Assista nosso Programa

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

38ª Etec da capital paulista

O governador Alberto Goldman e o prefeito de São Paulo inauguraram ontem a 38ª Escola Técnica Estadual (Etec) na cidade de São Paulo, no Jardim Ângela. A nova unidade foi construída em terreno cedido pela Prefeitura e está entre as seis Etecs localizadas na Zona Sul da Capital

"Tem muita coisa boa sendo feita em São Paulo. A Zona Sul está sendo transformada para que a população tenha qualidade de vida, este é o objetivo da Prefeitura e do Governo do Estado, que estão investindo nesta região. A partir de agora vocês terão essa unidade para se preparar para o mercado e ter um bom emprego", disse o prefeito à platéia, que lotou o auditório da unidade escolar.

A Etec Jardim Ângela iniciou suas atividades no mês de fevereiro deste ano e tem mais de 350 alunos cursando Contabilidade, Informática e Segurança do Trabalho. O curso de Segurança do Trabalho foi o mais procurado no processo seletivo para o segundo semestre de 2010, com um índice de 7,13 candidatos por vaga. Em 2011, será criado também o curso de Farmácia. A Etec Jardim Ângela é a segunda unidade entregue no mês de agosto na Zona Sul. No último dia 13, Governo e Prefeitura entregaram a Etec Capela do Socorro.

Ao todo, são 12 salas de aula, quatro laboratórios de informática, dois laboratórios de farmácia, um de física, um de química e outro de biologia. A biblioteca ainda está em fase de instalação. No período da manhã, as instalações da escola são usadas por duas turmas de 40 alunos do Ensino Médio.

Na região também estão localizadas outras cinco Etecs: Capela do Socorro, Getúlio Vargas, Heliópolis, Santo Amaro e Zona Sul. Em quatro anos, o Estado praticamente triplicou o número de vagas para o ensino técnico. "Há quatro anos, a Cidade tinha apenas 5.300 vagas para ensino técnico. Hoje, são 16 mil vagas. Ainda assim, o número de candidatos por vaga é alto, o que significa que a demanda de pessoas que querem se qualificar é grande", disse o governador. "Esse progresso só é possível porque existe um trabalho coordenado entre o Estado e a Prefeitura em benefício do povo", concluiu Goldman.

Empregabilidade

Uma pesquisa feita pela Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza indica que 73,7% dos técnicos formados nas Etecs conseguem emprego em um período máximo de até um ano após a conclusão do curso. Outro dado indica que 87,7% têm vinculo formal de trabalho. O setor da indústria é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário