Assista nosso Programa

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Batizado: a primeira roupa de festa do bebê

A cerimônia religiosa do batismo é o primeiro grande evento em que a criança será apresentada aos familiares e à sua comunidade, sendo confirmada como filha de Deus. A cor branca predomina. Não somente para o bebê, mas para pais e padrinhos também cai bem.
Nas cerimônias mais tradicionais ainda se veste a criança com o mandrião: uma túnica longa, tecida geralmente em cambraia e toda bordada. De acordo com Lela Barbosa Torre, sócia da grife infantil Chicletaria, hoje em dia a maioria dos pais prefere adaptar o estilo da criança ao deles e ainda priorizar o conforto do bebê.
“Hoje são inúmeras as opções de roupas para batizado. Desde os macacões de linha com gola e capa bordadas, até vestidos em bordado inglês, babados rendados etc. Para os meninos já crescidinhos, bermudas curtas ou calça comprida combinam com camisa social e casaco”, diz a executiva de moda.

Dicas para irmãos, pais e padrinhos

Na opinião de Lela, os irmãos e irmãs da criança que será batizada também podem se vestir de branco, mas é permitido incluir cores nos acessórios e nos detalhes. “A irmãzinha mais velha ficará linda com um vestido branco de bolinhas pretas, por exemplo. Para os meninos, uma boa pedida é usar casaco azul marinho sobre conjunto de calça e camisa brancas”.

De modo geral, pais e padrinhos também devem caprichar na aparência. “As fotos, inclusive, serão vistas e revistas por muitos e por muito tempo. Apesar de ser um evento matinal, o pai e o padrinho devem preferir um terno bem cortado, camisa branca e gravata discreta. Já a mãe e a madrinha ficarão muito bem com vestidos pouca coisa acima do joelho, decotes discretos e pouco brilho. Afinal, trata-se de uma celebração religiosa”.

Lela diz que, por ocasião de um almoço ou festa a seguir, a mamãe deverá levar uma roupa mais colorida e confortável para vestir o bebê ao deixar a igreja.

Fonte: Lela Barbosa Torre, sócia da Chicletaria Moda Infantil, grife presente em dez estados brasileiros. Confira em www.chicletaria.com.br