Assista nosso Programa

segunda-feira, 12 de julho de 2010

"A Gente Transforma Parque Santo Antônio com Suvinil ao Vivo"

“A Gente Transforma Parque Santo Antônio com Suvinil ao Vivo” , idealizado por Rosenbaum®, começa a ser executado no próximo dia 19, na zona sul de SP

Durante uma semana, estudantes, moradores, voluntários e equipe irão se unir nesta ação para, em mutirão, experimentar transformações humanas e materializar intervenções em um espaço público

No próximo dia 19 de julho tem início etapa “Semana Mão na Massa”, do projeto “A Gente Transforma Parque Santo Antonio com Suvinil ao Vivo” (www.agentetransforma.com.br), no Parque Santo Antonio, zona sul da capital paulista. Esta semana, que vai de 19 a 25 de julho, irá reunir estudantes universitários (brasileiros e ingleses), moradores, parceiros e a equipe ‘A Gente Transforma’, que juntos irão formar um mutirão de talentos para enfrentar o desafio de transformar um espaço público do bairro, o Campo do Astro, única área de convívio e lazer da comunidade do Parque Santo Antônio.

Durante esta semana, 35 estudantes de arquitetura, design e artes selecionados após a realização de um game virtual irão vivenciar a comunidade e, junto com os moradores, irão identificar meios para materializar sonhos coletivos em algo real, de verdade. Nesta etapa, 150 moradores já terão concluído o curso de capacitação de pintores feito pela Suvinil e irão se juntar aos estudantes, voluntários e equipe do projeto. Esse mutirão terá seu ápice no fim de semana de 24 e 25 de julho, quando o projeto prevê reunir mais de 300 pessoas em torno de ações como a pintura de 63 casas no entorno do Campo do Astro, o lançamento da pedra fundamental da ‘Biblioteca para Todos que será construída’ e a construção de equipamentos urbanos que atendam ao desejo dos moradores - podem ser parquinhos, bancos, números para as casas, floreiras, entre outros itens

No último dia, domingo (25), será a grande festa no Campo do Astro para celebrar a transformação. Jogos de futebol, show com uma banda local e a apresentação da orquestra da Casa do Zezinho, parceira do projeto, serão os destaques. “É um primeiro projeto, que pretendemos realizar em outras comunidades do Brasil. Dentre os objetivos, está mostrar que conectados podemos transformar o nosso país”, reforça o designer Marcelo Rosenbaum.



O que é o AGT?

O “A Gente Transforma” é um projeto colaborativo que faz uso das cores para despertar a criatividade e realizar mudanças dentro de uma comunidade, elevando sua auto-estima e colocando o poder de transformação nas mãos dos moradores. A ação propõe a transformação social por meio da inclusão, da arte, da educação, da inclusão digital e da transformação do espaço. Desde maio, parceiros e equipe estão envolvidos no desenvolvimento da dinâmica desta semana –o projeto conta com a consultoria do Instituto Elos, ONG fundada há 15 anos em Santos, marcará forte presença com sua tecnologia social, que convida uma comunidade a projetar e construir de forma cooperativa um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural. O jogo considera uma definição ampla de comunidade e envolve representantes de diferentes setores da sociedade.

Para que o projeto, idealizado pelo Rosenbaum®, se consolidasse e tivesse início, algumas parcerias foram fundamentais. Além do patrocínio da Suvinil e da Vivo, Casa do Zezinho, Motorola, Tigre, Cavalera, Votorantim e NIKE e Eternit também aderiram à ação como parceiros. Ou seja, cada empresa tem um papel importante na transformação do Parque Santo Antonio, sempre contribuindo com seus materiais e seu envolvimento para a formação de pessoas nas áreas que atuam. E este é só o começo.

E depois?

Ao término da “Semana do Mão na Massa”, as ações no Parque Santo Antonio não param por aí. A construção da Biblioteca para Todos que terá início no dia 25 deverá ser concluída em até 2 meses. A Biblioteca será mais que um espaço para a leitura, mas também um espaço cultural que irá estimular a convivência entre os moradores em torno de eventos e ações. A patrocinadora Vivo irá fornecer computadores, conexão e workshops, ao lado da Eternit empresa que acaba de dar o seu apoio ao projeto, doando o seu material para construção e focando sua atuação futura em capacitação de pessoas para construção seca. Cursos de capacitação diversos com os parceiros também entrarão no calendário das ações da Biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário