Assista nosso Programa

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tibolona tem efeitos benéficos na libido de mulheres‏

Esta é a constatação do doutor Jorge Nahas Neto, especialista em terapia hormonal da Unesp de Botucatu, baseada em estudos médicos e depoimentos sobre o fato da substância reduzir as queixas das pacientes quanto a libido, ao prazer e ao bem-estar físico e psicológico
A tibolona é um princípio ativo oferecido pelo mercado farmacêutico há mais de 10 anos em tratamentos de terapia hormonal para mulheres pouco antes, durante e após a menopausa. Neste período, este princípio ativo tem sido objeto de diversos estudos, que possibilitaram a classe médica obter conhecimentos consistentes sobre sua atuação no organismo feminino, inclusive junto ao Sistema Nervoso Central.

“Este medicamento foi desenvolvido inicialmente para tratar sintomas vasomotores nas mulheres após a menopausa, como o fogacho (calor constante) e a excessiva sudorese noturna. Mas, hoje, se sabe que a substância tem atuação eficaz na prevenção da perda de massa óssea e da atrofia urogenital (ressecamento vaginal/falta de lubrificação), apresentando também benefícios adicionais, como redução significativa das alterações de humor e aumento da libido, do vigor físico e da concentração”, explica o doutor Jorge Nahas Neto, ginecologista, especialista em terapia hormonal, e professor de medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp – Botucatu).

Segundo o médico, a tibolona tem ação completa nos tecidos – ossos, vagina e pele –, com baixo impacto sistêmico (na corrente sanguínea). Nas disfunções sexuais, o medicamento diminui a produção da proteína SHBG pelo fígado, elevando a concentração de testosterona livre, que consequentemente será convertida em estrogênio. Ao ocorrer essa conversão, há uma melhora do ressecamento vaginal e da preservação da massa óssea, aumento do fluxo sanguíneo clitoridiano e é elevada a concentração de endorfinas (neurotransmissores do bem-estar), que atuam junto ao sistema nervoso central, melhorando também o humor e a libido.

A tibolona também se diferencia dos demais esquemas terapêuticos hormonais convencionais por não interagir ou estimular as mamas, reduzindo a incidência de mastalgia (dores nos seios) e por não estimular o endométrio, evitando a ocorrência de sangramentos imprevistos. “É uma substância terapêutica muito importante nos tratamentos hormonais, porque atua reduzindo de forma expressiva as principais queixas das pacientes em termos vasomotores, mas também no que se refere à libido, ao prazer e ao bem-estar físico e psicológico. Cada paciente precisa ter seu histórico clínico, sintomas e condições de vida avaliados, antes de saber qual é o diagnóstico e o tratamento mais adequado para seu caso”, explica o especialista.

Estas constatações foram abordadas em estudos médicos, como The effects of tibolone on mood and libido, conduzido pela médica e PHD Susan Davis e publicado no jornal Menopause, da Sociedade Norte-americana de Menopausa; Beneficial effect of tibolone on mood, cognition, well-being and sexuality in menopausal women, realizado por médicos do Departamento de Medicina Reprodutiva, Desenvolvimento Infantil, Ginecologia e Obstretrícia da Universidade de Pisa, na Itália; e Effects of tibolone on the quality of life, anxiety-depression levels and cognitive functions in natural Menopause, produzido por especialistas do Departamento de Psiquiatria, Ginecologia e Obstetricia do Hospital de Formação e Pesquisa de Atatürk, na Turquia.

No consultório do especialista em terapia hormonal, de 70% a 80% das mulheres chegam com reclamações vasomotoras, 60% com dispareunia (dor durante o ato sexual) e 25% a 30% relatam também perda de concentração, insônia, fadiga muscular, irritabilidade e disfunções sexuais. “Em alguns casos, só a reposição de estrogênio já ameniza os sintomas e garante bem-estar. Em outros, a complementação com tibolona é indicada em função da perda de libido, dificuldade em chegar ao orgasmo ou de fatores psicológicos e neurológicos, como apatia, insônia, ansiedade e depressão associados”, esclarece.

O médico também alerta para o fato de todo tratamento medicamentoso ter efeitos adversos. Tibolona não é indicada para mulheres com história atual ou anterior de câncer relacionado com hormônios sexuais, como câncer de mama e do endométrio; problemas circulatórios, com formação de coágulos no sangue; doença grave no fígado; sangramento vaginal sem explicação; porfíria (doença genética relacionada a diferentes enzimas) e espessamento do endométrio. É contraindicada ainda para mulheres grávidas e que estejam tomando medicamentos anticoagulantes (para tratar a circulação).

Depoimentos de mulheres que optaram pela terapia hormonal

Maria Amélia Andrade Caleira, 51 anos, foi submetida a uma histeroscopia para retirada de mioma há 3,5 anos, o que adiantou a menopausa, com o surgimento de fogachos (crises súbitas de calor), suores noturnos e secura vaginal. “Para completar, como minha mãe teve osteoporose, o médico considerou melhor iniciar, de imediato, terapia hormonal para reduzir os riscos de excessiva perda óssea”. No início, Maria Amélia resistiu à idéia de aderir ao tratamento, mas com a melhora gradativa dos sintomas, mudou de opinião. “O tratamento eliminou todos os sintomas e ainda contribuiu para melhorar minha disposição física”, afirma.

Outra paciente, Maria Valquíria de Oliveira Gavlak, 45 anos, foi submetida a dois procedimentos cirúrgicos. O primeiro há 12 anos para retirada total do útero e há cinco anos para retirada dos dois ovários em função do surgimento de cistos. Ela começou o tratamento hormonal com outros medicamentos, mas não se adaptou tão bem, sendo que alguns hormônios a deixaram sexualmente desmotivada. Segundo ela, a situação mudou quando a tibolona foi indicada por seu médico há 3,5 anos, pois além de ter reduzidos os fogachos, as dores no corpo e o desânimo, percebeu que ganhou qualidade de vida e que teve ânimo para retomar um padrão sexual adequado e satisfatório.

A menopausa de Vera Rossanesi começou cedo, aos 38 anos, e trouxe, de imediato, ondas de calor alternadas com frio todas as noites e sudorese excessiva, associadas a mau humor, irritabilidade e impaciência, além de enfraquecimento das unhas, ressecamento da pele e dos cabelos. “Fiquei com o humor muito alterado, o que era complicado no relacionamento para alguém que trabalha com comércio. Tomei diversos hormônios, alguns provocavam inchaço nas mamas e no resto do corpo. Só melhorei mesmo há seis meses quando comecei a tomar tibolona e os sintomas foram desaparecendo gradualmente”, afirma Vera, hoje com 42 anos.

Fonte: Lide

128 comentários:

  1. Meu ginecologista me prescreveu tibolona, ando desanimada para o sexo e para tudo, muito ansiosa e irritação extrema, será que ficarei melhor com ele?Ainda não comecei usar, estava meio receosa, mas com os depoimentos que li acima, tomei coragem, vou usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a tomar tibolona ja tem una 4 meses,bem me lembrava mais de sexo,mais o efecto foi bem efectivo,ja estou na menopausia tengo 50 anos e né fez muito bem,em todos OS aspectos e aumenta a libido sim.Ajuda muito.Fique tranquila vai dar cerro.Demora un poco mais depois vc começará a ver resultados.

      Excluir
    2. Melhorei muito com a medicação. Exames de Rotina teremos que fazer sempre então que tenhamos uma vida com QUALIDADE, JÁ QUE TRABALHAR NO BRASIL É ATÉ A MORTE.

      Excluir
    3. Bom dia meu nome é Vera tenho 55anos e tomo tibolona estou bem melhor das dificuldades da menopausa faz 2meses

      Excluir
    4. Tomo tibolona a mais de três anos
      Mudou MH qualidade de vida
      Super recomendo !!!!!!

      Excluir
  2. Tenho 49 anos, estava com lapso de memória, cançasso, irritação, insonia,fadiga, desanimo, sem motivação para nada. Não queria repor hormonio, fiz uma bateria de exames, graças a Deus está tudo bem comigo. Tomei meu primeiro tibolna na última noite e já notei melhora no sono, bem estar, incrível a resposta do tibolona, imagino daqui uns dias, vou me sentir uma adolescente, agora é só acompanhar a saúde no geral e bola pra frente.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 48 anoe e estou tomando o tibolona a 3 meses e minha qualidade de vida melhorou significativamente.

    ResponderExcluir
  4. Neusa 18 de julho de 2013.Tenho 52 anos e tomo tibolona desde os meus 48 anos,tenho uma boa qualidade de vida com ela,durmo bem,não tenho mais fogachos.Engordei uns 04 quilos desde que começei a tomar.Já tentei outras marcas de hormônio,mas a que melhor me adaptei foi com tibolona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio Paulo , mas vc é homem me diga será que homens também pode tomar a tibolona ? Pq eu sou homem e quero tomar tbm .

      Excluir
    2. Quero saber se é normal menstruar tomando tibolona?

      Excluir
  5. Obrigada a todas as mulheres que registram sua experiência com medicamentos, principalmente quando relacionados a disposição física e mental ligada à parte hormonal, pq assim ficamos atualizadas e sabemos se oque o médico prescreveu realmente irá nos ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Iniciei o tratamento com tibolona a 15 dias.
    Minhas dores nas pernas e tornozelos melhoram muito.
    Me sinto um pouco melhor, apesar de ter constantes alterações de humor.
    Estou retornando as minhas atividades com um pouco mais de energia.
    Quero voltar a fazer minhas caminhadas interrompidas pela falta de energia.
    Tenho 54 anos e sem problemas de saúde.

    ResponderExcluir
  7. Olá, acabei de fazer alguns exames e a médica me prescreveu a Tibolona, tenho observado os comentários acima e vejo que é um medicamento que realmente vai atender as minhas necessidades, mas na verdade estou um pouco resistente a começar toma-lo, tenho um ultrason de mama com resultado de um cisto muito pequeno no seio cerca de 5mm, será mesmo que posso tomar esse medicamento? Tenho receio, mas a médica disse q possa tomar. Me ajude!! Já comprei o Tibolona mas ainda não tomei, o que faço?

    ResponderExcluir
  8. cati brasil 10 05 2014
    faz 8 meses que tomo tibolona melhorou minha vida em tudo meu casamento que já era bom ficou melhor tenho 52 anos e 34 anos de casamento

    ResponderExcluir
  9. Tenho 49 anos e estou usando Tibolona há +- 1 mês e meio. E após 2 anos sem menstruar...surpresa...minha menstruação desceu novamente. isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal. Também estou preocupada. Parei de tomar e estou sangrando muito.

      Excluir
    2. É normal menstruar depois que para de tomar o remédio

      Excluir
  10. oi tenho 37 anos entrei na menopausa precoce desde meus 33 anos e só fui no medico agora minha medica me receitou esse e faz 1 semana que estou tomando mas sinto muta dor de cabeça e dor no pé da barriga e tbem sinto ela grande parece que comi o dia todo isso é normal

    ResponderExcluir
  11. Tibolona depois de muitos medicamentos tem sido minha tábua de salvação, estou feliz pelo meu médico ter me receitado!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Estou tomando Tibolona há uns 15 dias, o fogacho reduziram, porém o apetite sexual não melhorou e sinto muitas angústias, sentimentos depressivos, gostaria de saber se alguém tem esses sintoma?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá, ,tenho 40 anos e há quinze dias tomo tibolona,com relação aos fogachos estou bem melhor, mas sem apetite sexual, irritabilidade, angústia, e uma enorme vontade de ficar dormindo o dia todo, gostaria de saber se alguém mais tem esses sintomas.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Tambem tomando a +ou-15 dias,muita angústia,irritabilidade,muito depressiva e só querendo dormir,totalmente sem ânimo.Mas minha médica receitou o antidepressivo bup.

      Excluir
    2. Olá, eu estava assim como vcs...tenho 50 anos e ainda menstruo...porém estou tomando a 1 mes e minha vida mudou a questão sexual ficou 100% aumento da libido, eu tinha um pouco de incontinência urinária e melhorou mto...tenho disposição até para correr!! enfim estou adorando...estou tomando vitamina D que estava baixíssima...façam o exame para ver a de vcs e comecem logo a repor a vitamina D é mto importante!!!

      Excluir
    3. eu tbm fiz tratamento com tibolona porém era incluso na fórmula para outros tratamentos mas tive q parar pq ganhei muito peso só não posso afirmar se o peso foi devido a tibolona mas tô na menopausa e sinto muito calor depois q parei o medicamento.quero voltar a tomar mais tô com medo de engordar mais

      Excluir
    4. Estou tomando há 10 dias e engordei (ou inchei) 2 quilos. A minha pressão arterial também aumentou. Conversei com a médica e vou optar pelos hormônios bio-idênticos em forma de gel, usado na pele.

      Excluir
    5. Tenho 57 anos, estou tomando há 03 meses, a única coisa boa por enquanto é a diminuição dos fogachos, continuo irritada, depressiva e engordei. Meus seios tem ficado inchado e dolorosos. Penso em retornar ao medico e ver outra opção

      Excluir
    6. Tomo tibolona ha bastante tempo,meu médico falou para tomar sempre,minha menopusa foi muito desagradavel,comecei a ter depressao irritabilidade,desanimo ,insônia foi um desconforto enorme,assim que comecei a usar o tibolona minha vida melhorou muito,sumiram todos os sintomas faço meu exame ginecologico de rotina esta sempre em ordem,mesmo indo em outro médico êle prescreve para continuar usando,estou com 59 anos uso desde os 43 anos,resovi parar tive todos os sintomas desagradeveis,tristeza,desanimo etc... Voltei a usar graças a Deus melhorei nao para mais de usar,tem farmacia popular que vende por 18 reais em outras sai bem mais caro so pesquizar.

      Excluir
    7. Esse sintoma de tomar o tibolona também estou dormindo o dia todo, não consigo fazer nada, muito desanimada

      Excluir
  15. Meu médico me receitou tibolona sinto-a muitas ondas de calores tenho 45 anos estou tomando a 2 meses e continuo menstruando será que é normal ?

    ResponderExcluir
  16. Comecei a tomar tibolona com o propósito de melhorar minha libido e meu humor. Tomei durante dois meses e senti que comecei a engordar. Parei e voltei em seguida ao meu peso anterior. Na realidade eu estava inchada. Fiquei com muita retenção de líquido. Isso é comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei tibolona durante 28 dias engordei quase 5 kg, parei e o peso voltou ao normal.

      Excluir
    2. Tomei tibolona durante 28 dias engordei quase 5 kg, parei e o peso voltou ao normal.

      Excluir
    3. Engordei 3 quilos, comecei a tomar o libian ha 2 meses, meu sonho continua instável, acordo a noite, perco o sono, acordo cansada, o seio está grande e dolorido, a libido melhorou muito.

      Excluir
    4. Estou usando há 10 dias e engordei 2 Kg. A minha pressão arterial também aumentou. A médica diminuiu a dose, se continuar engordando e com aumento de pressão vou parar, sem dúvida.

      Excluir
  17. Comecei a tomar o tibolona agora a uma semana tenho 37 anos fiz esterequitomia a um ano e oito meses pois eu não tinha mais animo pra nada , estou adorando pois voltei a ter mais disposição e se eu engorda que eu acho que não vai acontece pois faço academia e tem amigas minha que toma e faz academia e continua do mesmo jeito ou melhor pois ajuda muito nos execícios da mais vontade de malhar eu estou mim sentindo muito melhor com o tibolona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hj minha ginecologista passou o ReduClim Tibolona, começar a usar amanhã e confesso estou preocupada em ganhar peso.
      Estou malhando muito e espero não ganhar peso!
      Alguém pode me ajudar?

      Excluir
    2. Oi! comecei a tomar faz 8 dias. Estava morrendo de medo de engordar, mas, ao contrário, emagreci 1 kg!! Além disso, me sinto muito mais disposta, minha concentração aumentou muito, meu humor, minha pele melhorou, meu cabelo, minha libido... enfim - para mim, não parece um remédio, mas sim um milagre!

      Excluir
    3. Minha médica me receitou hoje porque não estava me dando bem com o strevan, este só melhorou os calores, mas o sono, irritabilidade e libido só tinham piorado. Vou começar amanhã, espero não engordar e voltar a ter a disposição para malhar que eu tinha!! Diante destes relatos vou tomar mais tranquila.

      Excluir
    4. Em 10 dias engordei 2 Kg. O medicamento também aumentou a minha pressão arterial, mas não tive nenhum aumento de sono. Acabaram os fogachos e aumentou bastante a minha disposição. Para quem não tem nenhum efeito adverso, acredito que vale a pena.

      Excluir
  18. Comecei a tomar o tibolona agora a uma semana tenho 37 anos fiz esterequitomia a um ano e oito meses pois eu não tinha mais animo pra nada , estou adorando pois voltei a ter mais disposição e se eu engorda que eu acho que não vai acontece pois faço academia e tem amigas minha que toma e faz academia e continua do mesmo jeito ou melhor pois ajuda muito nos execícios da mais vontade de malhar eu estou mim sentindo muito melhor com o tibolona

    ResponderExcluir
  19. também me sinto bem melhor com uso do Tibolona que faço ja a quase um ano. minha disposição geral melhorou muito.

    ResponderExcluir
  20. também me sinto bem melhor com uso do Tibolona que faço ja a quase um ano. minha disposição geral melhorou muito.

    ResponderExcluir
  21. Tomei esse remédio parei a um mês quanto tempo ele continua atuando em nosso organismo

    ResponderExcluir
  22. Estou tomando Tibolona há 08 meses e melhorei muito, sumiu o desânimo, a insônia e a irritabilidade, melhorou meu humor. A libido teve uma pequena melhora. Mais ganhei muito em qualidade de vida. Os fogachos desapareceram em três dias e sintomas da irritabilidade , cansaço e desânimo melhoraram com 3 meses.

    ResponderExcluir
  23. Tenho 31 anos e ainda menstruo, tomei Tibolona um mês por causa da libido q junto com os exercícios da MAP, melhorou muito, mas minha menstruação cessou isso é normal?

    ResponderExcluir
  24. Alguém saberia me dizer qual horário seria o melhor pra tomar?

    ResponderExcluir
  25. Alguém saberia me dizer qual horário seria o melhor pra tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomo de manhã depois do café recomendado pelo meu ginecologia

      Excluir
    2. Eu tomo de manhã depois do café recomendado pelo meu ginecologia

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  26. Muito bom esses comentários.Minha médica receitou Tibolona,mas estava adiando para tomar.Se falam tantas coisas .
    Tenho 52 anos ainda tenho menstruação.Enfim comecei hoje I remedio estou confiante de melhorar esse fogachos.É horrivel. Eu optei de tomar a noire.Não sei.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber se tibolona engorda

    ResponderExcluir
  30. Ah q bom. Tantos comentários positivos. Vou usar sim. E vou fazer meu acompanhamento com meu médico. Vms ver como meu organismo reage.

    ResponderExcluir
  31. Gostei de saber dos sintomas aqui expostos.

    ResponderExcluir
  32. Alguém teve aumento exagerado de peso??? Ele dá sono????

    ResponderExcluir
  33. Alguem sabe quando se vai parar de tomar tibolona ? há quase 10 anos que tomo mas não sinto essas melhoras como li aqui.
    Eu fiz hitertomia total hà +- 15 anos.
    Tomei outras coisas mas faziam-me doer o peito.
    Tomo antidepressivos na mesma, engordei ou antes fiquei com pneu mas não foi logo quando comecei

    ResponderExcluir
  34. Comecei a usar Tibolona (Livial 2,5) aos 49 anos de idade, estou com 61, nunca fiquei sem este medicamento. Sempre me senti muito bem, não engordei, agora estou pensando em parar, faz 15 dias que não tomo e sinto uma onda de calor quando o dia está amanhecendo depois desaparece o sintoma, ainda não posso dizer se vou ficar sem ele pois parei por conta própria. Vou tentar e depois aviso a médica para ver a opinião dela. Sempre tomei após o café da manhã por recomendação médica. Passei pela menopausa sem sentir sintomas, foi muito bom.

    ResponderExcluir
  35. Se estiver mestruada devo toma a tibolona ?

    ;







    ResponderExcluir
  36. Estou tomando tipo lona a um mês meus calores sumiram, melhorou o libido mas minha menstruação desceu de novo, tenho 43 anos

    ResponderExcluir
  37. Estou tomando tipo lona a um mês meus calores sumiram, melhorou o libido mas minha menstruação desceu de novo, tenho 43 anos

    ResponderExcluir
  38. Relutei para não usar o Tibola, tinha muito resseio mais meus sintomas pioraram tive que pedir meu médico para receitar e tem 3 meses que uso há nas primeiras semanas resultado ótimo passou os fogachos a irritação enfim ótimo recomendo estou me sentindo bem melhor

    ResponderExcluir
  39. Relutei para não usar o Tibola, tinha muito resseio mais meus sintomas pioraram tive que pedir meu médico para receitar e tem 3 meses que uso há nas primeiras semanas resultado ótimo passou os fogachos a irritação enfim ótimo recomendo estou me sentindo bem melhor

    ResponderExcluir
  40. Tomo tibolona há doze anos,ás vezes fico preocupada por causa do tempo,mas meu médico disse que não existe um motivo pra eu parar. Todo meu organismo funciona super bem,meus exames são perfeitos e o colo do meu útero está bem preservado. Tenho 54 anos e nada de flacidez. Super recomendo

    ResponderExcluir
  41. Tomo tibolona há doze anos,ás vezes fico preocupada por causa do tempo,mas meu médico disse que não existe um motivo pra eu parar. Todo meu organismo funciona super bem,meus exames são perfeitos e o colo do meu útero está bem preservado. Tenho 54 anos e nada de flacidez. Super recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem tomo há mts anos mas fiz uma histerctomia total (tirei tudo) e quando para começo com enxaquecas, e mais deprimida, por isso vou continuar, espero que não deixem de fabricar...

      Excluir
  42. Tenho 43 anos tem 1 mês que fiz histerectomia total por recomendação médica,de imediato minha ginecologista já passou tibolona ,só estou com receio,por conta das mamas,pois há 09 meses fiz uma retirada de nódulo com redução mamária,estou com medo deste medicamento não afetar minhas mamas de novo em questão de nódulo ou cistos!!!

    ResponderExcluir
  43. Tenho 43 anos tem 1 mês que fiz histerectomia total por recomendação médica,de imediato minha ginecologista já passou tibolona ,só estou com receio,por conta das mamas,pois há 09 meses fiz uma retirada de nódulo com redução mamária,estou com medo deste medicamento não afetar minhas mamas de novo em questão de nódulo ou cistos!!!

    ResponderExcluir
  44. Eu tanbem fiz ha mts anos histerctomia total, e tomo tibolona ha anos , nunca tive problemA de nodulos mamarios

    ResponderExcluir
  45. Meu médico me receitou TIbolona hoje, mas estou com medo do aumento do peso.
    Alguém sabe me dizer se engorda muito??????

    ResponderExcluir
  46. Tomo tibolona 2,5mg há 20 dias, me sinto muito bem,não engordei nada por enquanto.Melhorou minha qualidade de vida.Tenho 46 anos, já tomei outro hormônio que não deu certo.

    ResponderExcluir
  47. Tomo tibolona 2,5mg há 20 dias, me sinto muito bem,não engordei nada por enquanto.Melhorou minha qualidade de vida.Tenho 46 anos, já tomei outro hormônio que não deu certo.

    ResponderExcluir
  48. Tomo tibolona 2,5mg há 20 dias, me sinto muito bem,não engordei nada por enquanto.Melhorou minha qualidade de vida.Tenho 46 anos, já tomei outro hormônio que não deu certo.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Comecei a tomar tibolona a umas três semanas. A libido já melhorou um pouco. Faço academia e acho q ainda é muito cedo pra dizer o qto engorda, mas estou com uns 2kg a mais do que sempre tive. Isso é o q mais me preocupa pois sempre fui magrinha e tenho pavor de engordar.

    ResponderExcluir
  51. Eu sofria com todos os efeitos da menopausa até começar a tomar Tibolona. Já faço uso há pouco mais de três anos e me livrei de todos os sintomas, inclusive o da insônia. Estou me sentindo muito bem agora.

    ResponderExcluir
  52. Eu tenho 42 anis e fui submetida a uma histerectomia total por recomendação médica. Imediatamente passei a sofrer com os fogachos e a sudorese noturna. Estou tomando tibolona há 10 dias. Os fogachos desapareceram, o sono melhorou e a libido retornou com a corda toda!!! Estou amando esse medicamento.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Estou tomando Tibolona há 2 meses, entrei na Menopausa aos 43 anos, tenho 53 anos, nunca tive nada, mas de uns meses para cá, estava tendo atrofia vaginal,dor na hora da relação sexual, alias, muita dor, prisão de ventre e insônia...As ondas de calor, tive durante uns 6 meses, logo no início da Menopausa. Resolvi fazer todos os exames Hormonais, meu estradiol estava zero, minha Vitamina D esta 13, o normal é acima de 60, osteoporose, sem libido nenhum. Nunca tomei anticoncepcional na minha vida, engravidei com 16 anos, aos 22 aos tinha 3 filhos e fiz laqueadura. Relutei 10 anos para fazer reposição, até que tomei coragem. Ouvi muita conversa fiada que Hormônios engordam, mas se a pessoa manter uma alimentação, caminhar, ir aos banneiro todos os dias, não engorda, minha médica optou também pela Testosterona a 5% gel,uso na pele, mas a diferença é enorme da manipulada, cada mês vem de uma maneira diferente, optei pelo androgel 25 mg, particularmente, não gosto de remédios manipulados...Estou ótima, meu cabelo, pele, tudo melhoreu, me sinto bem mais jovem, estou magra, a Testosterona transforma gordura em massa muscular! Talvez tenha sido o problemas de algumas aqui, não equilibrou a testosterona com a Tibolona! Converse com o médico de vocês, nem todos podem tomar Testosterona...Minha libido está a mil! Tô até com medo...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  55. boa noite ,tenho 48 anos a cinco anos nao mestruou mais,no mes junho do ano passado,meu calvario comecou,muita irritabilidade,sem ter libido,secura vaginal,calor horrivel,acordava varias vezes na noite pra tomar banho frio,depois sentia muito frio,olha sou pessoa ativa,malho,faco musculacao,pilates,stand up,funcional na praia,e de repente desanimo,meu casamento acabou,olha que tenho hipertiriodismo tomo medicacao,a minha medica ficou horrorizada,em seis meses pulei dos 60 kilos pra 78,eu sempre fui magra..resumindo,,a tibolona veio pra me salvar,com um mes de uso perdi 10 kilos,comecei a desisnchar,fiquei feliz,o calor desapareceuem uma semana de uso da medicacao,comecei a dormir melhor,as crises choros diminuiram voltei a ter disposicao malhar,meu libido melhorou muito,,resumindo estou feliz.e estou magra hoje meu peso e 58 ..estou mais vaidosa do quem nunca..

    ResponderExcluir
  56. boa noite ,tenho 48 anos a cinco anos nao mestruou mais,no mes junho do ano passado,meu calvario comecou,muita irritabilidade,sem ter libido,secura vaginal,calor horrivel,acordava varias vezes na noite pra tomar banho frio,depois sentia muito frio,olha sou pessoa ativa,malho,faco musculacao,pilates,stand up,funcional na praia,e de repente desanimo,meu casamento acabou,olha que tenho hipertiriodismo tomo medicacao,a minha medica ficou horrorizada,em seis meses pulei dos 60 kilos pra 78,eu sempre fui magra..resumindo,,a tibolona veio pra me salvar,com um mes de uso perdi 10 kilos,comecei a desisnchar,fiquei feliz,o calor desapareceuem uma semana de uso da medicacao,comecei a dormir melhor,as crises choros diminuiram voltei a ter disposicao malhar,meu libido melhorou muito,,resumindo estou feliz.e estou magra hoje meu peso e 58 ..estou mais vaidosa do quem nunca..

    ResponderExcluir
  57. Boa Tarde, com 44 anos tive que fazer uma esterectomia total, e com isso entrei em menopausa agressiva, meus sintomas começaram uma semana após a cirurgia. Quando comecei a fazer a reposição hormonal, comecei com outro hormônio, minha votamina D estava baixa, meu colesterol alto. Com o passar do tempo as coisas foram entrando nos eixos ,mas a minha libido eu sentia que estava baixa. Foi muito complicado para mim que era sexualmente ativa , solteira, de repente não sentir mais desejo sexual, desânimo,e um pouco deprimida. minha médica mudou meu hormônio par o Tibolona, senti a libido voltar em pouco tempo, mas também me senti mais pesada, parei de tomar e voltei para o remédio anterior, mas continuei engordando, portanto não era o remédio o causador do meu problema. Agora desde a minha cirurgia até os dias de hoje, sai dos 72kg para os 85kg. Decidi fazer reeducação alimentar, voltar firme com a academia, pois havia parado e comecei hoje a tomar o Tibolona novamente, pois me deixava mais animada, espero conseguir recuperar o meu peso anterior também!

    ResponderExcluir
  58. olá,
    Eu tenho 50 anos e comecei a tomar Tibolona aos 48, por orientação médica, em decorrência do quadro de menopausa já adiantado e dos sintomas como insônia, cansaço físico e desânimo, lapso de memória, irritabilidade e baixa libido. Todos esses sintomas dificultavam significativamente a minha vida pessoal, profissional e acadêmica. Eu não senti ondas de calores, um dos sintomas mais comuns da menopausa e por isso não desconfiava que o meu quadro e evolução da menopausa já era avançado. Eu achava que ainda não tinha idade para isso.
    Quanto comecei a tomar a Tilolona, não senti nenhum efeito colateral, mas aos poucos comecei a dormir melhor e todos os outros sintomas foram vagarosamente desaparecendo.
    Hoje, a minha auto-afirmação e auto-estima voltaram e eu me sinto confiante para estudar e para dar aulas, me sinto mais jovem, disposta e bonita. Nunca tive problemas com a balança, mas nesses dois anos de tibolola, ganhei 4 Kg, mesmo sem alterar a minha alimentação. Não sei dizer se o ganho de peso tem alguma ligação com o medicamento, mas custo benefício, hoje estou satisfeitíssima e muito mais feliz.

    ResponderExcluir
  59. Tenho 54 anos,comecei os sintomas da menopausa aos 39 anos.Parei de menstruar aos 48.Resisti muito em fazer reposição hormonal.Mas os fogachos,vagina seca,dor durante a relação sexual,me fizeram dar o braço a torcer. Fazem 5anos que tomo tibolona de 2.5mg.Não tive nem um grama de ganho de peso,meus exames estão ótimos. Só que na ultima consulta em novembro de 2016,meu médico resolver diminuir a dosagem. Tenho dormido muito mal,a vagina não está tão molhadinha como antes,os fogachos voltaram.Então há dois dias voltei a tomar os 2.5mg.Espero melhorar.

    ResponderExcluir
  60. Tenho 53 anos tomo tibolona há 7 anos, mas a minha menstruação nunca parou, vem certinha todo mês. Isso é normal?
    Quando paro de tomar os sintomas voltam. Me sinto bem tomando o tibolona.

    ResponderExcluir
  61. Tenho 62 anos. Minha ultima menstruação foi com 54 anos. Nunca fiz reposiçao hormona. Os ùnicos sintomas sao: secura na vagina e diminuição da libido. Seis meses atrás meu ginecologista receitou tibilona 1.25 mg. Porém, em duas semanas tomando, ganhei 2 kgs. Parei se tomar (meu peso nao voktou), mas estava me sentindo bem melhor. Näo sei se devo voltar a tomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo! Em 10 dias ganhei 2 kg, além disso tive aumento de pressão arterial. Estou me sentindo ótima com a medicação, sem fogachos e mais animada. Para quem não tem reações adversas, vale a pena usar.,

      Excluir
  62. Bom dia, li todos os comentários, gostei muito de ssber que não estou sozinha no universo das dúvidas 😉 Tenho 49 anos, fiz histerectomia ha 2 semanas, fiquei com os ovarios, meu medico me indicou tibolona, agora criei coragem e vou começar, seja o que Deus quiser🙏

    ResponderExcluir
  63. Eu tomava premarin 0,625 e não encontro mais pra comprar. Será que eu posso tomar tibolona?

    ResponderExcluir
  64. Comecei tomar tibolona após o 6°dia minhas varizes começou a doer muito devo parar de tomar? Alguém já teve esse sintomas?

    ResponderExcluir
  65. Que alivio ler esses comentarios!Tenho 52 anos e sempre fui muito resistente a reposiçao hormonal.Mas minha total falta de libido me fez mudar de ideia...Ou la se vai um marido!kkkk!!Tomei o primeiro comprimido hoje...Agora a pouco.Depois volto pra dizer o que aconteceu...Valeu,por relatar sua experiencia.Vou tomar a medicação com mais segurança...

    ResponderExcluir
  66. Estou tomando há dias e ganhei 2 Kg durante esse período. A minha pressão arterial também aumentou. Mas os fogachos desapareceram e minha disposição aumentou bastante. Estou me sentindo ótima, mas terei que parar se continuar com aumento de peso de pressão arterial. Alguém teve ganho de peso e aumento de pressão arterial com a Tibolona?

    ResponderExcluir
  67. Vinha fazendo uso de Tibolona 2,5 a 7 anos, e daí comecei com depressão e síndrome de pânico a psiquiatra indicou bupropiona e escitalopram, Rivotril midazolam pois nada me fazia dormir. Pensei q ia enlouquecer com tantas medicações. Depois de alguns estudos conversei com a geriatra é Passei a usar DHEA e Melatonim, deixei TDs s medicamentos, fui pra academia, minha vida mudou, porém deixei a Tibolona e o fogachos voltaram.

    ResponderExcluir
  68. Boa noite.
    Comecei a usar tibolona 7 dias,indicado pela minha ginecologista.
    Estou analisando cada comentário aqui.
    Sinto dor nos seios, e inchaço no corpo.
    Em tão pouco tempo de uso, estranho.
    Faço uso depois do café, conforme instrução da ginecologista.
    Minha preocupação é:
    Outros sintomas como câncer,estava lendo e mencionaram essas causas tb.

    Gostaria de retorno,como acompanhar cada sintoma desse remédio?.

    Marlene Santana
    Cidade Barueri.

    ResponderExcluir
  69. Eu comecei e pararei , mais vou continuar de novo só que fazemos as perguntas e não tem ninguém para responder

    ResponderExcluir
  70. Eu comecei e pararei , mais vou continuar de novo só que fazemos as perguntas e não tem ninguém para responder

    ResponderExcluir
  71. Ja usei natifa pro, oestrogel e evocanil, e todos me incharam e me deprimiram, e libido zero. Comecei libian e ja notei diferenca no humor, na pele, e mais animo. Pq eu estava muito mal humorada e triste. Em poucos dias já senti melhora e sem dores no corpo

    ResponderExcluir
  72. Ja usei natifa pro, oestrogel e evocanil, e todos me incharam e me deprimiram, e libido zero. Comecei libian e ja notei diferenca no humor, na pele, e mais animo. Pq eu estava muito mal humorada e triste. Em poucos dias já senti melhora e sem dores no corpo

    ResponderExcluir
  73. Gente tibolona e muito bom para os sintomas
    Mais o que faço se ele me engordou 10 kilos
    Vou ter q parar e ver o que acontece
    Estou muito triste com isso
    Não quero ficar gorda e nem ter os sintomas de volta

    ResponderExcluir
  74. Alguem sabe me dizer qdo a gente sente o resultado do libian no organismo, tomei durante uns 20 dias, mais estava tomando tbm o remedio para emagrecer e comecei a ficar depressiva, diz o medico que isso não deveria acontecer, pediu para que eu pare com o tibolona por 20 dias para ver se eu melhorasse, ta melhorei mais tem dias que estou mais triste, nossa não sei o que faço. Alguem conhece algum medico especialista em reposição hormonal?

    ResponderExcluir
  75. Alguem sabe me dizer qdo a gente sente o resultado do libian no organismo, tomei durante uns 20 dias, mais estava tomando tbm o remedio para emagrecer e comecei a ficar depressiva, diz o medico que isso não deveria acontecer, pediu para que eu pare com o tibolona por 20 dias para ver se eu melhorasse, ta melhorei mais tem dias que estou mais triste, nossa não sei o que faço. Alguem conhece algum medico especialista em reposição hormonal?

    ResponderExcluir
  76. Boa noite...tenho 53 anos...sou atleta e tenho sofrido com esse suor intenso e esse calor medonho e falta de libido...triste...pois sempre fui muito ativa e comecei o Libian há 3 dias! Ainda não senti diferenca! Mas estou confiante!

    ResponderExcluir
  77. Eu estou usando a dois meses e engordei 5kg,porém a libido aumentou muito pois nem lembrava mais o que era ter vontade para o sexo. Meu sono melhorou muito tb mas tenho sentido muitas fores nas articulações,não sei se tem relação com a medicação...

    ResponderExcluir
  78. Tomei libiam 1.25mg por 10 dias e nada aconteceu e minha médica aumentou para 2.5mg e tudo voltou ao normal! Todos os sintomas da menopausa sumiram graças a Deus! Apenas sinto os seios maiores e sensíveis mas considero favorável para minha libido ...rss! Estava tendo oscilações de pressão arterial e isso também normalizou! Sou atleta...53 anos...1.60m e 57k! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com apenas 10 dias tomando libiam 2.5mg...minha vida voltou ao normal! 🌹

      Excluir
  79. Olá tenho 54 anos e estou tomando tibolona a um mês, emagreci 3 kilos e melhorei os valores noturnos. Este hormônio me tirou um pouco o apetite. Adorei este hormônio.

    ResponderExcluir
  80. Olá, estava totalmente mim sentindo doente, desanimada, seca, irritada, sentia um frio horrivel a noite que nao conseguia dormi a noite direito, fui a genicologista que receitou o tibolona , na segunda semana já não sentia mais nada, senti que nasci novamente, estou há 1 mês tomando.

    ResponderExcluir
  81. Tenho 55 anos fiz tds exames de rotina medico disse q esta td bem.
    Entrei na menopausa.Sofri mt .
    Desanimada deprimida.
    Insonia td eu sentia.
    Tem 1 semana sou outra mulher.
    Voltei a dormir a caminhar a ter vida.
    Animada para td.ate voltei a caminhar.espero q melhore mais.

    ResponderExcluir
  82. Eu tenho 54 anos e comecei a tomar tibolona e tenho sentido muita dor nos seios, insuportáveis...não sei se devo suspender, não consigo ficar assim não dá nem para dormir de lado...muita dor no seio esquerdo. O que faço?

    ResponderExcluir
  83. Tomei tibolona por orientação médica por 1 ano, as minhas maiores queixas antes da Tibolona era uma ansiedade enorme dormia mal começava pegar no sono logo despertava com uma sensação terrível e um tal de cobre e descobre a noite, porém comecei com um corrimento branco leitoso sem cheiro mas constante, não sei de foi por isso que a médica mudou para um fitoterápico cimicifuga que de nada adianta, sou magra e não ganhei peso tenho alimentação equilibrada e faço caminhadas, quanto a libido nada melhorou, fico as vezes com receio qdo penso em voltar a tomar por conta de riscos de cancer de mama e AVC que ja li que deixa mais propensa, porém de que adianta viver muito e sem qualidade, só quero deitar e dormir em paz..

    ResponderExcluir
  84. Boa Noite
    Meu nome é Sonilze
    Vou falar um pouco sobre tibolona
    Entrei na menopausa com 45 anos .
    Meu ginecologista Dr Oscar Kinsui me passou oest terapia hormonal
    Confesso a vcs que minha qualidade de vida mudou muuuuito para melhor e eu dei
    Adeus às dores nas pernas
    Adeus a enxaqueca Adeus a insônia, Adeus a perda óssea....etc.
    Super recomendo para vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas mg vc toma do tibolona, pq estou tomando de 1,25 a 2 semanas e ainda estou sentindo os calores

      Excluir
  85. Oi meninas tenho 45 anos eu usava o sandrena gel 1mg + o uso do provera 10mg( tomava 12 cps por mês), fui na gineco.e ela mudou para o tibolona 2,5mg 1cps por dia..faz 1 semana e ainda não senti algum resultado..acho que esta cedo ainda né?? Só gostaria de saber qual o horário que vcs tomam..e gineco falou que qualquer horario!! Eu estava tomando a noite..mas acho que vou tomar depois do café da manhã!! O que acham..me ajudem.

    ResponderExcluir