar a auto-estima, diminuir barreiras e encorajar pessoas com doenças a sentirem o prazer de correr e de participarem em eventos com o público em geral.
O Achilles Track Club iniciou-se em 1983, fundado por Dick Traum (amputado de joelho) e Robert Glover (técnico), em New York. Em 1976, Dick foi o primeiro amputado a terminar uma maratona correndo. No Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, desenvolvem ações com o intuito de difundir os benefícios da prática do atletismo: melhor circulação do sangue, oxigenação e força muscular. Mais informações: http://www.achilesinternational.org/.

São Paulo Running Show 2010
De 29 de julho a 1 de agosto
Local: Bienal Ibirapuera
Mais informações: http://www.runningshow.com.br/

Comédia dramática Amanhã é Natal! estréia no Teatro Paulo Eiró a preço popular

Escrito por Mario Viana e com direção de Jairo Mattos, o espetáculo Amanhã é natal! é a primeira montagem do Núcleo Teatral III Sinal, cuja estréia aconteceu em 2009 e que agora chega ao Teatro Paulo Eiró, para curta temporada, de 16 de julho a 22 de agosto, a preço popular (R$10).
Protagonizada por um casal de viúvos, a peça fala de personagens maduros com o cuidado de não cair em estereótipos simplistas sobre o envelhecimento. Na história, Edgar e Cecília preparam ansiosos pela ceia de Natal, enquanto temas que envolvem o cotidiano interferem na relação dos dois.
Comum ao trabalho de Viana, o comportamento humano e os detalhes encontrados na rotina são os fios que conduzem a narrativa. Os atores Álvaro Gomes, Cinthia Zaccariotto e Nana Pequini dão vida aos personagens.
Pela quarta vez comandando um texto de Viana, Jairo Mattos tem em seu currículo a direção das peças Carro de paulista, Meu filho, meu tesouro, e Assim com Rose.
Fundado em 2007, o Núcleo Teatral III Sinal iniciou o trabalho de pesquisas em 2008 com o objetivo de trazer à tona os paradoxos da comunicação humana, montando textos de autores contemporâneos que abordam uma reflexão sobre o homem e o cotidiano.
Serviço:
Teatro Paulo Eiró. 600 lugares.
Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro. Tel. 5546-0449.
De 16/7 a 22/8. 6ª e sábado, 21h. Domingo, 19h. R$ 10

Prefeitura faz parceria para revitalizar área verde no Jardim Marajoara, Zona Sul

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Subprefeitura Santo Amaro, assinou contrato para a revitalização e manutenção de uma área verde de 5.966,85m², localizada no Jardim Marajoara, Zona Sul da Capital. A Sociedade dos Amigos de Bairro do Jardim Marajoara (Sajama) firmou convênio de três anos a será responsável pela execução de melhorias ambientais e pela conservação do espaço.
O projeto de revitalização prevê a construção de um viveiro comunitário com 1.557m², além da reforma dos jardins com novo paisagismo e elaboração de um calendário de cursos e atividades de lazer. A iniciativa terá o apoio técnico da supervisão de Áreas Verdes da subprefeitura, por meio do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (Proaurp), que fornecerá adubo, sementes e ferramentas para a população.
O espaço contará com uma área específica para treinamento voltado para o meio ambiente. A Sajama oferecerá cursos e treinamentos sobre agricultura e jardinagem, incluindo a produção de adubo orgânico a partir de resíduos vegetais.
Para o subprefeito de Santo Amaro, a iniciativa, além de promover a inclusão social, incentivará a preservação do meio ambiente entre os moradores locais. "O espaço vai se tornar mais do que uma área de lazer. Será um ambiente para a promoção de uma melhor qualidade, além da educação da população", destaca.
De acordo com a diretora de Preservação Ambiental da Sajama, Terezinha Sbrissa de Campos, os moradores da região já estão contribuindo. "Estamos recebendo doações dos moradores para abastecer o viveiro. Essa participação é essencial, pois mostra que a população abraçou o projeto e está consciente do seu papel para a conservação do bem comum", comenta.

Nova cobertura da arena cultural da Praça Victor Civita

Fotos: Ricardo Fonseca/Secom

Neste domingo (25) o prefeito Gilberto Kassab participou da inauguração da nova cobertura da arena cultural da Praça Victor Civita. A cobertura era uma reivindicação das pessoas que freqüentam o local desde 2008 e assistiam as apresentações Culturais sob sol intenso. A arquibancada que foi coberta tem capacidade para abrigar 250 espectadores.
"A prefeitura tem se dedicado a recuperar e criar novos espaços públicos degradados e aqui foi feita esta ação dupla: recuperamos e criamos uma praça maravilhosa. Esta nova cobertura irá melhorar o conforto dos visitantes e assim contribuir para que mais pessoas possam aproveitar a programação cultural", disse Kassab.

A praça foi construída onde funcionou o Incinerador de Pinheiros por 40 anos, também conhecido como Sumidouro. Para que a praça fosse construída foi necessário fazer a descontaminação do solo, iniciada em 2007. O antigo incinerador foi transformado no Museu da Sustentabilidade e abriga uma Oficina de Educação Ambiental. "Decidimos criar um espaço que unisse um centro cultural e a questão ambiental e assim pudemos devolver este espaço para a população. Esta praça é um bom exemplo dos resultados das parcerias público-privadas", disse Roberto Civita, presidente do Grupo Abril.

Gerida pelo Instituto Abril em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, a Praça Victor Civita - também chamada de Espaço Aberto da Sustentabilidade - é um complexo de aproximadamente 13.600 metros quadrados dotado de equipamentos e programas de lazer, educação ambiental e cultura.

A nova cobertura foi inaugurada com um pequeno concerto do maestro João Carlos Martins e a Filarmônica Bachiana. Os espectadores se emocionaram ao ver o jovem Jean William, filho de bóia-fria e de uma emprega doméstica, cantar Aleluia de Georg Friedrich Händel.

A inauguração contou com uma breve apresentação do maestro João Carlos Martins e da Filarmônica Bachiana

Subprefeitura Capela do Socorro conclui as obras de melhoria na praça José Schunk

A Subprefeitura Capela do Socorro concluiu recentemente a troca do piso da praça José Schunk, no largo do São José. O serviço teve início há dois meses e faz parte de um conjunto de obras provenientes de emendas ao orçamento da Cidade.
O novo piso é feito em parte de concreto e parte em blocos intertravados para garantir maior permeabilidade do solo. Foram remodeladas também as áreas sob as copas das árvores, delineando melhor o espaço ocupado por seus troncos e raízes.
O largo do São José é o segundo mais importante centro comercial do distrito de Cidade Dutra. Lá várias lojas de pequeno e médio porte e um grande supermercado servem boa parcela da população da região. No São José é realizada ainda uma das maiores feiras livres da cidade de São Paulo. Com 1,5 quilômetro de barracas, a terceira maior feira da Capital serve como referência para os moradores da Capela do Socorro que se deslocam de outros bairros aos domingos para visitar e fazer compras no local.
A porta de entrada da Vila São José é a praça José Schunk, que serve como uma espécie de rotatória (embora seu formato não seja redondo) para os veículos que entram e saem do bairro e também recebe a passagem de muitos pedestres que transitam entre as lojas que formam aquele pólo comercial. Por causa disso, a subprefeitura ofereceu a obra de revitalização do piso da praça como uma das opções de intervenções urbanas que poderiam ser "adotadas" por emendas da Câmara Municipal.

CEU Três Lagos, na Zona Sul, realiza o primeiro Torneio de Xadrez

Entre os dias 26 e 30 de julho, o CEU Três Lagos (Zona Sul) realiza seu primeiro Torneio de Xadrez, que reunirá os alunos matriculados nas unidades do centro educacional. No início deste ano, as aulas da modalidade passaram a fazer parte da grade curricular das escolas do centro e o evento foi idealizado para reforçar o projeto.
O torneio premiará o primeiro e o segundo colocados de cada uma das três categorias com medalhas. Os participantes serão divididos por idade: pré-mirim, crianças entre seis e nove anos; mirim, de 10 a 12 anos; infanto-juvenil, as com idade entre 13 e 16 anos.
As aulas de xadrez auxiliam no desenvolvimento intelectual das crianças, já que o raciocínio lógico, a memorização, precisão e a cautela, dentre outras habilidades, são imprescindíveis aos jogadores. Os resultados obtidos após a inclusão do xadrez nas atividades diárias dos estudantes têm trazido satisfação tanto para professores quanto para crianças e jovens, que se têm mostrado cada vez mais interessados em aprender as técnicas do jogo.
O CEU Três Lagos fica na Estrada do Barro Branco s/nº, bairro Barro Branco. Mais informações pelos telefones 5976-5642 e 5976-5643.
Xadrez na rede
Em 2009, a Secretaria Municipal de Educação instituiu o programa Xadrez Movimento Educativo nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Cieja. Anteriormente, o esporte era praticado em muitas unidades da rede, mas a idéia passou a ser intensificar o ensino e a prática. O jogo representa um caminho diferente de aprendizagem e promove a formação integral do aluno por meio de atividades enxadrísticas, estimulando o intercâmbio e a integração social. Atualmente, mais de 40 mil alunos participam constantemente de encontros, campeonatos e outras atividades de xadrez realizadas nas escolas.

Conexão Jovem Profissional forma mais uma turma

Nesta terça-feira, dia 27, acontece a formatura da 2ª turma do programa Conexão Jovem Profissional, parceria entre a Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e o Rotary International, que visa capacitar, profissionalmente, pessoas desempregadas, com idade entre 18 e 22 anos, nas áreas de administração e informática.

O curso formará 160 alunos, que ainda contarão com encaminhamento para o mercado de trabalho por meio dos CATs - Centros de Apoio ao Trabalho, e do próprio Rotary International.

A solenidade acontece às 11h, no CAAP Ipiranga - Centro de Apoio ao Aprendizado Profissional, rua Prof. Vilalva Jr, 339, Moinho Velho.