Assista nosso Programa

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fiscalização lacra posto irregular de combustível no Jardim São Luís, Zona Sul

A Subprefeitura M'Boi Mirim, com o apoio da Secretaria de Controle Urbano, Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis), Agencia Nacional do Petróleo, Sabesp, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Fazendária, lacrou com malotões na última quinta-feira, dia 7, um posto de combustível que funcionava de maneira irregular no Jardim São Luís, Zona Sul. Localizado na Estrada do M'Boi Mirim, 420, o estabelecimento não possuía alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura.

Outras irregularidades foram constatadas, como a falta de laudo de estanqueidade, laudo de brigada (que evita riscos de incêndio), inexistência de sinalização dos itens de segurança e falta de Equipe de Pronto Atendimento a Emergência (Epae). Esta não foi a primeira ação fiscalizatória realizada no local. O posto, que funciona desde o ano 2000, já havia sido advertido sobre sua situação irregular. Foram também fechadas uma loja de conveniência e uma lan house que funcionavam dentro das dependências. A infração, nesse caso, foi a ocupação de imóvel de uso não-residencial sem licença de funcionamento. De acordo com o subprefeito, as parcerias dos órgãos públicos facilitam a aplicação da legislação. "Essa união de forças nos ajuda a atender de forma mais eficiente as demandas da região, realizando ações que beneficiam a população".

LEITURA E CONHECIMENTO PARA OS DEFICIENTES VISUAIS

Na semana do Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, a Fundação Dorina Nowill para Cegos chama atenção para a importância da leitura para as pessoas cegas.
A leitura é para a pessoa cega, da mesma forma que para qualquer ser humano, o veículo fundamental de desenvolvimento da comunicação. Não se restringe apenas à satisfação da leitura por lazer ou para obtenção de informação genérica, mas é decisivo para a formação e o desenvolvimento educacional, cultural, técnico e científico.

O prazer dos livros e da literatura está ao alcance de crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual por meio de livros braille, falados e digitais acessíveis. No Brasil, para atender às necessidades e interesses educacionais e culturais das pessoas com deficiência visual, a Fundação Dorina Nowill para Cegos, uma das pioneiras na criação de obras em braille, produz grande parte dos livros em formatos acessíveis. De janeiro a setembro deste ano foram produzidos mais 600 títulos nos três formatos.

Andréia Queiroz(29), deficiente visual há cinco anos, comenta que antes de aprender o braille e conhecer os livros falados só escuta rádio e televisão. Agora lê bestsellers, clássicos de ficção, biografias, e se sente muito mais capaz de interagir com o filho de 7 anos, com as colegas de trabalho e nas conversas com os amigos. É a leitura promovendo o resgate da cidadania, ajudando a devolver a auto-estima ao promover a inclusão social e desenvolvendo um olhar crítico que possibilita formar cidadãos conscientes.

Dados levantados pela Fundação Dorina revelam que os usuários da Biblioteca Circulante de Livro Falado da instituição leem cerca de nove livros por ano. Segundo a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, a população brasileira lê aproximadamente 1,3 livros anualmente. Se contabilizado o número de obras indicadas pela escola, a média sobe para 4,7 livros por habitante/ano.

Em contrapartida outra pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério da Cultura, revelou que apenas 9% das bibliotecas públicas municipais possuem seção com obras em braille. Susi Maluf, gerente de distribuição de produtos da Fundação Dorina aponta que hoje, o mercado editorial brasileiro lança 20 mil títulos novos por ano. Destes, não chega a 2% as obras no formato acessível ao deficiente visual.

Levando-se em conta que a sociedade atual caracteriza-se pela busca da informação, do conhecimento. Os resultados evidenciam a necessidade de ações de educação voltadas para o respeito ao universo cultural destas pessoas, seja pelo tato, pela audição ou mais recentemente pelos recursos que o computador pode oferecer.

Saiba o que significa:

Dia Nacional do Livro - 29 de outubro:

Comemoramos o Dia Nacional do Livro em 29 de outubro porque foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional. O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Sistema Braille: É um sistema de leitura para cegos por meio do tato, criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos 3 anos de idade. Braille apresentou a primeira versão do seu sistema de escrita e leitura com pontos em relevo, para a utilização do deficiente visual, em 1825. Sua escrita é baseada na combinação de 6 pontos, dispostos em duas colunas de 3 pontos, permitindo a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicografia e informática.

Livro Falado: São obras gravadas em áudio, em voz humana ou sintetizada, para a pessoa com deficiência visual. A Fundação Dorina Nowill para Cegos possui dois estúdios onde são gravadas obras literárias, principalmente bestsellers. Também é gravada semanalmente a "Revista Veja". Atualmente, a instituição mantém a Biblioteca Circulante de Livro Falado, que possui um acervo com mais de 1500 títulos falados, emprestados gratuitamente às pessoas com deficiência visual de todo o Brasil.

O que são Livros Digitais DAISY:

São livros digitais no formato Daisy, compatíveis com os protocolos internacionais de acessibilidade. O usuário pode visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir a sua gravação em uma voz sintetizada de forma simultânea. A ferramenta possui mecanismos de busca por palavras, notas de rodapé opcional, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de siglas, além de emitir a pronúncia correta de palavras estrangeiras.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos:

Há mais de 64 anos, a instituição trabalha para facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, por meio de livros acessíveis e atendimento especializado. A produção de livros e revistas acessíveis permite às pessoas cegas e com visão subnormal acesso ao mundo do conhecimento e informação. Com uma das maiores imprensas braille do mundo em capacidade produtiva, a Fundação Dorina Nowill produz livros didáticos, best-sellers em braille, obras literárias em áudio e livros acadêmicos e de referência no formato digital acessível. As obras são distribuídas gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.300 escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil.

SERVIÇO:

Fundação Dorina Nowill para Cegos
http://www.fundacaodorina.org.br/
(11) 5087-0999

HUSF realiza campanha para cadastramento de doadores de medula óssea

Iniciativa pretende registrar mais de 1.500 voluntários

O Hospital Universitário São Francisco, em parceria com a AMEO (Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo), promoverá uma campanha de cadastramento de doadores de medula óssea. Realizada no dia 20 de novembro, no Centro Comunitário da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, a campanha tem o objetivo de reunir o maior número possível de voluntários doadores. “Cada paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre os irmãos. Fora da família, a chance é de uma em 100.000”, explica Márcio Villaça, médico porta-voz da campanha.
Os doadores voluntários ficam cadastrados no REDOME, Registro Nacional de Doadores. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado e, identificando-se a compatibilidade, o doador é convidado a fazer a doação. A partir disso, prosseguem os testes e avaliações clínicas.

Para participar da campanha, o voluntário deve ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde, apresentar documento com foto e comprovante de residência. Após uma breve palestra explicativa, o participante que decidir fazer a doação será encaminhado à coleta de sangue para o teste de compatibilidade, no mesmo local. Não é necessário estar em jejum.

TMO. O Transplante de Medula Óssea é indicado para o tratamento de doenças hematológicas, onco-hematológicas, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes. Para muitos casos, não há como controlar a doença somente com a quimioterapia e radioterapia convencional. Nesse caso, a realização do transplante pode ser o melhor recurso terapêutico para alcançar a cura.

Serviço
Local: Centro Comunitário da Universidade São Francisco
Rua Renata de Oliveira, s/no. (próximo ao estacionamento de alunos da Universidade São Francisco)
Dia e horário: 20/11, das 10 às 16 horas.
Informações: HUSF – Atendimento ao Cliente: 0800-773-7734
http://www.husf.com.br/; http://www.ameo.org.br/

Inovação aberta se mostra alternativa de investimento para empresas brasileiras

Com foco na redução do custo, dos riscos e do prazo de retorno sobre os investimentos em projetos de inovação, no Brasil a prática já foi adotada por grandes empresas como Petrobras, Natura, Vale e Votorantim.

Evento discutirá a Inovação Aberta com a participação de grandes empresas como Petrobras e IBM, além de pesquisadores renomados como o Professor Henry Chesbrough, criador do conceito de Open Innovation.
Atualmente, a prática do empreendedorismo é vista por muitas empresas como um processo fundamental dentro do modelo de gestão. Na mesma linha, desde 2004, com a promulgação da Lei de Inovação (Lei 10.973/04), uma série de incentivos vêm popularizando cada vez mais práticas como a da Inovação Aberta, que já é realidade em grandes empresas multinacionais e nacionais, como Petrobras, Natura, Vale e Votorantim.
Segundo Bruno Rondani, diretor do Centro de Open Innovation - Brasil, a Inovação Aberta é uma boa alternativa para empresas que ainda têm medo do risco associado às estratégias de Inovação. “Por meio de parcerias e estratégias colaborativas, a Inovação Aberta busca, entre outros benefícios, a redução dos custos dos projetos e do tempo de retorno dos resultados, garantindo riscos menores aos investidores”, explica.
Além disso, ele considera que o mercado atual é altamente propício ao desenvolvimento da Inovação Aberta. “Hoje, entende-se que a inovação depende talvez mais da conexão do que da invenção propriamente dita. Empresas reconhecidamente inovadoras como 3M, Philips e Xerox entendem que o desenvolvimento de inovações deve ser gerido como um processo aberto. Estas empresas transformaram seus centros de P e D outrora fechados em ambientes propícios à colaboração externa”, afirma.



Para discutir o tema, o Centro de Open Innovation - Brasil promoverá entre 1 e 3 de dezembro a terceira edição do Open Innovation Seminar, que tem por objetivo disseminar a Inovação Aberta entre os profissionais da área e fomentar o desenvolvimento de uma comunidade de prática voltada ao tema.

Nesta edição, o destaque será o curso “Gestão da Inovação Aberta”, que acontecerá nos dias 2 e 3. Desenvolvido especialmente para o Brasil pelo Professor Henry Chesbrough - maior autoridade mundial em Open Innovation, e seus colaboradores do Centro de Open Innovation Brasil, o curso terá foco no desenvolvimento de novos produtos, mercados e negócios, incluindo aspectos tecnológicos, financeiros, marketing, recursos humanos e do sistema brasileiro de inovação.

“Por meio da combinação de casos, da participação de especialistas externos e da intensiva interação entre participantes, pretendemos prover uma visão ampla sobre o framework gerencial da inovação aberta e como relacioná-lo às oportunidades oferecidas pelo sistema brasileiro”, explica Rondani.

Seminário

Além do curso, o Open Innovation Seminar 2010 também trará palestras, painéis e mesas, que estarão concentradas no primeiro dia do evento. A grade de palestrantes será composta por profissionais do Brasil e exterior que são referência na área, como o Professor Henry Chesbrough, que fará uma apresentação exclusiva sobre o tema, e Eduardo Vasconcellos, responsável pela implementação da disciplina de Inovação no curso de Administração da USP. Participarão também diversas empresas líderes em inovação, como IBM e Petrobras, e instituições de apoio ao crédito como BNDES e ABVCap (Associação Brasileira de Venture Capital).
Entre os temas discutidos durante o Seminário estão novos conceitos como a Inovação em Serviços; a Tecnologia da Informação como ferramenta de auxílio à gestão e em métricas da inovação; modelos de financiamento para inovação; proteção da propriedade intelectual; Open Innovation Venturing, fazendo referência a modelos de gestão de inovação baseados em empreendedorismo; entre outros. Neste dia, haverá ainda um overview sobre as novidades nas políticas públicas e os mais recentes desenvolvimentos do cenário acadêmico.

As inscrições para o Seminário e para o curso de Gestão da Inovação Aberta podem ser realizadas separadamente por meio do site http://www.openinnovationseminar.com.br/.

Seminário
Dia 1/12
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Grand Hyatt São Paulo - Avenida das Nações Unidas, 13.301

- Curso intensivo: Gestão da Inovação Aberta
Viabilizando a inovação a partir de colaborações externas
Dias 2 e 3/12
Horário: das 8h30 às 18h

Local: Grand Hyatt São Paulo - Avenida das Nações Unidas, 13.301

Patrocínio:
Master: Allagi
Platinum: Grupo Thales
Gold: Vale, Natura, Kimberly-Clark, Sebrae
Silver: AES Brasil | Eletropaulo, Banco do Brasil

Sobre o Centro de Open Innovation – Brasil: É uma comunidade de prática que reúne mais de seiscentos praticantes e estudiosos da inovação aberta no Brasil. Os membros participam de reuniões temáticas e contam com um ambiente virtual de colaboração para troca de informações, discussão e acompanhamento das atividades do centro e seus parceiros. Iniciativa de Henry Chesbrough e empresas e instituições brasileiras, o centro visa melhorar as práticas de inovação aberta* no país.

*A inovação aberta, definida em 2003 pelo professor Henry Chesbrough, da Universidade de Califórnia – Berkeley, é uma abordagem da gestão da inovação em que a empresa integra recursos internos e externos para realizar atividades de P&D e para colocar as inovações no mercado, formando redes de inovação que podem incluir centros de pesquisa, clientes, fornecedores, startups e até mesmo concorrentes.

Diego Segura
BRSA - branding and sales

Pilates para Crianças Sim Senhor!

Por: *Mercês Regina da Silva

Você deve estar se perguntando, Pilates para crianças?

Sim, as crianças também podem praticar o método, desde que respeite seus limites, sua faixa etária e o seu desenvolvimento motor.

A partir do momento que a criança começa a frequentar a escola, percebe-se que ela começa mudar sua postura, pois muda a rotina. Ela ficará mais tempo sentada, às vezes com uma postura não correta, seja para estudar, ficar no computador, desenhar, comer ou ver TV.

A criança passa a carregar mochila nas costas e com tantos afazeres a coluna que ainda está em fase de desenvolvimento vai moldando de uma maneira que a deixará com dores nas costas e uma sensação de cansaço corporal.

Os exercícios de Pilates são ensinados de uma maneira lúdica e desafiadora, fazendo a criança trabalhar sua consciência corporal, sentindo a necessidade de um bem estar desde agora e para sempre...

Os aparelhos são adaptados de forma com que eles consigam alcançar para a realização dos exercícios, e são usados acessórios como bolas de vários tamanhos, fitas elásticas, rolos de espuma, meia lua, entre outros materiais, para tornar as aulas bem divertidas, além de estimular e desafiar as crianças.

Os benefícios do Pilates para crianças:

-Proteção do sistema locomotor;

-Melhora da postura;

-Sono tranquilo;

-Alongamento;

-Fortalecimento muscular;

É preciso estabelecer identidade e conexões nas aulas de Pilates e o universo no qual as crianças estão inseridas para que elas consigam perceber os benefícios da postura, concentração e da respiração correta.

Mercês Regina da Silva é instrutora de Pilates da Academia Vila Olímpica, localizada em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.

Reforço escolar: aliado dos pais e dos filhos

Avaliar os resultados que as crianças vêm obtendo na escola deve ser um trabalho constante durante todo o ano. A qualquer momento, o reforço escolar pode ser necessário, para que elas consigam acompanhar o ritmo das matérias até o final da série em que se encontram. Hoje, existem escolas que têm toda a estrutura para ajudar o aluno a enfrentar e superar suas dificuldades em relação ao rendimento escolar.

“Muitas vezes o aluno precisa apenas de um reforço pontual, pois não conseguiu compreender o conteúdo dado em sala de aula. Porém, em outras ocasiões, é necessário um trabalho mais intenso, já que o objetivo é ensiná-lo a raciocinar naquela matéria, para que a compreensão venha naturalmente”, afirma Inês Reingeheim, educadora e diretora do PASSATEMPO. O trabalho de reforço escolar inclui, também, aconselhamento psicopedagógico com os pais, independentemente das atividades com seu filho.

O trabalho de acompanhamento escolar atua dentro do contexto de grandes cidades, onde há grande dificuldade de os pais participarem da educação das crianças. “Muitas vezes os pais chegam bem tarde em casa e não conseguem mais ajudar os filhos nos estudos. Em outras situações, a falta de conhecimento sobre a matéria ou de didática dificultam o diálogo com a criança, que também passa a evitar estudar com os pais”, avalia Ana Cristina Luzzi, psicóloga educacional do PASSATEMPO. Nesses casos, sua equipe atua de forma a aparar essas arestas, explicando para os pais como o acompanhamento pode ser desenvolvido, ao mesmo tempo em que os alunos são orientados em relação às matérias em que encontram dificuldades.

O reforço escolar ainda pode ajudar na adaptação de crianças que mudaram de escola no meio do ano. “O aluno se depara com outros métodos de ensino e enfrenta dificuldades para acompanhar as matérias”. Nesses casos, a equipe entra em contato com a escola para obter orientações a respeito da metodologia empregada, a fim de ajudar o aluno a perceber como a matéria é apresentada em aula.

FACULDADE IMPACTA TECNOLOGIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA VESTIBULAR 2011

Participando da palestra gratuita "Como Alcançar o Sucesso no Mercado de TI, Gestão e Design" candidatos ganham um ponto no vestibular e ainda ficam isentos de taxa de inscrição

A FIT - Faculdade Impacta Tecnologia - está com as inscrições abertas para o processo seletivo do 1° semestre de 2011, até o dia 20 de outubro de 2010. As provas serão aplicadas no dia 23 de outubro.

As inscrições são para os cursos de Graduação Bacharelado e Graduação Tecnológica (cursos superiores com duração de 2 a 2,5 anos). Os cursos oferecidos são: Sistemas de Informação e Administração, Redes de Computadores, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicações para Internet e Tecnologia em Design de Mídia Digital.

No dia 19 de outubro acontece a palestra pré-vestibular "Como Alcançar o Sucesso no Mercado de TI, Gestão  e Design", às 19h30, na sede da faculdade. Os alunos que participarem ganharão um ponto no vestibular e ficarão isentos da taxa de inscrição, que é de R$ 90,00.

O vestibular consiste em uma prova de conhecimentos gerais (Português, Matemática e Inglês) e uma prova de conhecimentos específicos em informática. Na pontuação serão considerados também os cursos técnicos já concluídos e a atuação profissional, por meio de análise do currículo, que deverá ser cadastrado no site http://www.impacta.edu.br/.

A faculdade também está com as inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de pós-graduação em Marketing Digital, Engenharia de Software, Business Intelligence, Design Gráfico, Design Tridimensional: Produto, Vídeo (efeito especial) e Game, Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação, Gestão de Projetos com ênfase no PMI, Arquitetura da Informação, Investigação de Fraudes e Forense Computacional - Direito Digital, Consultoria e Tecnologia Web e para os cursos de MBA em Planejamento e Estratégia de Negócios com Suporte da TI e MBT em Gerenciamento e Gestão de Redes de Alta Performance (Cursos de MBA e MBT Internacional em parceria com a Universidade da Carolina do Norte (EUA), a CCC&TI (Caldwell Community College and Technical Institute)


Agenda:

Palestra Pré-vestibular "Como Alcançar o Sucesso no Mercado de TI, Gestão e Design"
Data: 19 de outubro de 2010
Horário: 19h30 às 22h00
Local: Rua Arabé, 71 - próximo ao Metrô Santa Cruz
Inscrição: gratuita pelo site http://www.impacta.edu.br/

Vestibular FIT
Data: 23 de outubro de 2010
Horário: 09h00 às 13h00
Local: Rua Arabé, 71 - próximo ao Metrô Santa Cruz
Inscrições: até 20 de outubro na Central de Atendimento FIT ou pelo site http://www.impacta.edu.br/
Taxa: R$ 90,00 (isento para aos que participarem da palestra pré-vestibular)

Mais informações pelo telefone 11.3262.5007

Sobre a FIT

A FIT - Faculdade Impacta Tecnologia é uma instituição de ensino superior voltada para as áreas de gestão e tecnologia da informação. Foi criada em 2003 para suprir a falta de mão de obra qualificada e especializada do mercado de TI, Gestão e Design e tem portifólio de ensino completo, que inclui cursos de Graduação, Pós-Graduação, MBA e MBT. A FIT tem o objetivo de formar os futuros líderes e executivos do mercado de TI, CIO´s (Chief Information Office) e profissionais aptos a aplicar a Tecnologia da Informação nos negócios das empresas.

Entre os benefícios da FIT estão o VCI (Virtual Classroom Impacta) - metodologia de ensino única que utiliza lousas eletrônicas para capturar todo o conteúdo (texto, voz, imagem) ensinado em aula, que é disponibilizado para o aluno tanto pela internet quanto na biblioteca da faculdade - e parcerias acadêmicas com mais de 50 universidades públicas dos EUA.

Com estrutura sólida e excelente material de apoio para os alunos, como uma biblioteca com um amplo acervo e bancadas para notebook, a FIT possui um conceituado corpo de docentes composto por 80% de Mestres e Doutores, da USP, PUC e FGV, com larga experiência profissional adquirida em empresas líderes de mercado como Oracle, Microsoft, Sybase, IBM, HP, Ericsson, entre outras. 

Download texto

90% da população terá pelo menos uma crise de lombalgia no decorrer da vida

Lombalgias agudas são muito comuns e possuem como causas movimentos realizados de forma errada. Já lombalgias crônicas são menos comuns mas requerem tratamento multidisciplinar devido a sua complexidade. Casos de dor na coluna são cada vez mais frequentes em função do sedentarismo, obesidade e estresse

Dor nas costas. Com a vida moderna nas grandes cidades, tempo gasto no trânsito e o dia todo dentro de um escritório, quem nunca reclamou? Difícil, pois de acordo com o neurocirurgião e especialista em cirurgia de coluna vertebral do Hospital 9 de Julho, Dr. Alexandre José Reis Elias, 90% da população terá pelo menos um episódio ou crise de dor na coluna ou lombalgia no decorrer da vida. E os motivos para isso estão cada vez mais frequentes. "Podemos dizer que o número de pessoas que sofrem de dor nas costas tem aumentado principalmente em função do sedentarismo, do sobrepeso e do estresse", afirma o médico.

Mas, como definir quando a dor nas costas é passageira ou pode indicar um problema mais grave? O Dr. Alexandre explica que o problema mais comum é a lombalgia aguda, com duração da dor menor que 12 semanas. Trata-se de uma dor que aparece na coluna lombar (entre a última costela e as nádegas), que piora muito ao fazer qualquer movimento com o corpo. Por isso, o paciente "anda com o corpo duro". A causa mais comum da lombalgia aguda é algum movimento errado que o paciente fez como: carregar peso em excesso ou de forma errada; abaixar o tronco para pegar algum objeto, com as pernas esticadas; fazer rotação do corpo mantendo os pés parados no chão ao invés de rodar todo o corpo; ou, ainda, pegar algum objeto em uma estante alta inclinando o corpo para trás.

Quando a dor nas costas dura mais que 12 semanas é caracterizada como lombalgia crônica e, por ter causa multifatorial, é bem mais difícil de ser tratada, requerendo a procura de um centro especializado em dor, com equipe multidisciplinar formada por neurocirurgião, reumatologista, fisiatra, ortopedista etc. É o caso do Centro de Dor, Neurocirurgia Funcional e de Coluna do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Independentemente da duração da dor, o indicado é, ao surgimento dos sintomas, que a pessoa procure um especialista para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento. "Apesar de rara, a causa da dor pode ser a presença de fraturas, tumores ou até mesmo uma infecção da coluna. Somente com uma avaliação médica podemos saber se é alguma doença mais grave ou não", completa.

Lombalgia aguda: A mais comum e de ótima evolução apesar da forte dor inicial

Os casos de lombalgia aguda são, normalmente, quadros benignos e autolimitantes, ou seja, o paciente melhora da dor utilizando medicações ou não. É muito importante deixar claro para o paciente que a dor não vai desaparecer em alguns dias mas em algumas semanas. O tratamento pode ser avaliado pelo próprio paciente: se a cada semana ele estiver melhor que na semana anterior, é porque o tratamento está indo bem. "Os pacientes não orientados desta forma ficam preocupados, pois a dor não desaparece em poucos dias e eles ficam perambulando pelos pronto-socorros e consultórios", afirma o Dr. Alexandre. No entanto, para aliviar o sofrimento do paciente, o médico pode indicar medicações analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes musculares que, associadas à fisioterapia e à acupuntura, proporcionam alívio importante da dor. Outro fator importante é encorajar o paciente a não ficar em repouso e reassumir suas atividades assim que a dor apresentar uma melhora inicial. Mesmo em casos de dor lombar de forte intensidade, o paciente deve evitar o repouso prolongado. "Após o tratamento da crise, inicia-se o tratamento de prevenção de novas ocorrências com RPG - Reeducação Postural Global, controle do peso, combate ao sedentarismo etc.", explica o médico.

Tratamento da lombalgia crônica é feito por equipe multidisciplinar

No caso das lombalgias crônicas, o diagnóstico preciso é de fundamental importância para o tratamento correto. Isto nem sempre é fácil e, muitas vezes, o especialista em coluna necessita do auxílio de outros profissionais para o diagnóstico. Daí, a importância do tratamento multiprofissional. Por exemplo: pacientes com dor lombar mecânica, que piora com movimentação e melhora com o repouso, são a maioria e devem ser avaliados para os possíveis diagnósticos envolvendo este tipo de dor. Por outro lado, pacientes com dor lombar de padrão inflamatório, que piora ao repouso e melhora com a movimentação, devem ser sempre avaliados pelo reumatologista. Para a lombalgia crônica, também são indicados tratamentos com outros profissionais, quando necessário: pessoas com depressão devem ter acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico; obesos devem fazer avaliação com endocrinologista e nutricionista.

Evolução nas cirurgias com tempo de recuperação recorde - As cirurgias de coluna evoluíram muito nos últimos anos e há diferentes tipos para diferentes patologias. É possível fazer desde uma lesão de uma raiz nervosa dolorosa com agulha através da pele, até reconstruir a coluna utilizando parafusos e barras, de forma que o paciente pode sair da cama no dia seguinte como, por exemplo, nos casos de tumores na coluna. Quanto à recuperação, a maioria dos pacientes é estimulada a deambular no primeiro ou segundo dia após a cirurgia, diferentemente do que ocorria no passado, quando se preconizavam longos períodos de repouso na cama.

Uma pequena parcela dos pacientes são ser tratados com cirúrgica. Os candidatos ao tratamento cirúrgico são: os que fizeram o tratamento clínico e não obtiveram melhora da sua dor; aqueles em que foram diagnosticadas outras patologias, por exemplo, tumores na coluna; e os que desenvolveram alteração do exame neurológico, como fraqueza nos braços, fraqueza nas pernas ou dificuldade para urinar ou evacuar. "É sempre bom lembrar que, assim como todos os tratamentos da medicina, estes também envolvem riscos, que devem ser avaliados pelo cirurgião e pelo paciente", explica o Dr. Alexandre.

Dicas para evitar a sobrecarga na coluna e a dor:

- melhor posição para dormir: Não dormir de bruços, mas de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho;

- tipo de colchão: não deve ser muito mole, nem muito duro. Os semiortopédicos são uma boa opção, porém não existe regra e a escolha é individual;

- melhor forma de levantar da cama: virar o corpo para o lado e começar a levantar-se de lado. Não levantar-se para frente;

- transportar objetos pesados que estão no chão: Agachar-se dobrando os joelhos, próximo ao objeto, e pegá-lo sem inclinar a coluna. Não carregar peso excessivo (exemplo: maior que três quilos).

- no trabalho em escritórios: utilizar cadeiras que não reclinem para trás, com apoio para os braços; sentar usando todo encosto e os pés totalmente encostados no chão. A tela do computador deve ficar na altura dos olhos para a coluna cervical (pescoço) ficar em posição confortável;

- carregar mochilas: utilizar mochilas nas costas usando alças dos dois lados e cuidado com excesso de peso, principalmente nas crianças;

- uso do salto alto: o salto pode acarretar dor na coluna lombar. Deve-se ter bom senso de usar eventualmente e, caso provoque dor, evitar o uso;

- dirigir: sempre com as costas apoiadas no banco e os braços parcialmente fletidos (não esticados totalmente);

- recomendação especial para gestantes: manter atividade física supervisionada e permanecer dentro do peso. Lembrar que as dores lombares em gestantes são comuns e, na maioria das vezes, não representam nenhum problema sério de coluna. Deve-se procurar um especialista em coluna para fazer o diagnóstico correto, tratamento e prevenção de novas crises;

- massagem e outros tratamentos alternativos: terapias locais como massagem, calor etc. podem trazer alívio para o paciente. Muitas vezes não trazem alívio da dor propriamente dita, mas causam bem estar e só isso já justificaria o seu uso, sempre com a indicação de um médico especialista.

- RPG e Pilates: para os pacientes com forte dor aguda é indicada a fisioterapia analgésica junto com RPG. Para os pacientes que melhoraram, a indicação é RPG ou Pilates para tentar prevenir novas crises de dor.

Sobre o Hospital 9 de Julho - Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade e tem focado seus investimentos no atendimento de traumas e na criação de Centros de Especialidades (Dor, Neurocirurgia Funcional e Coluna, Oncologia, Gastro, Rim e Medicina do Exercício e do Esporte).

Com cerca de 1,5 mil colaboradores e 3,8 mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 285 leitos, sendo 60 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, especialistas em procedimentos de alta complexidade, além de um Centro Cirúrgico com capacidade para até 14 cirurgias simultâneas.

WEBSITE http://www.hospital9dejulho.com.br/
BLOG http://www.pordentrodo9dejulho.com.br/

Seminário Nacional de Espiritualidade no século XXI

Inscrições para participarem da atividade já estão abertas

História, Religião e Educação: As Propostas de Paulo Freire, Redes sociais e sociedades virtuais:formando e fortalecendo laços, Ikebana, Imagem e Alteridade e Comer, Rezar, Amar - receitas para a vida centenária são algumas das atividades programadas para ocorrerem durante o 1ºSeminário Nacional sobre Espiritualidade no Século XXI, nos dias 19 e 20 de novembro, na Vila Mariana, em São Paulo.
Direcionado aos professores, psicólogos, pesquisadores das áreas, estudantes e público em geral, o evento tem o propósito de criar debates a partir de uma visão inter, multi e transdisciplinar sobre os assuntos.
Na programação, o presidente da Fundação Mokiti Okada, organizadora do evento, Rogério Hetmanek, fará a abertura oficial das atividades e a primeira conferência terá o tema: "Educação e Espiritualidade" e será coordenada pelo doutor em educação pela USP - Universidade de São Paulo, Marcos Ferreira dos Santos. A doutora em neurociências pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Sissy Veloso Fontes, ministrará no dia seguinte a palestra sobre Saúde e Espiritualidade. Já o assunto Arte e Espiritualidade será conduzido pelo livre-docente em psicologia pela USP, Geraldo José de Paiva.
Um panorama geral sobre os temas e as interfaces com a espiritualidade é o que pretende oferecer os minicursos. Já os workshops introduzirão os assuntos por meio de vivências. Pesquisas concluídas e em andamento serão apresentadas na reunião dos participantes em grupos temáticos. As exposições de pôsteres exibirão resultados de pesquisas de alunos de diversas instituições de ensino.
A iniciativa acontece à Rua Morgado de Mateus, 77 - Vila Mariana, em São Paulo. Para realizar as inscrições, os interessados em participar do seminário deverão acessar o site: www.faculdademessianica.edu.br/seminario.