Assista nosso Programa

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Paralisação descumpre determinação do TST



Gestão da malha evitou maiores transtornos


A paralisação realizada por aeronautas e aeroviários em 12 aeroportos brasileiros, na manhã de hoje (03/02), causou transtornos a passageiros em todo o país ao descumprir determinação do TST de manutenção mínima de 80% do efetivo na operação aérea.

De acordo com informações obtidas junto ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), dos 399 voos (entre pousos e decolagens domésticas e internacionais) previstos para acontecer entre as 6h e 8h, 22% tiveram que ser cancelados e 48% sofreram atrasos. O número de passageiros impactados em decorrência da paralisação das operações pode superar 45 mil.

Os impactos foram minimizados devido às iniciativas das companhias aéreas, que nos últimos dias contataram e reacomodaram um grande número de pessoas para voos em outras datas e horários.

Com um histórico de oferta de ganhos reais aos trabalhadores em todos os últimos 10 anos de negociação, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) segue aberto ao diálogo. No atual processo, as companhias fizeram, desde outubro, seis propostas aos trabalhadores.