Por: *Mercês Regina da Silva
Você deve estar se perguntando, Pilates para crianças?
Sim, as crianças também podem praticar o método, desde que respeite seus limites, sua faixa etária e o seu desenvolvimento motor.
A partir do momento que a criança começa a frequentar a escola, percebe-se que ela começa mudar sua postura, pois muda a rotina. Ela ficará mais tempo sentada, às vezes com uma postura não correta, seja para estudar, ficar no computador, desenhar, comer ou ver TV.
A criança passa a carregar mochila nas costas e com tantos afazeres a coluna que ainda está em fase de desenvolvimento vai moldando de uma maneira que a deixará com dores nas costas e uma sensação de cansaço corporal.
Os exercícios de Pilates são ensinados de uma maneira lúdica e desafiadora, fazendo a criança trabalhar sua consciência corporal, sentindo a necessidade de um bem estar desde agora e para sempre...
Os aparelhos são adaptados de forma com que eles consigam alcançar para a realização dos exercícios, e são usados acessórios como bolas de vários tamanhos, fitas elásticas, rolos de espuma, meia lua, entre outros materiais, para tornar as aulas bem divertidas, além de estimular e desafiar as crianças.
Os benefícios do Pilates para crianças:
-Proteção do sistema locomotor;
-Melhora da postura;
-Sono tranquilo;
-Alongamento;
-Fortalecimento muscular;
É preciso estabelecer identidade e conexões nas aulas de Pilates e o universo no qual as crianças estão inseridas para que elas consigam perceber os benefícios da postura, concentração e da respiração correta.
Mercês Regina da Silva é instrutora de Pilates da Academia Vila Olímpica, localizada em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário