Assista nosso Programa

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Teatro Cultura Artística traz exposição inédita durante restauração do Painel de Di Cavalcanti

A partir do dia 29 de junho, o Teatro Cultura Artística, oferecerá à cidade de São Paulo uma oportunidade inédita de conhecer melhor a sua história e do Painel de Di Cavalcanti, que não foi destruído pelo incêndio que atingiu o teatro em 2008. Trata-se de uma exposição aberta ao público, montada ao longo da fachada do teatro, que poderá ser vista e apreciada por todos que passarem pela calçada da Rua Nestor Pestana, no Centro de São Paulo.

A exposição, idealizada pela produtora cultural Ana Maria Xavier, e patrocinada pela Racional Engenharia – construtora responsável pela primeira etapa da reconstrução do Teatro Cultura Artística – mostrará a história do teatro, desde a sua inauguração em Março de 1950 até o incêndio, em agosto de 2008, apresentando-o como uma referência na produção musical e teatral da cidade de São Paulo, assim como a importância do painel de Di Cavalcanti. "É uma honra para a Racional Engenharia patrocinar esta exposição, que resgata a trajetória do Teatro Cultura Artística e sua importância na vida cultural de nossa cidade. O apoio da Racional à exposição é uma das várias ações da empresa para incentivar a cultura e valorizar o patrimônio arquitetônico brasileiro", destaca Renata Ruggiero Moraes, gerente sênior da construtora.

Além da parte histórica, será mostrado em tempo real o andamento do restauro do Painel pelas equipes de restauradores e arquitetos envolvidos no processo. “Esse é sem dúvida o grande diferencial desse projeto: o acompanhamento pelo público em tempo real do andamento da obra de restauro é algo inédito em exposições”, afirma Ana Maria Xavier.

O maior painel existente de Di Cavalcanti – 48m X 8m – emoldura a fachada do teatro desde sua inauguração em março de 1950, e é o protagonista dessa primeira etapa de reconstrução, já que no início de junho, começou a ser restaurado por equipe de especialistas da Oficina de Mosaicos, liderados pela arquiteta e restauradora Isabel Ruas. Chamado “Alegoria das Artes”, o painel foi o primeiro grande painel em mosaicos instalado em uma fachada em São Paulo.

A exposição

A exposição, apoiada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Municipal nº 10.923/90), transformará os tapumes da obra do Teatro em painéis de fotos e vídeos sobre a sua história e sobre o painel de Di Cavalcanti. Além disso, haverá a transmissão de imagens em tempo real do processo de restauro do painel. “Com essa transmissão, permitiremos que a população de São Paulo tenha acesso ao processo de restauração e conheça melhor o que a obra significa para a história e o Patrimônio Cultural da cidade de São Paulo.”, diz Ana Maria. Segundo ela, para a viabilização da mostra, foram concedidas todas as autorizações públicas necessárias, já que se trata de uma exposição na calçada, realizada em tapumes de obras.

A mostra está dividida em três módulos: o primeiro, reunirá fotos do arquivo do arquiteto Rino Levi (responsável pelo projeto original do Teatro), com montagem e legendas curtas que mostrarão o significado do painel dentro da obra de Di Cavalcanti e no movimento modernista. “Para isso, foi realizada uma pesquisa histórica e foram selecionadas fotos em conjunto com a direção da Sociedade de Cultura Artística”, relata Ana Maria.

O segundo módulo é multimídia e será montado em telas de LCD, que transmitirão imagens de documentários sobre o Teatro e o painel. Um dos monitores estará diretamente ligado a câmeras colocadas no local de trabalho dos restauradores. Duas câmeras mostrarão em tempo real e de forma intercalada as intervenções no painel e outras duas mostrarão as atividades da oficina onde o material de trabalho é preparado.

O terceiro e último módulo fecha a exposição e mostrará fotos do acervo da Sociedade de Cultura Artística e de jornais. “Tudo isso poderá ser apreciado pelo público gratuitamente”, comemora Eric Klug, Relações Institucionais da Sociedade de Cultura Artística. “E ainda atraímos o público para acompanhar de perto a reconstrução do Teatro, disseminando sua importância cultural para a cidade de São Paulo”, completa.

Visitas Técnicas sobre Restauração de mosaicos
Visitantes poderão acompanhar de perto o restauro do painel no Teatro Cultura Artística, por meio de visitas previamente agendadas e monitoradas, ao espaço de trabalho dos restauradores. Essas visitas acontecerão uma vez por mês e serão voltadas para arquitetos, restauradores e estudantes universitários, interessados em conhecer de perto as novidades nas técnicas de restauração de obras de arte.
“O foco das visitas é a técnica do processo de restauro de mosaicos. A equipe responsável de restauro explicará o trabalho e mostrará suas oficinas”, explica Ana Maria Xavier. Também haverá visitas para grupos. Para maiores informações e agendamentos: (11) 5083-4360 ou pelo e-mail exposicaodicavalcanti@viadasartes.com.br
Especialista italiano
No dia 29 – início da exposição – o italiano especialista em restauração de mosaicos Paolo Racagni estará presente, já que ele foi convidado pela equipe de Isabel Ruas para participar e apoiar parte do processo de revitalização do painel de Di Cavalcanti. Paolo é professor e restaurador, membro da Associazione Ravennantica, que dirigiu o restauro e conservação de mosaicos antigos e modernos na Itália, Síria e França. O trabalho de Paolo junto à equipe terá duração de 22 dias no total.
Exposição
Data: A partir do dia 29 de Junho de 2010.
Funcionamento: Todos os dias, das 09h às 17h
Visitação gratuita

Endereço: Teatro Cultura Artística, Rua Nestor Pestana, 196, Consolação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário