Assista nosso Programa

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SOS Mata Atlântica presta tributo às arvores de São Paulo



Amanhã, 27 de setembro, organização instalará 60 cruzes no gramado do Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque Ibirapuera
São Paulo, 26 de setembro de 2012 –A Fundação SOS Mata Atlântica promove amanhã (27/9), um tributo às árvores que não sobreviveram à guerra da urbanização descontrolada na cidade de São Paulo. A partir das 7h, 60 cruzes, com 70 cm de altura cada, serão instaladas no gramado do Monumento às Bandeiras (ver mapa), no Parque Ibirapuera. A ação faz parte da campanha Veteranas de Guerra, lançada no último dia 21 de setembro (Dia da Árvore), que selecionou 20 das árvores mais antigas da capital paulista para receberem uma homenagem pelos serviços prestados em favor da qualidade de vida da população.
Coincidentemente, a ação acontece dois dias depois de o Senado Federal aprovar a Medida Provisória que altera o Código Florestal Brasileiro, cuja votação, que ocorreu de forma simbólica, sem nominar os senadores, passou a proteção das florestas brasileiras mais uma vez para as mãos da presidente Dilma Rousseff.
Para o diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, o novo Código Florestal colocará em risco todas as árvores no Brasil.“É lamentável ver no Brasil, um país que leva o nome de uma árvore, este tipo de situação. Do jeito que o Código Florestal ficou, sobrarão apenas as Veteranas de Guerra”.
Mobilização em rede
A campanha Veteranas de Guerra, criada pela agência F/Nazca Saatchi& Saatchi, conta com diversas ações e peças de comunicação, com destaque para o site www.veteranasdeguerra.org, no qual o público poderá conhecer e acompanhar as árvores selecionadas, além de cadastrar e condecorar novas árvores. A ideia é que as pessoas adotem árvores da cidade, tageando seu nome na espécie escolhida e, a partir de então, monitorem e descrevam a situação em que se encontram. Para isto, o site contará com ferramentas que permitirão o mapeamento dessas árvores, inclusão de fotos, textos e compartilhamento pelo Facebook e Twitter com a hashtag#adoteumaveterana.
Os padrinhos poderão também entregar medalhas virtuais pela força, perseverança, coragem e resistência de suas árvores, além de disparar e-mails para órgãos públicos e secretarias, comunicando às autoridades competentes toda vez que alguma irregularidade afetar a sua Veterana de Guerra.
Veja o vídeo da campanha em: http://www.youtube.com/watch?v=7Bi_0N10hfQ
Visite o site da campanha Veteranas de Guerra em: www.veteranasdeguerra.org
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. Mais informações em www.sosma.org.br.