Assista nosso Programa

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ateliê para Pais e Filhos

Momentos agradáveis de convivência e lazer por meio da arte
Nos sábados de agosto, das 10h30 às 12h, no PASSATEMPO Recreação e Estudo, pais e filhos ganham uma oportunidade para curtir um tempo juntos em uma oficina especial, produzindo peças exclusivas:
Pintura e Customização de:
• Porta-lápis em madeira
• Jogo de Damas em madeira
• Porta-copos para o bar do papai
• Lixeira em tecido para o carro
Valor por dupla ( pai e filho) : R$ 52,00, com material incluído.

Necessário fazer a inscrição antecipadamente

Serviço:
PASSATEMPO Recreação & Estudo
Rua João Álvares Soares, 1.314
Campo Belo - São Paulo
(11) 5042-2739 ou 5042-2720
www.opassatempo.com.br

Crianças em férias aprendem a velejar nos Clubes Escola de Guarapiranga

Em um dos Clubes Escola instalados na orla da Represa Guarapiranga crianças de 10 a 16 anos descobrem o prazer de praticar atividades aquáticas. A baixa temperatura e a neblina densa da manhã, características nesta estação, não desanimam a criançada que às 8h já espera ansiosa para colocar os veleiros do tipo Dingue nas águas da represa. O Dingue foi escolhido por ser um veleiro projetado para ser de fácil manuseio com um casco que garante estabilidade e transmite confiança ao iniciante.
Há dois anos, o Clube Escola de Iatismo oferece o curso gratuito de vela por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e a Associação de Ensino e Práticas Náuticas (Pranáutica). Além de aulas teóricas com noções básicas, os alunos aprendem na prática a manejar o veleiro, manobrar a vela, rebocar outra pequena embarcação e a prestar atenção nos fenômenos naturais, como direção do vento e movimentação da água.
Na primeira aula os alunos aprendem a diferenciar as partes do barco e juntamente com um instrutor saem para velejar. A instrutora Graziela Kotinda Tussato, há 11 anos velejadora, conta que é encantador observar o progresso dos alunos. "É impressionante a evolução deles. Muitos chegam tímidos e precisando de incentivo. Aos poucos eles conquistam confiança e se tornam independentes", declara Graziela enquanto passa instruções para os alunos. Antes de colocar os veleiros na água, os instrutores repassam as orientações básicas para os alunos como verificar o colete salva-vidas e demais equipamentos da pequena embarcação.
Além do curso de férias, realizado durante todo mês de julho, as aulas de vela são mantidas durante o ano inteiro e acontecem três vezes por semana. A coordenadora do curso, Carolina Andersen, diz que a procura por vagas do curso de férias tem sido muito boa. "Muitas crianças gostam e acabam se inscrevendo para as aulas regulares, diz ela. "O meu pai costuma velejar aqui na represa, viu a placa do curso e perguntou se eu não queria participar. Como eu sempre gostei de água eu decidi tentar. É bem melhor do que ficar em casa", festeja Marina Ciapponi Leibovich de 11 anos. "É muito legal e emocionante velejar. Eu aprendi a diferença de bordo e estibordo. Mas ainda não sou muito boa com a vela, sou melhor com o leme", admite Helena Andersen, 10 anos, a integrante mais nova da turma.
"A idéia do Clube Escola é que a criança ocupe o tempo livre e, ao invés de ficar na rua, possa praticar alguma atividade de esporte, lazer ou recreação. A maioria dos alunos que participa é estudante de escolas públicas municipais e estaduais que vêem aqui a oportunidade de aprender um esporte diferente. A auto-estima delas muda consideravelmente, elas se sentem especiais", revela Richard Andersen, um dos professores e também coordenador do curso.
Os cerca de 40 alunos são divididos em dois horários, pela manhã das 8h às 11h, e durante à tarde das 14h às 17h. O CDC Iatismo fica na avenida Robert Kennedy, 5300, em Interlagos. Para mais informações, ligue 5543-1345.

Secretaria Municipal de Educação abre inscrições para clínicas esportivas

A partir do dia 12 de julho, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Esporte Clube Pinheiros, realiza diversas clínicas de capacitação nas modalidades esportivas. Podem participar diretores, coordenadores pedagógicos, professores de Ensino Fundamental II e Médio, especialistas em informações técnicas, culturais e desportivas, coordenadores de núcleos e projetos e gestores dos Centros Educacionais Unificados (CEUs)
As clínicas, os profissionais terão aulas teóricas e práticas das modalidades esportivas escolhidas, entre elas atletismo, basquete, esgrima, ginástica artística, handebol, natação, pólo aquático e voleibol. Aprenderão o histórico, as regras e os princípios básicos dos esportes além de discutirem sua importância social e cultural. Será uma oportunidade também de refletir sobre as formas de estimular a prática de atividades físicas pelos alunos no ambiente escolar e fora dele. Sérgio Hortelan, ex-técnico da seleção brasileira feminina de handebol, está entre os palestrantes. Atualmente ele é técnico da seleção brasileira de júnior e auxiliar da equipe adulta do Clube Pinheiros.
Para participar, é obrigatória a entrega de atestado médico no dia da clínica. Para natação e pólo aquático o atestado também deve constar a liberação dermatológica. Os encontros serão no Clube Pinheiros e o acesso será feito pela portaria da Escolinha, localizada na Rua Angelina Mafei Vita, 500, no Jardim Europa. Para entrar no prédio, cada professor deverá apresentar o RG original.
Os profissionais podem escolher quantas modalidades quiserem. São oferecidas 50 vagas por grupo. Veja o cronograma completo das atividades e algumas especificações das modalidades:
Atletismo
* 2/10 (sábado) - Das 9h às 12h
* 30/10 (sábado) - Das 9h às 12h
Traje: Roupas esportivas confortáveis e calçando tênis.

Basquete
* 12/7 (segunda-feira) - Das 9h às 12h
Traje: Roupas esportivas confortáveis e calçando tênis.

Esgrima
• 14/7 (quarta-feira) - Das 13h às 16h
Traje: Roupas esportivas confortáveis e calçando tênis.

Ginástica Artística
• 14/8 (sábado) - Das 14h às 18h30
Será necessário ficar sem calçados, ou, para alguns aparelhos, de meias.

Handebol
• 15/7 (quinta-feira) - Das 14h às 18h
Traje: Roupas esportivas confortáveis e calçando tênis.

Natação
• 23/10 (sábado) - Das 9h às 13h30
É necessário usar roupas de banho, toucas de natação (quem tiver), toalhas e chinelos. Há vestiários disponíveis com chuveiros para os que quiserem tomar banho.

Pólo Aquático
• 2/10 (sábado) - Das 14h às 18h30
É necessário trazer roupas de banho, toucas de natação (quem tiver), toalhas e chinelos. Há vestiários disponíveis com chuveiros para os que quiserem tomar banho. A clínica será realizada na piscina externa que tem profundidade de 2m. Se o participante não souber nadar poderá vir com seu traje de banho e será auxiliado.

Voleibol
• 20/7 (terça-feira) - Das 14h às 18h
Traje: Roupas esportivas confortáveis e calçando tênis.

Turbinando o cérebro com exercício físico

Por Cérebro Melhor*
Para extrair o máximo de benefícios para o cérebro enquanto se pratica exercícios físicos, o portal Cérebro Melhor (www.cerebromelhor.com.br), referência em treinamento para o cérebro por meio de jogos online, preparou cinco dicas importantes para esse momento.
1. Exercite dentro das fronteiras da sua condição física: Monte um programa de treinamento que se adeque a você e nunca o exceda. A cada semana, gradualmente, aumente a duração das suas sessões de exercício e, enquanto você melhora sua condição física, começará a sentir os benefícios mentais.
2. Fique aeróbico: A não ser que você seja um atleta treinando seriamente para uma corrida específica, há pouca necessidade de se ultrapassar seu limite aeróbico quando se exercita. Treine num ritmo confortável e mantenha uma respiração regular. Quando correndo ou andando de bicicleta, você deve conseguir manter uma conversa sem perder o fôlego. Se você se sentir sem fôlego, diminua o ritmo.
3. Aqueça e desaqueça: Se você precisar fazer algum exercício de alta intensidade, tenha certeza de fazer o aquecimento e o desaquecimento com exercício aeróbico leve antes e depois do treino para trazer seu cérebro de volta ao ritmo.
4. Fique hidratado: A desidratação faz com que seu cérebro e corpo deixem de funcionar normalmente. Se você não tomar água suficiente durante e depois dos exercícios, você pode não obter nenhuma recompensa, tanto física quanto mental. Na melhor das hipóteses, vai reduzir seu ritmo. Não corra esse risco e sempre tenha água ao alcance.
5. Mantenha objetivos. É difícil se imaginar correndo uma maratona se você nunca caminhou um quilômetro. Fique focado e mantenha objetivos gerenciáveis que te levarão ligeiramente fora da sua zona de conforto. Quando você atingir um objetivo, faça logo outro. A força mental necessária para correr uma maratona será desenvolvida naturalmente junto com sua condição física.
Experimente você também os benefícios do exercício físico para o seu desempenho cerebral.
Para saber mais, acesse: www.cerebromelhor.com.br ou www.cerebromelhor.com.br/novidades.asp

*O Cérebro Melhor é referência em jogos online para treinamento cerebral. www.cerebromelhor.com.br

**Conteúdo autorizado para publicação apenas com citação da fonte

Sobre o Cérebro Melhor:

Lançado oficialmente em maio de 2010, o Cérebro Melhor é uma empresa licenciada do Grupo SBT/Happy Neuron (Scientific Brain Training), com mais de 10 anos de experiência no mercado de desenvolvimento cognitivo por meio de jogos e uma equipe de cientistas reconhecidos no meio acadêmico. Com desafios online que estimulam as cinco principais funções cognitivas do ser humano: memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial, o portal atende ao mercado corporativo que busca programas de desenvolvimento para aprimorar a capacidade cognitiva de seus colaboradores, e pessoas físicas que desejam exercitar o cérebro tanto para prevenir o declínio cognitivo natural como para melhorar a qualidade de vida dos que já sentem os efeitos deste declínio. O Cérebro Melhor é chancelado por Suzana Herculano-Houzel, consultora científica do portal e neurocientista com diversos livros publicados relacionados à neurociência e bem-estar. Para mais informações, acesse: www.cerebromelhor.com.br

Manoel Cruz Quarteto se apresenta no Teatro Humboldt

Contrabaixista recebe convidados ilustres no show Embaixo da alma, que mistura a música brasileira, latina e o fusion americano

O projeto Quintas Musicais, do Teatro Humboldt, recebe no dia 22 de julho, às 20 horas, o contrabaixista e compositor Manoel Cruz, que vem mostrar o que um baixo bem “suingado” é capaz de fazer em um som instrumental de alta qualidade, temperado com ritmos cubanos e brasileiros.

O show, batizado “Embaixo da alma”, tem como objetivo divulgar o marcante trabalho autoral de Cruz, que já atuou como sideman de vários artistas da MPB como o maestro e pianista Adylson Godoy, Jovelina Perola Negra, Almir Guineto e Art Popular, e que agora se posiciona sob os holofotes e expõe toda a sua experiência musical.

“A proposta do show é mostrar a mescla de influências que incidiram na minha música, principalmente a música brasileira, latina e o fusion americano”, explica Cruz.

Desde 2008, o contrabaixista lidera o projeto Manoel Cruz Quarteto - formado por Iuri Salvagnini (Piano e teclado), Marco Melito (Sax Tenor) e Ricardo Berti (Bateria) - com foco em suas composições e experimentação em releituras de clássicos da MPB e Jazz, atuando em diversas casas do circuito de jazz de São Paulo e interior.

O show ainda vai contar com a presença dos músicos convidados: Adilson Godoy (Piano),
Arthur Doca (Violão e voz) e Denis Cristyan (Guitarra e violão). Além disso, o DVD do projeto será gravado no evento.

E ao contrário do que se vê comumente, o contrabaixo deve sim extrapolar a sua função harmônica e ganhar tons melódicos, seja no arco ou pizzicato. Mas, como Manoel Cruz deixa claro, “O foco principal é a composição”.

Ficha Técnica do Projeto:
Direção Musical: Denis Cristyan Guitarra e violão
Arranjos: Manoel Cruz
Produção Geral: Manoel Cruz
Coordenação Geral: Manoel Cruz

Músicos:
Manoel Cruz Quarteto
Manoel Cruz - Contrabaixo Acústico e Elétrico.
Iuri Salvagnini - Piano e teclado
Marco Melito - Sax Tenor
Ricardo Berti - Bateria

Músicos Convidados:
Denis Cristyan - Guitarra e violão
Arthur Doca – Violão e voz
Adilson Godoy - Piano

Projeto Quintas Musicais: Criado em 2007, pelo Teatro Humboldt, tem como intuito abrir espaço para a apresentação de grupos musicais qualificados e de formações diversas em seu palco. Os shows ocorrem a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras. O principal objetivo é fomentar as produções musicais eruditas e/ou de caráter instrumental no bairro de Interlagos, região um pouco mais afastada dos pólos comuns de atividades culturais da capital.

Serviço:
Local: Teatro Humboldt (Av. Eng. Alberto Kuhlmann, 525 – Interlagos)
Data: 22/07/10
Horário: 20h
Duração: 1 hora
Capacidade: 430 lugares
Estacionamento: grátis, 250 vagas
Ar condicionado.
Acesso a portadores de deficiências.
Indicação etária: livre
Ingressos: R$ 20,00 – R$10,00 – R$ 5,00 (escolas e faculdades com vínculo pedagógico)
Ingressos para grupos pedagógicos: Previamente inscritos, R$ 5,00 por aluno e os professores não pagam.

Sobrancelha: é a vez dos homens

Mudanças nas mais diversas áreas têm contribuído e muito para quebra de vários tabus. Antigamente as mulheres tinham que se impor para ocuparem posições que eram destinadas apenas aos homens

Hoje em dia os papéis se inverteram. Os homens é que começam a lutar para que tenham o seu espaço em um universo que era unicamente feminino. O maquiador e cabeleireiro Luis Ribeiro, do salão de beleza Luis Coiffeur, afirma que para almejar este espaço, vale até mesmo tirar a sobrancelha.

A Copa do Mundo da África do Sul, por exemplo, traz um cenário completamente diferente das edições anteriores: os jogadores com sobrancelhas especialmente delineadas, algo que até pouco tempo atrás era exclusivamente para as mulheres.

“Os homens de hoje se cuidam mais, frequentam clínicas de estética, salões de beleza, nutricionistas, ou seja, eles vão em busca de tudo o que possa melhorar a aparência. As mulheres adoram os mais moderninhos. Eles são mais bonitos, mais elegantes e aparentam ser ‘mais limpinhos’ por manterem unhas e sobrancelhas sempre bem feitas”, explica Luis Ribeiro.

Segundo Luis, os homens finalmente descobriram a importância de uma sobrancelha bem feita e que isto nada tem a ver com a opção sexual. “A sobrancelha é responsável pelo equilíbrio das linhas do rosto e qualquer mudança, por menor que seja, altera a expressão. Se não retiramos o excesso de pelos o rosto fica com um aspecto pesado”, diz o especialista.

Os homens em sua maioria não pedem que a sobrancelha seja desenhada, delineada, para que não percam a naturalidade. “Os pelos que mais incomodam são aqueles que ficam no meio, entre os olhos. Tiramos esses pelos e limpamos o excesso dos dois lados, deixando o mais natural possível” afirma Luis.

Luis diz ainda que o método tradicional é o menos indolor. “A melhor maneira e a mais segura de tirar a sobrancelha é com o método mais antigo, uma boa pinça. Algumas pessoas preferem a cera quente, porém não sabem que esse método pode prejudicar a pele, deixando-a flácida. Além disso, pode extrair mais pelos do que o necessário, deixando a sobrancelha fina demais ou com falhas”, explica.

As sobrancelhas muito finas ou com falhas comprometem a harmonia do rosto. Não há um padrão a ser seguido o mais aconselhável é que o desenho seja escolhido a partir das linhas do rosto e deve ser feito por um profissional especializado, afirma Luis Ribeiro.


LUIS RIBEIRO é maquiador e cabeleireiro há 30 anos. Proprietário do salão de beleza Luis Coiffeur, ele é um dos profissionais mais gabaritos de Rio Preto e região. Recentemente fez quatro reciclagens internacionais em Nova York, Alemanha, Itália e Paris

LIFTING DE OURO E HIDRATAÇÃO DOS ALPES SUÍCOS

Hoje as consumidoras andam cada vez mais exigentes em relação aos cosméticos que existem no mercado. Por isso, foram desenvolvidos alguns tratamentos para quem pode e quer ter uma pele bonita e rejuvenescida.

Muito procurada pelas atrizes americanas, o Lifting de Ouro, durante todo o tratamento, rejuvenesce a pele em quase 10 anos.

Na antiguidade Cleópatra dormia com uma máscara de ouro no rosto acreditando que esta iria evitar seu envelhecimento. Já na medicina chinesa o ouro é considerado um elixir da juventude, tem virtudes energizantes e irradia o tóxico do corpo. Inspirado nestas histórias, conseguiram colocar em um pote de creme todos os benefícios do ouro para conseguir o tão desejado efeito rejuvenescedor.

Ele é extremamente eficaz na regeneração celular e na proteção contra os radicais livres. Graças aos seus benefícios a pele torna-se energizada e revitalizada, como que “imunizada” contra os efeitos da passagem do tempo.
A beleza do tratamento é ver o antes e depois, que acaba se tornando impressionante desde a primeira sessão. A pele clareia, se torna sedosa, é profundamente hidratada e tem mais viço e rugas e linhas de expressão desaparecem como mágica.
No fim do tratamento a pessoa sente a pele vitalizada e iluminada.

A máscara de ouro também contém cálcio, que é um poderoso mineral que hidrata e combate as manchas de pigmentação.

A perda de cálcio acontece naturalmente no organismo durante o processo de envelhecimento da pele e sua conseqüência mais imediata é a fragilização generalizada, a pele menos resistente e mais seca, por isso é importante a sua reposição.

O cálcio e o ouro vão nutrir a pele e repor os minerais e vitaminas perdidos com o envelhecimento.
Outro tratamento complementar para a pele, principalmente no inverno é a Hidratação dos Alpes Suíços, um tratamento excelente para hidratar, repor as vitaminas e sais minerais da pele e que é realizado com uma flor chamada Edelweis nascida nos Alpes Suíços.

Este tratamento complementa todos os liftings e peelings que geralmente as pessoas procuram no inverno, já que nesta estação, devido ao frio intenso e ao vento, a pele fica desprotegida e ressecada. O importante neste momento é promover uma boa esfoliação e uma hidratação intensa.

Alguns dos princípios ativos deste tratamento são: Edelweiss, Viola Tricolor, Aminoácidos Essenciais, Ácido Hialurônico e Óleos Essenciais.
Todos esses princípios unidos deixarão a sua pele mais hidratada, melhorando as fibras protéicas de colágeno, evitando assim o envelhecimento precoce da pele, estimulando a irrigação sanguínea, prevenindo a perda de água transpidérmica e estimulando a irrigação sanguínea periférica, melhorando o ressecamento ocasionados pelos raios solares e pela perda de água.

O tratamento consiste uma esfoliação para retirada das células velhas, que proporciona uma renovação celular, afinando a pele para penetração de princípios ativos, um serum hidratante ionizável que ajudará as substancias penetrarem nas camadas mais profundas da pele, um drenagem linfática facial realizada com pedras frias, com serum a base de Edelweis, flor dos Alpes suíços e enriquecido com ômega 6, 7 e 9.

O valor destes tratamentos variam de R$100,00 a R$150,00 por sessão e o número de sessões varia conforme a avaliação da pele pela profissional.

Créditos:

O Instituto Blanch Marie, oferece os melhores tratamentos de estética e bem estar, para todos aqueles que procuram qualidade de vida, beleza e rejuvenescimento. Liderado pela esteticista e especialista em estética corporal e facial, formada em Medicina Chinesa e massoterapia, pós-graduada em Yoga pela FMU com especialização na Índia, Blanch Marie, oferece atendimento voltado para cuidados especiais com o cliente, objetivando os melhores equipamentos faciais, corporais e profissionais especializados. Blanch Marie também ministra em seu Instituto diversos cursos como: Iridologia, Florais de Bach, Oligoelementos, Auriculoterapia, Cromoterapia entre outros.

www.blanchmarie.com.br

Umapaz realiza oficina de alimentação sustentável

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) promove a partir do dia 19 próximo, a oficina Alimentação Sustentável ministrada pela consultora em alimentação, Denise Haddad. A oficina tem como proposta abordar a importância energética dos alimentos vivos orgânicos que podemos cultivar em nossos quintais, promovendo a saúde e criando fontes de sustentabilidade e oferecer a oportunidade de elaborar pratos saborosos e saudáveis utilizando ingredientes locais.
A alimentação é um dos elementos chaves de nosso bem-estar. Simplificando nossa alimentação e fazendo amplo uso de elementos vivos, despoluímos nosso organismo e despertamos nossa intuição, que nos guia para maior vitalidade, equilíbrio e alegria de viver.
A alimentação equilibrada vitaliza e regenera o sistema nervoso, colabora com o aparelho digestivo e o funcionamento do intestino. Rica em fibras, ajuda a controlar a obesidade e atua no bem estar geral.
Denise Haddad é consultora em alimentação saudável, culinarista, especialista em educação ambiental e psicoterapia corporal; coordena a consultoria Natureza Viva, que desenvolve projetos na área de alimentação saudável e educação ambiental; coordena o projeto Plantar Sementes que visa colaborar no processo de autonomia em relação à saúde alimentar com abordagens interdisciplinares; assistente social e instrutora de ioga.

Programa:
Dia 19 - A sabedoria do corpo/Desequilíbrios na alimentação e nutrição.
Dia 21 - Alimentos vivos: benefícios e utilização; alimentos com qualidade: da região, época adequada de colheita e produções com qualidade ecológica.
Dia 26 - Jardim comestível - propriedades e utilizações.
Dia 28 - Desintoxicações como caminho de cura.
Serviço:
Oficina: Alimentação Sustentável
Dias: 19, 21, 26 e 28 de julho (segundas e quartas-feiras)
Horário: 13h30 às 17h
Carga Horária: 14h
Vagas: 30 - Haverá seleção entre os 100 primeiros inscritos.
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Suely Feldman Bassi
Local: Umapaz - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz
End: Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7A - Parque Ibirapuera

Inovações em Telessaúde e Telemedicina terão R$ 14 milhões

Chamada pública lançada pela FINEP receberá propostas até 4/9


Os setores de Telessaúde e Telemedicina terão R$ 14 milhões para inovações em produtos, processos e serviços que contribuam para o aumento da qualidade e eficiência das técnicas aplicadas na saúde à distância. Os recursos do Fundo Setorial CT-Saúde estão sendo disponibilizados pela FINEP em chamada pública. Os projetos a serem desenvolvidos de forma cooperativa entre empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia, devem ser encaminhados, por meio eletrônico, até o dia 4 de setembro. A divulgação do resultado está prevista para 5 de novembro.

As propostas devem atender a um ou mais objetivos, como a melhoria da assistência primária à saúde e do atendimento de doenças crônico-degenerativas, multiplicação do potencial de atendimento, aumento do índice de detecção precoce em patologias críticas; redução de morbidade e mortalidade; diminuição de deslocamentos dispensáveis de pacientes e de internações desnecessárias e redução do tempo médio das internações.

Ou seja, a chamada prevê o apoio a projetos que se enquadrem nas seguintes linhas temáticas: desenvolvimento de equipamentos e aplicativos voltados para a atenção à distância em saúde; desenvolvimento de aplicativos inovadores voltados à gestão dos serviços, com foco na segurança da informação e, por fim, o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para capacitação em saúde em ambientes de telessaúde e telemedicina.

Cronograma da chamada

Lançamento : 9/7/2010
Disponibilização do Formulário (FAP) - 24/7/2010
Data final para o envio eletrônico da proposta: 4/9/2010
Data final para envio da cópia impressa da proposta: 5/9/2010
Divulgação do Resultado: a partir de 5/11/2010

Pós-graduação em Arte Integrativa pode ser aplicada nas artes, saúde, educação e social

Centro de Estudos Universais e Anhembi Morumbi abrem inscrições
para pós-graduação em Arte Integrativa

Com início em agosto, curso integra áreas como psicologia, filosofia,
física e antropologia, e pode ser aplicado nos campos da arte, saúde,
educação e social.
Abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Arte Integrativa do Centro de Estudos Universais – AUM, realizado em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi. As aulas acontecem aos sábados, das 8h30 às 16h30, no Campus Vila Olímpia da Universidade, e nova turma terá início em 07/08. Para se inscrever é necessário ter concluído um curso de graduação no Brasil, e o processo seletivo inclui ainda análise de currículo e, se necessário, uma entrevista com o candidato.

O objetivo desta pós-graduação, a única do gênero no país, é aprofundar conhecimentos teóricos e práticos da arte, por intermédio de diferentes formas de expressão, para mostrar como a atividade artística é central em processos de transformação, e como vem rompendo fronteiras e integrando áreas diversas do conhecimento, como psicologia, física, semiótica, pedagogia, psiquiatria, filosofia e antropologia, além de ser aplicada nos campos das arte plásticas, saúde, social e educação. O conteúdo programático inclui as disciplinas: Psicologia da Arte, Pedagogia da Arte, Ateliê de Artes, Conceitos psicanalíticos e filosóficos para o entendimento da experiência artística, Imaginário Brasileiro, Ateliê de Voz, Ateliê de Corpo, Linguagens Expressivas na Educação, Metodologia de Pesquisa em Arte Integrativa, e Técnicas Terapêuticas em Arte Integrativa.

“A abordagem integrativa proporciona ao profissional mais flexibilidade, ampliação de suas habilidades e um repertório amplo de ferramentas para serem aplicada na área desejada.”, afirma Alexa Leirner, psicoterapeuta, mestre em Integrative Arts Psychotherapy pelo Institute for Arts in Therapy and Education – IATE (Londres), e responsável pela elaboração e coordenação do curso no Brasil, com a colaboração de Glaucia Rodrigues, diretora do Centro de Estudos Universais.

Alexa inspirou-se nas diretrizes teóricas do IATE, mais especificamente no mestrado Integrative Arts Psychotherapy, que cursou nos anos 1990, para elaboração do currículo do curso. “O termo ‘integrativa’ refere-se à integração de diferentes áreas do conhecimento humano sob uma perspectiva interdisciplinar, à integração de diferentes modalidades da arte e o processo terapêutico, educacional e artístico, explica a profissional.

Durante o ano letivo, o curso realiza diversos eventos abertos à comunidade interna e externa, para aprofundamento dos temas desenvolvidos, com convidados do Brasil e exterior. Outro diferencial da pós-graduação é a ênfase na prática da aplicação terapêutica e educacional da arte, que ocorre por meio das vivências que os alunos têm com os materiais expressivos, passando eles próprios pela experiência antes de aplicarem profissionalmente. Está será a oitava turma do curso, que existe desde 2002.
Serviço:

Pós-Graduação lato sensu em Arte Integrativa

Início: 07 de agosto de 2010
Duração: 18 meses
Carga horária: 360 horas/aula
Horário: Sábados, das 8h30 às 16h30
Local: Universidade Anhembi Morumbi, Campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275)
Valor: 24 parcelas de R$ 535,00 (desconto de 20% para ex-alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi, a partir da segunda mensalidade)
20 vagas
Inscrições: www.ceuaum.org.br
Mais informações: (11) 3847-3584 – 9761-4543

Fundação SOS Mata Atlântica realiza Casa Aberta Especial para Crianças

No mês de julho a Fundação SOS Mata Atlântica realiza uma nova edição da Casa Aberta Especial para Crianças. A atividade, gratuita, acontece no próximo dia 15, às 14h, na sede da ONG, localizada na Rua Manoel da Nóbrega, 456, Paraíso, em São Paulo. O objetivo é oferecer uma opção de passeio para pais e filhos aproveitarem as férias escolares e aprenderem sobre o Bioma em que vivem. Podem participar crianças de 6 a 12 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis.
A novidade dessa edição é o tema da atividade: “a biodiversidade da Mata Atlântica”. A programação começa com os pais e as crianças recebendo as boas-vindas da Fundação e a apresentação de um vídeo de abertura sobre as características da Mata Atlântica em fauna, flora, entre outras. Em seguida os pais partem para fazer um roteiro na sede da SOS Mata Atlântica e terão a oportunidade de conhecer os projetos e profissionais.
Paralelamente a isso, as crianças irão participar de jogos, trabalhos manuais como o Painel Diversidade da Vida que sugere que todas as crianças se organizem e, juntas participem da montagem de um painel que mostre a diversidade da vida. Haverá ainda dinâmicas, entre elas a Fotografando com os Olhos, realizada em dupla, no qual um dos integrantes coloca uma venda simulando ser a máquina fotográfica e o outro, sem venda, o fotógrafo. Ao final das fotografias, o monitor da atividade incentiva a discussão sobre a percepção de cada um, ou seja, se a máquina fotografou o que o fotógrafo queria, ou se olharam pra a mesma direção, mas viram coisas diferentes. Também será trabalhada a questão da biodiversidade, considerando o que cada um observou e fotografou no ambiente disponível, identificando as espécies, relações entre elas e com a vida das crianças.
Outra atividade, a Teia da Biodiversidade, acontece entre as crianças e os adultos. Nela, o coordenador da atividade propõe aos adultos que escrevam uma espécie qualquer de vida encontrada no ambiente urbano. As crianças devem escrever uma espécie encontrada no ambiente não urbano (no campo, na floresta, no mar, etc.) Forma-se um círculo, a primeira pessoa amarra um barbante no seu dedo, tira um papel da caixa e lê, em seguida joga o rolo de barbante para quem ela quiser e ela também deve ler uma tira de papel, e assim sucessivamente. Ao final, uma teia terá se formado, e o facilitador pode abordar vários itens das questões socioambientais sob o ponto de vista da biodiversidade.
As vagas são limitadas e para participar é necessário fazer inscrição antecipadamente, pelo e-mail info@sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3055-7896.

SERVIÇO
Casa Aberta Especial para Crianças
Data: 15 de julho de 2010
Local: Fundação SOS Mata Atlântica – Rua Manoel da Nóbrega, 456, Paraíso, São Paulo
Horário: às 14h
Informações e inscrição: info@sosma.org.br ou (11) 3055-7896/7888
Quem pode participar: Crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis

Inglês já não é diferencial no mercado de trabalho

Especialista defende que não há fórmulas mágicas - fluência depende de contato frequente e muita prática

São Paulo, julho de 2010 - Dominar a língua inglesa já não é mais um diferencial no currículo. Saber falar, entender ler e escrever é mais do que um pré-requisito fundamental para garantir uma colocação no acirrado mercado de trabalho brasileiro. Consultorias especializadas em recursos humanos são unânimes ao afirmar que os candidatos devem ter, no mínimo, nível avançado de inglês para concorrer às vagas.

"Durante os processos seletivos, constatamos que muitos profissionais focam em pós-graduação e MBA, mas não dão a mesma atenção para o estudo do inglês. Dessa forma, acabam possuindo um histórico acadêmico brilhante, mas perdem ótimas oportunidades de trabalho no Brasil e no exterior por não serem fluentes no idioma", destaca Gilberto Lopes, diretor executivo da Cuattro Marketing, agência especializada no desenvolvimento, implementação e gerenciamento de projetos de trade marketing, treinamento e análise de mercado.

Mais do que uma exigência para se tornar competitivo no mercado, o inglês é considerado um instrumento para navegar na cultura contemporânea globalizada. "Aprender simplesmente sobre a língua é coisa do passado. Hoje as pessoas querem utilizá-la como instrumento. É preciso falar, escrever e pensar em inglês, com segurança e fluência", afirma Elvio Peralta, diretor da Fundação Fisk.

Segundo Elvio Peralta, as exigências do mercado atual fazem com que os pais procurem por escolas de idiomas cada vez mais cedo. "Eles reconhecem que a qualidade do resultado depende da frequência e da prática. Somente o contato habitual é que vai proporcionar familiaridade e segurança ao aluno", afirma.

A importância da prática e da tradição do ensino coloca em dúvida a cultura dos cursos relâmpagos que se propõem a ensinar inglês em poucas semanas. Os especialistas defendem que não há fórmulas comunicativas mágicas. É preciso dominar a língua totalmente porque as necessidades de comunicação não são previsíveis e se restringem a situações específicas. "Não basta aprender o necessário para trocar informações no balcão do hotel ou no aeroporto. É preciso estar preparado para absorver a comunicação de um mundo globalizado", ressalta o diretor.

Para Peralta, um aprendizado eficiente deve estar atento à construção de habilidades e não ao acúmulo de informações: "A língua precisa ser ensinada como instrumento de comunicação por isso aliamos o ensino mais pragmático ao domínio da estrutura como um todo. A ideia é que o aluno consiga expressar conceitos aprofundados. Tudo o que é passado para ele é aplicado e testado na comunicação efetiva", destaca o diretor.

Quem é a Cuattro Marketing
É uma agência especializada no desenvolvimento, implementação e gerenciamento de projetos de trade marketing, treinamento e análise de mercado.

A empresa acumula sólida experiência no gerenciamento de projetos nas áreas de tecnologia, telefonia, esportes e luxo. Suas atividades perseguem, entre outros objetivos, a ampliação de vendas no segmento varejista, que compreende lojas especializadas, papelarias, óticas, hipermercados, além de revendas e distribuidores de todo o país.

O diferencial da Cuattro Marketing está na capacitação, treinamento e acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento dos canais de venda e distribuição, o que gera aumento da participação dos clientes no mercado. Para tanto, conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Recife, amparados por uma equipe de 960 colaboradores, sendo 60 deles internos e 900 em campo.

Em 2008, a empresa faturou mais de R$ 18 milhões. A expectativa para este ano é crescer cerca de 73,5%. Dentre seus clientes estão: Samsung, Claro, AMD, Fast Shop, Ponto Frio, Sam´s Club, Kingston, SMS, Dlink, Symantec, Airis e RR Perfumes.

Quem é a Fisk
O Centro de Ensino Fisk possui 500 mil alunos distribuídos em 1000 escolas, sendo 31 próprias, utilizadas como modelos da aplicação de sua metodologia, 105 no exterior e 864 franqueadas. O grupo opera em seis países: Brasil, Argentina, Angola, Estados Unidos, Japão e Paraguai. Há 50 anos a instituição trabalha com cursos de inglês para adultos e crianças a partir dos quatro anos de idade e cursos de espanhol para um público acima dos 11 anos. Desde julho de 2008, oferece cursos de português para brasileiros e informática, operando como um centro de ensino e não apenas uma escola focada no ensino de línguas estrangeiras.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre educação: @tramaeduca

Duas Competências que sempre vale a pena aprimorar

Serão realizados em São Paulo dois treinamentos que possivelmente poderão ser do seu interesse ou de um membro da sua equipe: Comunicação Eficaz no trabalho (27 de julho) e Inteligência Emocional (29 de julho).

Comunicação Eficaz no Trabalho - 27 de julho de 2010, São Paulo.

Objetivo: Desenvolver as habilidades de comunicação e a capacidade de transmitir e obter informações de forma clara, objetiva e precisa; melhorar a habilidade de partilhar idéias, dialogar, analisar situações, e liderar e participar de reuniões de trabalho a dois e em grupo.

O que você irá aprender e melhorar com este Workshop:
• Transmitir informações, instruções e orientações de forma clara e objetiva
• Expor suas idéias e opiniões de forma assertiva e construtiva
• Solicitar e obter informações precisas e confiáveis
• Examinar e compreender as informações recebidas, distinguindo fatos, inferências e julgamentos
• Saber fazer as perguntas apropriadas ao examinar uma situação ou problema visando buscar a sua compreensão e resolução
• Saber como ampliar as visões e perspectivas e dar maior profundidade à conversa
• Saber usar a Escuta Ativa objetivando melhorar a compreensão e a comunicação entre as partes
• Dar, buscar e receber feedback de forma construtiva
• Liderar e participar de reuniões de trabalho com foco, harmonia e resultados
O Programa completo deste treinamento poderá ser visto no seguinte link:
Comunicação Eficaz no Trabalho

________________________________________

Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe - 29 de julho de 2010, São Paulo.


Objetivo: Rever e aprimorar as atitudes, habilidades e práticas de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, compreender melhor os próprios sentimentos e os dos outros, lidar apropriadamente com as suas emoções e relacionamentos, e desenvolver uma atuação mais produtiva nas interações com as pessoas.

O que você irá aprender e melhorar com este Workshop:
• Conhecer suas próprias forças e saber usá-las produtivamente
• Desenvolver a automotivação e uma atitude positiva
• Saber lidar com suas emoções, stress e reveses
• Desenvolver a empatia e saber perceber o que as pessoas sentem
• Desenvolver a atitude e a habilidade de ouvir ativamente
• Compreender, respeitar e valorizar as diversidades e as singularidades de cada pessoa
• Desenvolver a habilidade de dar e buscar feedback de forma empática e construtiva
• Lidar melhor com os conflitos e as divergências de opiniões
• Interagir e relacionar-se mais efetivamente com seus chefes, pares e colaboradores
O Programa completo deste treinamento poderá ser visto no seguinte link:
Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe
________________________________________

Os dois treinamentos são conduzidos em forma de workshop: os participantes aprendem novos conceitos, técnicas e ferramentas; revêem suas práticas e seu trabalho; discutem suas questões reais; refletem individualmente e em grupo; e partilham idéias, experiências e aprendizado. Ao final do workshop cada participante sai com um Plano de Implementação de Melhorias e Mudanças Positivas.

O horário do treinamento é das 8h30 às 18h. O local do evento é no Centro de Treinamento da TIMING: Rua Estela 515, Bloco G, conj.71 - Vila Mariana - São Paulo – SP.

O valor do investimento é R$ 690,00 por participante e por workshop.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone
(11) 3171-0383 ou e-mail timing@timingconsultoria.com.br

As Folhas do Cedro - Sesc Vila Mariana

“As Folhas do Cedro”, de Samir Yazbek, estreia dia 23 de julho no SESC Vila Mariana
Marina Flores e Helio Cicero - Foto: Fernando Stankuns
O novo espetáculo da Companhia Teatral Arnesto nos Convidou, “As Folhas do Cedro”, estreia dia 23 de julho, sexta-feira, no Teatro do SESC Vila Mariana, às 21 horas. Com texto e direção assinados por Samir Yazbek, a peça conta a história de uma mulher de meia idade que, por meio de sua memória e imaginação, revisita suas origens, procurando sua identidade.

O elenco de “As Folhas do Cedro” é formado por Helio Cicero, Daniela Duarte, Douglas Simon, Gabriela Flores, Mariza Virgolino, Rafaella Puopolo e a criança Marina Flores, de oito anos. O espetáculo conta ainda com preparação de atores de Antônio Januzelli (Janô), cenografia e figurino de Laura Carone e Telumi Hellen, trilha sonora original de Marcello Amalfi e iluminação de Domingos Quintiliano.

Para esta obra, Yazbek, filho de imigrantes libaneses, buscou inspiração em sua ascendência, bem como na história de várias famílias de imigrantes libaneses e de outras nacionalidades. O autor esclarece que a peça não é autobiográfica: “É uma obra de ficção a partir de um universo pessoal, uma meditação sobre temas que me interessam”, explica.

Esta montagem dá continuidade à bem sucedida parceria do ator Helio Cicero com o autor e diretor Samir Yazbek, na Cia. Teatral Arnesto nos Convidou. Eles já realizaram juntos quatro espetáculos, entre os quais merece destaque “O Fingidor” (Prêmio Shell/99 de melhor autor), que comemorou 10 anos em 2009. A peça, inspirada na vida e obra de Fernando Pessoa, é protagonizada por Cicero.


O enredo


A história de “As Folhas do Cedro” é narrada pela Filha de um casal de imigrantes libaneses, uma mulher de meia idade, na São Paulo de hoje, que revisita suas origens, procurando sua identidade.

Para tanto, transporta-se ao Amazonas, nos anos 70, época em que a Mãe fora buscar o marido que trabalhava como empreiteiro de obras na construção da estrada Transamazônica, durante a ditadura militar.

Identificada com a busca da Mãe, a Filha, por meio de sua memória e imaginação, procura desvendar a figura do Pai e confronta-se com as demais personagens (um Empreiteiro carioca, uma Gerente alemã e uma Nativa amazonense). A peça contrapõe o progresso - representado pelo Pai - à tradição - representada pela Mãe. A Filha procura se integrar entre esses dois extremos.

A personagem Menina representa a ancestralidade da Filha; ora é a própria Filha, ora a Mãe, ora os antepassados da família, que viveram no Líbano.


A encenação

O diretor/autor Samir Yazbek trabalha as personagens em um plano simbólico, como se fossem arquétipos de uma mitologia pessoal. Tais arquétipos (Pai/Helio Cicero; Mãe/Daniela Duarte; Empreiteiro/Douglas Simon; Gerente/Rafaella Puopolo; Nativa/Mariza Virgolino; Menina/Marina Flores) se mantêm em cena do início ao fim do espetáculo, interagindo entre si e com a narradora, ora como criaturas da Filha, ora como criadores.

Um vasto material de pesquisa relacionado à cultura libanesa, à construção da estrada Transamazônica e às mitologias de povos antigos, estimulou o processo de criação do espetáculo – sua linguagem amadureceu ao longo dos ensaios, através de workshops realizados pelos atores a partir das linhas temáticas da peça, como as raízes fenícias, a modernidade, além do desejo humano de ouvir e contar histórias.

Segundo Yazbek, “a cenografia e o figurino instauram uma atmosfera que nos remete à vastidão da floresta amazônica, se desdobrando na paisagem desértica dos países árabes, aludida como metáfora da condição humana. A trilha sonora oscila entre a música oriental e a ocidental, revelando uma narradora dividida entre o arcaico e o contemporâneo. A iluminação estabelece a distinção entre a realidade e a imaginação, pontuando o percurso dramático da Filha”.


Atividades envolvidas com a temporada


O espetáculo “As Folhas do Cedro” está inserido na comemoração dos 130 anos da imigração libanesa no Brasil, evento organizado pela Associação Cultural Brasil-Líbano, presidida por Lody Brais. O texto da peça será publicado pela Editora Terceiro Nome, que fará o lançamento no encerramento da comemoração, em data a ser definida.

Em 9 de julho, o espetáculo fará a abertura oficial do 23º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. A Cia. Teatral Arnesto nos Convidou também foi sondada pela Embaixada do Brasil, no Líbano, para apresentar o espetáculo em Beirute, no final deste ano.

Ficha técnica
Espetáculo: "As Folhas do Cedro”
Com a Cia. Teatral Arnesto nos Convidou
Texto e direção: Samir Yazbek
Elenco: Helio Cicero, Daniela Duarte, Douglas Simon, Gabriela Flores, Mariza Virgolino, Rafaella Puopolo e Marina Flores (criança)
Preparação de atores: Antônio Januzelli (Janô)
Cenário e figurino: Laura Carone e Telumi Hellen
Trilha sonora original: Marcello Amalfi
Iluminação: Domingos Quintiliano
Assistência de direção: Isabel Hart
Operação de som: Vinícius Andrade
Operação de luz: Osvaldo Gazotti
Aulas de língua árabe: Aida Hanania
Aulas de dança árabe: Angélica Rovida
Programação visual: Juliana Vinagre
Fotografia: Fernando Stankuns
Criação do blog: Diego Spino
Assistência de produção: Larissa Orlow
Produção geral: Silvia Marcondes Machado
Administração: Mecenato Moderno
Realização: SESC SP
Mais informações sobre o espetáculo: asfolhasdocedro.arnesto.art.br
Serviço
Estréia: 23 de Julho de 2010 - sexta-feira - às 21 horas
Local: SESC Vila Mariana (Teatro)
Rua Pelotas, nº 141 - Vila Mariana/SP - Tel: (11) 5080-3000
Temporada: sextas e sábados (21 horas) e domingos (18 horas)
Ingressos à venda em todas as unidades SESC: de R$ 5,00 a R$ 20,00
Classificação etária: 12 anos. Gênero: Drama. Duração: 80 min.
Final da temporada: 22 de agosto. Capacidade: 608 lugares
Acesso universal. Ar condicionado. Estacionamento: a partir de R$ 5,00
Site: www.sescsp.org.br

Área de embalagens é tema de diversos cursos na Educare durante o segundo semestre

Os cursos são Polímeros de Fontes Renováveis, Sustentabilidade em Projetos de Embalagens, Embalagens Plásticas para Cosméticos e Nanotecnologia aplicada a Polímeros

A Educare - Engenharia do Produto, uma das áreas de atuação da Inovata-FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), oferece cursos de aperfeiçoamento na área de embalagens durante todo o segundo semestre de 2010.

Os cursos são Polímeros de Fontes Renováveis, Sustentabilidade em Projetos de Embalagens, Embalagens Plásticas para Cosméticos e Nanotecnologia aplicada a Polímeros. Os cursos serão realizados na Sede da Inovata-FDTE, localizada à Avenida Faria Lima nº 1768, 8º andar, Jardim Paulistano em São Paulo.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3095-7724 ou pelo e-mail educare@inovata-fdte.org.br.
Mais informações pelo site www.inovata-fdte.org.br

Curso Polímeros de Fontes Renováveis
Data: 26 de agosto
Horário: das 9h às 13h
Objetivo: Oferecer uma visão geral sobre a cadeia de bioplásticos, apontando as fontes de matérias primas de diferentes origens e os polímeros gerados. Compreensão de todo ciclo produtivo e visão geral de sustentabilidade da cadeia produtiva

Instrutor: Cláudio Marcondes é Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, Pós-graduado em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Pós-graduado em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela Unicamp (Universidade de Campinas). Possui experiência de 22 anos na área comercial, com desenvolvimento de mercado e novos produtos, assistência técnica, marketing, planejamento estratégico e eventos. Entre 1988 e 2008 trabalhou na Polibrasil Resinas S.A., onde gerenciou equipes comerciais, marketing e técnica. Atualmente trabalha na Calau Assessoria Técnica e Comercial.

Curso Sustentabilidade em Projetos de Embalagens
Data: 23 e 24 de setembro
Horário: das 8h30 às 17h30
Objetivo:O curso visa oferecer aos participantes subsídios conceituais e práticos para que uma gestão sustentável dos seus projetos possa ocorrer, apresentando os modelos e aplicações que permitam promover o desenvolvimento de um plano de projeto, capaz de nortear as decisões estratégicas das suas empresas no presente e futuro no caminho do desenvolvimento sustentável.

Instrutores:
Pedro Oliveira possui experiência de 11 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Atuou em empresas como Johnson & Johnson, Mars Inc. e Natura. É formado em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia de Mauá e possui MBA em Marketing Estratégico pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Sandra Monteiro tem experiência de mais de 17 anos em Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Inovação e Racionalização de Embalagens, em empresas como Dixie Toga, Beiersdorf Nívea, Avery Dennison e Natura. Possui experiência na busca e desenvolvimento de novos mercados e negócios em B2B, na construção de estratégias de inovação e arquitetura de portfólio em embalagens para produtos de consumo e na gestão de projetos multifuncionais. É formada em Engenharia de Produção Química pela Faculdade de Engenharia Industrial, com Especialização em Embalagens pela Escola Mauá de Engenharia.

Curso Embalagens Plástica para Cosméticos
Data: 19 de outubro
Horário: das 15h às 21h
Objetivo: O curso visa oferecer aos participantes subsídios conceituais para o desenvolvimento de um projeto de embalagens para a indústria cosmética. O participante conhecerá o processo de gestão de um desenvolvimento, terá uma visão dos principais materiais e processos utilizados na conversão de materiais plásticos para esse mercado e de ferramentas que lhe permitam adequar conceitos de sustentabilidade aos seus projetos no dia a dia.

Instrutores:
Júlio Neves é Desenhista Industrial, Pós-graduado em Adminstração pela Fundação Vanzolini, com mais de 21 anos de experiência na área de embalagens nas indústrias farmacêutica e cosmética. Trabalha há 15 anos na Natura nas áreas de Desenvolvimento de Embalagens e Pesquisa & Tecnologia de Embalagens. É professor de Pós-graduação no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul.
Sandra Monteiro tem experiência de mais de 17 anos em Gestão de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Inovação e Racionalização de Embalagens, em empresas como Dixie Toga, Beiersdorf Nívea, Avery Dennison e Natura. Possui experiência na busca e desenvolvimento de novos mercados e negócios em B2B, na construção de estratégias de inovação e arquitetura de portfólio em embalagens para produtos de consumo e na gestão de projetos multifuncionais. É formada em Engenharia de Produção Química pela Faculdade de Engenharia Industrial, com Especialização em Embalagens pela Escola Mauá de Engenharia.

Curso Nanotecnologia aplicada a Polímeros
Data: 22, 24 e 29 de novembro
Horário: das 19h às 22h30
Objetivo: Apresentar uma visão clara sobre a “revolução nanotecnológica” e as perspectivas aplicadas especificamente aos materiais poliméricos em diversos setores. O aluno entenderá os aspectos relacionados à nanotecnologia e os benefícios sobre as propriedades de polímeros para segmentos de mercado consolidados e aplicações potenciais.

Instrutora: Selma Jaconis é mestre em Físico-Química de Polímeros e Engenharia Química. Atua há 23 anos no segmento de polímeros e durante 10 anos foi responsável pelo Laboratório de Plásticos e Borrachas e Coordenadora do Projeto de Unidades Móveis (PRUMO) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT. Trabalhou durante nove anos como Pesquisadora no Centro de Pesquisas da Pirelli Cabos S.A. Atuou na área de Projeto & Desenvolvimento da Quattor Petroquímica por quatro anos. Atualmente é integrante da área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Cromex.

Mais informações: http://www.inovata-fdte.org.br/

Projeto leva estudantes ao Zoológico de São Paulo

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, realiza a partir de agosto o projeto Zooescola. Direcionado a alunos da rede municipal entre 9 e 12 anos, o projeto proporcionará aos estudantes visitas monitoradas no zôo da cidade, com o objetivo de incentivar a discussão sobre a importância do meio ambiente e sua preservação. Alem disso, a aproximação das crianças à natureza é fundamental para a consciência ambiental.
Na sala de aula, o projeto pretende estimular os alunos a pensarem e produzirem trabalhos sobre questões como extinção de animais, biodiversidade e respeito à vida e assimilem diversos valores, entre eles responsabilidade e respeito. No mês de novembro haverá premiação dos melhores trabalhos no Centro Educacional Unificado (CEU) Caminho do Mar. Participam do projeto escolas das Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Santo Amaro, Campo Limpo e Ipiranga.

Zoológico
O Parque Zoológico de São Paulo é o maior zoológico do Brasil. Está localizado em uma área de 824.529m² de Mata Atlântica original. São mais de 3.200 animais, sendo 216 espécies de aves, 102 mamíferos, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados. O zôo também possui uma biblioteca aberta ao público com mais de quatro mil volumes.

"A Gente Transforma Parque Santo Antônio com Suvinil ao Vivo"

“A Gente Transforma Parque Santo Antônio com Suvinil ao Vivo” , idealizado por Rosenbaum®, começa a ser executado no próximo dia 19, na zona sul de SP

Durante uma semana, estudantes, moradores, voluntários e equipe irão se unir nesta ação para, em mutirão, experimentar transformações humanas e materializar intervenções em um espaço público

No próximo dia 19 de julho tem início etapa “Semana Mão na Massa”, do projeto “A Gente Transforma Parque Santo Antonio com Suvinil ao Vivo” (www.agentetransforma.com.br), no Parque Santo Antonio, zona sul da capital paulista. Esta semana, que vai de 19 a 25 de julho, irá reunir estudantes universitários (brasileiros e ingleses), moradores, parceiros e a equipe ‘A Gente Transforma’, que juntos irão formar um mutirão de talentos para enfrentar o desafio de transformar um espaço público do bairro, o Campo do Astro, única área de convívio e lazer da comunidade do Parque Santo Antônio.

Durante esta semana, 35 estudantes de arquitetura, design e artes selecionados após a realização de um game virtual irão vivenciar a comunidade e, junto com os moradores, irão identificar meios para materializar sonhos coletivos em algo real, de verdade. Nesta etapa, 150 moradores já terão concluído o curso de capacitação de pintores feito pela Suvinil e irão se juntar aos estudantes, voluntários e equipe do projeto. Esse mutirão terá seu ápice no fim de semana de 24 e 25 de julho, quando o projeto prevê reunir mais de 300 pessoas em torno de ações como a pintura de 63 casas no entorno do Campo do Astro, o lançamento da pedra fundamental da ‘Biblioteca para Todos que será construída’ e a construção de equipamentos urbanos que atendam ao desejo dos moradores - podem ser parquinhos, bancos, números para as casas, floreiras, entre outros itens

No último dia, domingo (25), será a grande festa no Campo do Astro para celebrar a transformação. Jogos de futebol, show com uma banda local e a apresentação da orquestra da Casa do Zezinho, parceira do projeto, serão os destaques. “É um primeiro projeto, que pretendemos realizar em outras comunidades do Brasil. Dentre os objetivos, está mostrar que conectados podemos transformar o nosso país”, reforça o designer Marcelo Rosenbaum.



O que é o AGT?

O “A Gente Transforma” é um projeto colaborativo que faz uso das cores para despertar a criatividade e realizar mudanças dentro de uma comunidade, elevando sua auto-estima e colocando o poder de transformação nas mãos dos moradores. A ação propõe a transformação social por meio da inclusão, da arte, da educação, da inclusão digital e da transformação do espaço. Desde maio, parceiros e equipe estão envolvidos no desenvolvimento da dinâmica desta semana –o projeto conta com a consultoria do Instituto Elos, ONG fundada há 15 anos em Santos, marcará forte presença com sua tecnologia social, que convida uma comunidade a projetar e construir de forma cooperativa um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural. O jogo considera uma definição ampla de comunidade e envolve representantes de diferentes setores da sociedade.

Para que o projeto, idealizado pelo Rosenbaum®, se consolidasse e tivesse início, algumas parcerias foram fundamentais. Além do patrocínio da Suvinil e da Vivo, Casa do Zezinho, Motorola, Tigre, Cavalera, Votorantim e NIKE e Eternit também aderiram à ação como parceiros. Ou seja, cada empresa tem um papel importante na transformação do Parque Santo Antonio, sempre contribuindo com seus materiais e seu envolvimento para a formação de pessoas nas áreas que atuam. E este é só o começo.

E depois?

Ao término da “Semana do Mão na Massa”, as ações no Parque Santo Antonio não param por aí. A construção da Biblioteca para Todos que terá início no dia 25 deverá ser concluída em até 2 meses. A Biblioteca será mais que um espaço para a leitura, mas também um espaço cultural que irá estimular a convivência entre os moradores em torno de eventos e ações. A patrocinadora Vivo irá fornecer computadores, conexão e workshops, ao lado da Eternit empresa que acaba de dar o seu apoio ao projeto, doando o seu material para construção e focando sua atuação futura em capacitação de pessoas para construção seca. Cursos de capacitação diversos com os parceiros também entrarão no calendário das ações da Biblioteca.

A Prefeitura e o Governo do Estado firmaram em 30/6 o convênio para a construção da Linha 17-Ouro do Metrô. Representando o prefeito Gilberto Kassab, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, assinou o contrato em conjunto com o governador Alberto Goldman, em solenidade realizada no CEU Paraisópolis, na zona sul.

A Prefeitura e o Governo do Estado firmaram em 30/6 o convênio para a construção da Linha 17-Ouro do Metrô. Representando o prefeito Gilberto Kassab, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, assinou o contrato em conjunto com o governador Alberto Goldman, em solenidade realizada no CEU Paraisópolis, na zona sul.

O termo firmado nesta quarta pretende viabilizar, mediante cooperação técnica e financeira, a execução das obras e serviços para implantação da nova linha, que terá cerca de 21,5 quilômetros de extensão e 19 estações.

Esta linha, operada por metrô leve (monotrilho), fará a ligação das Linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas, Linha 5-Lilás do Metrô, Corredor ABD da EMTU, Linha 9-Esmeralda da CPTM, Paraisópolis e Estádio do Morumbi, com uma demanda prevista de cerca de 230 mil passageiros/dia.

"Hoje (terça-feira) é um dia muito importante para São Paulo. Principalmente para as regiões sul e sudoeste do município. Mais uma vez, o Governo do Estado e a Prefeitura celebram um convênio para viabilizar uma importante obra de infra-estrutura na cidade. Ela fornecerá transporte rápido e seguro para os moradores de várias regiões da Capital", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

Além de Bucalem, outros membros do secretariado municipal estiveram presentes na solenidade: Elton Santa Fé Zacarias, secretário de Infra-Estrutura e Obras; Marcelo Cardinale Branco, secretário de Transportes; Rubens Chammas, secretário de Planejamento; e Eduardo Jorge, secretário do Verde e do Meio Ambiente.

Integração

Durante a solenidade, Goldman ressaltou que a Linha 17-Ouro possibilitará uma maior integração do transporte da região metropolitana de São Paulo. "Essa obra vai ligar várias linhas existentes atualmente no Metrô, além da malha da CPTM. Esperamos que o Governo e a Prefeitura trabalhem na mesma direção, com o objetivo de cumprir os cronogramas previstos", apontou.

Segundo o governador, a licitação do projeto deve ser iniciada até o final deste ano. "Vamos procurar licitar toda a linha. Esse é o nosso objetivo", contou Goldman. A entrega da Linha 17-Ouro está prevista para 2013 - segundo o governador, o fato da obra ser baseada em monotrilho acelerará a entrega. "A Linha Ouro não terá nenhuma área subterrânea. É uma linha totalmente aérea".

De acordo com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos em exercício, João Paulo de Jesus Lopes, a futura linha pode ser considerada de nível médio dentro da densidade do metrô paulista. "Mas, se compararmos com outros exemplos, essa linha comportará metade dos passageiros diários do metrô de Washington, nos Estados Unidos e metade dos passageiros que comporta a malha metroviária do Rio de Janeiro".

Projeto de lei

O processo começou a ser conduzido pelo governo estadual. Na última sexta-feira (25), o governador sancionou o projeto de lei que autoriza o Estado a obter financiamentos nacionais e internacionais para as obras de construção da Linha 17-Ouro.

A lei prevê um empréstimo de R$ 1,082 bilhão junto à Caixa Econômica Federal e de cerca de R$ 250 milhões do BNDES para a construção da nova linha, que está orçada em R$ 3,17 bilhões e contará ainda com recursos da Prefeitura (R$ 334,5 milhões) e do Estado (R$ 1,5 bilhão).

"Aprovamos esse projeto de lei na semana passada que determinou a autorização para o Governo do Estado contrair um empréstimo com a Caixa Econômica Federal e com o BNDES para a realização da Linha Ouro", revelou o governador.