A Prefeitura colocou novamente em operação no sábado, 18, o ecoponto da avenida Vicente Rao e inaugurou o ecoponto Água Espraiada, na avenida Jornalista Roberto Marinho, localizado sob a avenida Vereador José Diniz - sentido Jabaquara. A entrega foi feita pelo prefeito de São Paulo, acompanhado do secretário da Coordenação das Subprefeituras e do secretário do Verde e do Meio Ambiente.
O local foi escolhido por ser uma via de grande fluxo de caminhões e ter, no entorno da avenida, pontos de descarte irregular de entulho. Com esse equipamento, sobem para três o número de ecopontos na região da Subprefeitura Santo Amaro. O outro fica na avenida Prof. Alceu Maynard de Araújo, 330. O ecoponto reaberto na Vicente Rao estava fechado desde abril de 2009, quando foi ocupado como canteiro de obras durante a construção do corredor de ônibus Diadema-Brooklin. Com o término das obras, a área foi recuperada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Durante o evento, o prefeito falou da proposta de tornar disponível esse serviço para cada um dos 96 distritos de São Paulo. "Aceleramos as reformas, ampliação e as logísticas dos ecopontos. Passamos de 30 para 41 ecopontos e estas unidades que estamos entregando nos aproximam da meta de atender a toda a Cidade e garantir, assim, que as pessoas tenham mais facilidade para fazer o descarte do seu entulho", afirmou.
O uso dos ecopontos aumentou em relação a 2009, passando de 380 toneladas de entulho coletadas no ano passado para mais de 600 toneladas este ano. Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras, um dos motivos é a eficácia da aplicação da Lei de Entulho. "Desde julho, quando a lei foi sancionada, 82 pessoas foram detidas em flagrante e 70 veículos foram apreendidos descartando entulho irregularmente. Isso, sem dúvida, refletiu no volume de captação de entulho dos ecopontos".
As três unidades na área de Santo Amaro terão capacidade para coletar 80 toneladas de entulho por dia. "Os novos ecopontos vão contribuir muito para a limpeza desta região, de onde retiramos mais de 90 toneladas de lixo reciclável somente neste ano. Com o apoio da população no uso consciente deste equipamento, vamos ainda facilitar o trabalho da Prefeitura na limpeza da Cidade, que vai poder utilizar a mão-de-obra para outras tarefas", assinalou o subprefeito de Santo Amaro.
Os ecopontos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 14h. Cada pessoa pode entregar até 1 metro cúbico de entulho gerado por obras, além de objetos inservíveis e recicláveis.
Praça Rui Amorim Cortez
Após a entrega dos ecopontos, o prefeito fez uma vistoria nas obras de revitalização da praça Rui de Amorim Cortez, contemplada pelo projeto Florir, que visa a melhorias nas áreas verdes e de lazer da Cidade.
A praça passa por reformulações nos passeios e no paisagismo. O trabalho deve ser concluído em janeiro de 2011. "Esta praça vai ganhar muito na valorização do verde, já que o projeto prioriza a arborização e substituição do gramado. Trata-se de um dos portais de Santo Amaro, pois está na principal avenida do bairro", ressaltou o subprefeito. Na primeira etapa, o Projeto Florir prevê a revitalização de 20 das 216 praças da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário