O prefeito de São Paulo prestigiou no último domingo as comemorações dos 56 anos do Parque Ibirapuera e, ao lado do secretário do Verde e do Meio Ambiente, aproveitou para vistoriar as obras de infra-estrutura do principal símbolo da cidade de São Paulo e anunciar a reforma da ciclovia. "É um momento de todos nós renovarmos a nossa identidade com o parque. Renovarmos a identidade dele com São Paulo e a oportunidade de ratificarmos o nosso compromisso com a Cidade no sentido de cada vez cuidar melhor do nosso parque", destacou o prefeito.
Pela primeira vez desde que foi implantada, em 2004, a ciclovia do Parque Ibirapuera se prepara para uma reforma estrutural em todo o seu circuito. Toda a obra foi doada pela Volkswagen do Brasil, em um termo de cooperação com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, no último dia 12. O próximo passo é a estruturação do projeto detalhado para a reforma.
A revitalização da ciclovia contempla cinco fases: drenagem de alguns pontos da via; reestruturação da geometria e dos níveis do trajeto; readequação das guias e sarjetas; retirada do asfalto atual; e recapeamento da via, pintura e sinalização horizontal.
A cada 500 metros de ciclovia serão instaladas também placas com informações da quilometragem percorrida, além de totens fixados ao longo do trajeto com informações de alongamento para a prática de exercícios físicos e dicas de segurança para o convívio saudável dos ciclistas no espaço.
O parque ganhará ainda três Bike Fresh, equipamento que põe à disposição do ciclista serviço de ar pressurizado e estacionamento para bicicletas, além de jatos d'água refrescantes.
História
O Parque Ibirapuera foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo. O projeto do parque foi elaborado pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Knesse de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes. Hoje o Ibirapuera é um dos parques mais procurados pela população paulistana e uma das mais importantes áreas verdes da Cidade.
Infra-estrutura
O parque possui pista de cooper, parque infantil, quadras esportivas, sanitários, Viveiro Manequinho Lopes, Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini, Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna (MAM), Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), Museu Afro-Brasil, Herbário, Jardim das Esculturas, Fundação Bienal, Auditório, Praça Burle Marx, Fonte Multimídia, lanchonetes, restaurante, sorveteria, banca de jornais e revistas, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicleta, Museu de Arte Contemporânea (MAC), serraria (local utilizado para práticas corporais), Praça da Paz, Escola de Jardinagem e Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco Ibirapuera).
Fauna e Flora
A fauna do Ibirapuera é a mais bem estudada dentre os parques urbanos, com 163 espécies animais. No local, aranhas, peixes, anfíbios, cágados, gambás, morcegos e 142 espécies de aves dividem o espaço com os munícipes.
A vegetação do espaço é constituída de eucaliptal, jardins, bosques heterogêneos e gramados com alamedas de figueira-lacerdinha, seafórtia, alecrim-de-campinas, ipê-rosa, chicha e alfeneiro. Existem conjuntos de sete-capotes, jaqueira e carvalho-brasileiro, além dos exemplares isolados de espécies nativas e exóticas como pau-ferro, banyan-da-índia, pau-brasil e tamareira-das-canárias. Num trecho do córrego do Sapateiro existe vegetação ribeirinha espontânea protegida por uma cerca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário