Assista nosso Programa

terça-feira, 22 de março de 2016

Goiás e USP agora são parceiras para inovação

Os governadores Geraldo Alckmin e Marconi Perillo assinaram ontem documento que prevê a instalação de um plano de inovação no estado

O Governo do Estado de Goiás e a USP (Universidade de São Paulo), por meio da Agência USP de Inovação, firmaram ontem, segunda-feira, dia 21 de março, um acordo para a instalação de um plano de inovação, com a presença dos governadores Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e Marconi Perillo (PSDB-GO). A iniciativa faz parte do programa Inova Goiás, com recursos previstos na ordem de R$ 1,5 bilhão, que deverão ser aplicados até 2018.

O programa visa à integração entre Governo, a Universidade e demais Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), além do setor produtivo. O Estado de Goiás fomentará esta integração a partir de ações que fortaleçam o ecossistema de inovação goiano, direcionando não somente esforços para a inovação desenvolvida pelo setor privado, mas também por ações que fortaleçam a inovação e tecnologia no setor público.

"Nós temos que nos preparar para um novo momento e a inovação, tecnologia e ciência são o caminho. Eu disse para o governador de Goiás, Marconi Perillo, e para o reitor da USP, doutor Marco Antonio Zago, que a parceria é uma dobradinha assim como Neymar e Messi, parceria de craques", destacou o governador Geraldo Alckmin.

O governador Marconi Perillo disse que o acordo de cooperação com a USP é um dos mais importantes para o Estado. “Para nós, goianos, é uma honra sermos parceiros da mais importante universidade da América Latina”, ressaltou.

“Vamos oferecer todo a nossa expertise na integração desses setores para colocar Goiás entre os três estados do Brasil com maior investimento em inovação”, ressalta o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação.

“Nosso papel é aproximar as pesquisas das empresas instaladas no Estado e promover um ambiente de inovação, gerando maior conectividade entre as partes envolvidas”, explica Bagnato. Segundo ele, “o plano vai promover o desenvolvimento competitivo da economia goiana via agregação de valor pelas empresas por meio da ciência, tecnologia e inovação”.