Assista nosso Programa

sábado, 8 de outubro de 2022

QIAGEN lança solução inovadora de diagnóstico molecular no 54° CBPC/ML, em Florianópolis

Multinacional alemã traz ao Brasil nova ferramenta de PCR que permite automatizar as rotinas laboratoriais para resultados mais rápidos aos testes de doenças infecciosas, oncologia, entre outros

Entre os últimos dias 4 e 7 de outubro, o 54° Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (CBPC/ML) reuniu grandes palestrantes, congressistas e expositores do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia em um dos maiores encontros do setor técnico-científico do país. Sediado em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, entre as novidades apresentadas aos participantes durante o evento, o destaque ficou por conta da QIAGEN, multinacional alemã especialista em tecnologia para diagnósticos moleculares, trazendo ao Brasil uma nova solução de PCR, que promete revolucionar as rotinas laboratoriais.

A novidade em termos de solução e tecnologia NeuMoDx, consiste em uma plataforma única e automatizada para realização de testes de biologia molecular voltados para doenças infecciosas, oncologia, entre outras vertentes, com resultados em até uma hora. Trata-se de uma maneira simples, rápida, prática e eficiente de automatizar o processamento de amostras, oferecendo, ainda, a possibilidade de padronizar a automação em caso de um surto viral, de maneira facilmente escalonável. Outros diferenciais da solução são o acesso randômico de amostras, ou seja, as amostras são feitas de maneira independente sem a necessidade de trabalhar em lotes; assim como o uso de material em temperatura ambiente.

“Com o exemplo do que vimos com o COVID, os testes de biologia molecular se tornaram parte de nossas discussões diárias, o que também levou ao conhecimento os atributos dos ensaios de PCR, considerados os melhores devido à sensibilidade e qualidade de resultados. Como resposta à complexidade dessa área diagnóstica, o NeuMoDx traz a facilidade da automação em rotina laboratorial, ou seja, facilita os processos de análise das amostras realizados pelos laboratórios, trazendo ganhos à população geral em termos de melhores resultados e saúde coletiva. O que estamos oferecendo ao Brasil é um produto inovador no processamento, facilidade operacional, uso de reagentes e possibilidade de padronização de protocolos próprios”, destacou Marcio Tomiyoshi, Gerente Regional de Marketing para Medicina Diagnóstica da QIAGEN.

Ainda na ocasião no 54° CBPC/ML, com o objetivo de abastecer o setor com informações e muito conhecimento, a QIAGEN promoveu uma rodada de palestras em seu stand. Entre as temáticas abordadas, os palestrantes discursaram sobre os benefícios dos testes sindrômicos, as novas incorporações do SUS e da ANS para os testes de tuberculose (ILTB), soluções de interpretação clínica de mutações, e sobre como avaliar variantes somáticas de forma confiável com o mais novo e maior banco de dados somáticos do mundo (HSMD).

Para mais informações sobre o novo NeuMoDx, acesse: https://go.qiagen.com/neumodx#link6 .