Assista nosso Programa

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

HISTÓRIAS DE JOVENS COM HIV MOVIMENTA CONCURSO CULTURAL

Histórias de jovens que vivem ou convivem com HIV serão premiadas em concurso cultural

Jovens que vivem ou convivem com o HIV estão convidados a compartilhar suas histórias e revelar um novo olhar sobre a epidemia, por meio da literatura. A proposta é o tema da segunda edição do concurso Vidas em Crônica, promovido pelo Ministério da Saúde. Serão premiadas as melhores histórias contadas por pessoas que vivem ou convivem com HIV. A novidade desta edição é que os relatos serão narrados exclusivamente por jovens. As inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 20 de setembro, por meio do site www.aids.gov.br/vidasemcronica.

A escolha do público-alvo trará para o concurso uma nova perspectiva sobre o viver com aids nos dias de hoje. Essa nova geração não conviveu com o início da epidemia no Brasil, período em que a doença era como uma sentença de morte. "O jovem pode expressar, a partir da sua própria história, uma outra realidade. Isso servirá também para nós, gestores, podermos pensar nas políticas públicas focadas na maneira como eles estão vivendo", explica Eduardo Barbosa, diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
O Vidas em Crônica terá duas categorias: uma para quem vive e outra para quem convive com o HIV/aids. As 10 histórias finalistas serão adaptadas por um escritor e publicadas em uma revista especializada. Os dois primeiros colocados de cada grupo ganharão um computador. Os outros seis melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão convidados para a cerimônia de entrega do prêmio, em evento promovido pelo Ministério da Saúde.
Podem participar jovens de 15 a 30 anos de idade - no caso dos menores de 18 anos, há necessidade de autorização dos responsáveis. Cada relato deve ter, no máximo, 3 mil caracteres, incluindo espaço. No ato da divulgação dos textos será preservado o sigilo dos autores, desde que solicitado. Entre os critérios de seleção serão avaliados a adequação ao tema, o respeito aos direitos humanos e a criatividade. A data provável de divulgação dos resultados é 8 de outubro. Site: http://www.aids.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário