Jack e Suzy Welch - Autores do best-seller internacional "Paixão por Vencer".
“É impossível gerenciar algo que não se pode descrever. A mensuração é a linguagem com a qual se descrevem as organizações estratégicas”
David Norton - Autor de "A Estratégia em Ação".
Muitas empresas, principalmente as grandes, estão reposicionando a área de RH, colocando-a a nível estratégico, entendendo que ela contribui, de forma objetiva, para a melhoria contínua da organização.
Para desenvolver estrategicamente as atividades de RH, as empresas estão implementando a norma ISO 10015: Diretrizes para treinamento. “Estas diretrizes abrangem o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria das estratégias e dos métodos de treinamento que afetem a qualidade dos produtos fornecidos por uma organização.”
Na página 2 da Norma temos um gráfico que explica o treinamento como recurso estratégico para a empresa melhorar continuamente seus resultados.
NECESSIDADES DE MELHORIA
Toda empresa tem necessidade de melhoria. Seja para resolver problemas –diminuir custos, melhorar seu produto ou então para aproveitar oportunidades – melhorar sua participação no mercado em que atua ou para explorar outros mercados.
Os gestores e a alta direção da empresa devem fazer, de tempos em tempos, um Levantamento de Necessidades de Melhorias. O gestor de RH não mais fará o LNT – Levantamento de Necessidades de Treinamento - de forma tradicional e isolada.
Estrategicamente, é preciso levantar todas as necessidades de melhoria e não somente as necessidades de treinamento.
ANÁLISE DAS NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO
Uma vez conhecidas as necessidades de melhorias, deve-se fazer a análise das necessidades da organização para identificar aquelas que são relacionadas às competências e aquelas que se relacionam a outros fatores.
OUTRAS NECESSIDADES
Muitas necessidades nada têm a ver com melhoria de competência ou treinamento. Como exemplo de outras necessidades podemos citar a falta de recursos – falta máquina, falta pessoal, falta espaço, falta equipamento e tecnologia.
Ás vezes a empresa tem pessoal competente para desenvolver determinada atividade, mas não tem a infra estrutura ou o suporte necessário para implementá-la.
NECESSIDADES RELACIONADAS Á COMPETÊNCIA
Na fase que identificamos as necessidades relacionadas à competência, precisamos, também, separa as necessidades de treinamento das outras necessidades.
OUTRAS NECESSIDADES
Existem outras necessidades que, supridas, contribuem para melhorar a competência dos profissionais e da empresa. Desenvolver programas de treinamento, muitas vezes é a pior alternativa.
Na área de RH da GE há uma grande faixa com o texto: NÃO TREINAR, SE POSSÍVEL.
Se a empresa melhorar o processo de seleção de pessoal certamente, poderá deixar de desenvolver um ou vários programas de treinamento.
Melhorar o plano de carreira, melhorar o plano de remuneração, melhorar a estrutura ou melhorar a estratégia podem ser ações mais eficazes do que o treinamento.
NECESSIDADES DE TREINAMENTO
Quando fica evidente a necessidade de treinamento, deve-se desenvolver programas de treinamento com o objetivo de eliminar os “gap’s” das competências atuais e/ou desenvolver novas competências requeridas pela organização.
TREINAMENTO
O treinamento deve ser desenvolvido de acordo com o seguinte ciclo (Fig. 2 da norma ISO 10015):
Sebastião Guimarães
guimaraes@tgtreinamento.com.br
http://www.tgtreinamento.com.br/

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