Assista nosso Programa

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Olimpíadas Estudantis 2010 agitam a Rede Municipal de Ensino

A 4ª edição das Olimpíadas Estudantis da Rede Municipal de Ensino já começou e o evento - realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com Federação de Desporto Escolar do Estado de São Paulo e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação -, reunirá até dezembro atletas de 11 modalidades esportivas representando diversas regiões da cidade de São Paulo. A edição das Olimpíadas este ano apresenta muitas novidades.
Os jogos serão disputados nos blocos esportivos dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e do Serviço Social do Comércio (Sesc), nos equipamentos esportivos de Clubes Escolas, ginásios de unidades escolares, no Estádio Municipal do Pacaembu e na pista de atletismo do Centro Olímpico do Ibirapuera, onde será realizada a final municipal de atletismo.
A Olimpíada é um evento voltado à integração de alunos e esportistas, e destes com a comunidade, que poderá assistir gratuitamente a todos os jogos. As disputas será realizadas sempre no contraturno das aulas.
Os jogos se encontram na primeira fase, em competições regionais disputadas em cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Até junho, equipes das escolas municipais disputam vagas para a fase municipal nas modalidades de atletismo, basquete, handebol, futsal, vôlei, ginásticas artística e rítmica, natação, tênis de campo e mesa e judô. A partir de julho as equipes participam da fase municipal e em agosto começam as competições individuais. Os participantes, que devem ter entre 10 e 17 anos, são divididos em três categorias: pré-mirim, mirim e infantil.

Paraolimpíada Estudantil

Um grande destaque das Olimpíadas Estudantis 2010 é a realização da 1ª Paraolimpíada da rede. A iniciativa abre espaço para que os alunos com deficiências física, visual ou intelectual, matriculados em escolas municipais, possam desenvolver todo seu potencial em diferentes esportes.
Outra novidade desta edição é que o evento ganhará ainda mais força com a participação dos CEUs na competição. A partir da edição deste ano atletas que praticam esportes e freqüentam turmas de treinamento das unidades - mesmo que não estudem em uma escola municipal - poderão competir nas Olimpíadas. Os jogos, que anteriormente eram disputados de segunda a sexta-feira, serão realizados também nos fins de semana.
E não pára por aí. A professora Maria Alice Zimmermann, coordenadora do evento na Secretaria de Educação, diz que existe um trabalho para aumentar o número de equipes femininas nas Olimpíadas. "Cada escola que participar com equipes masculinas deve participar com pelo menos uma feminina nas modalidades coletivas". A intenção é ampliar a participação das meninas na competição e descobrir talentos.
Outro ponto importante é o reforço que as Olimpíadas Estudantis 2010 dão ao trabalho de Educação Esportiva, realizado pela Secretaria o ano todo, promovendo diversas ações para incentivar a socialização dos jovens por meio da pratica esportiva e a formação e iniciação ao esporte.
"Este ano também contamos com uma portaria que institui o Programa de Incentivo ao Esporte Escolar, onde o professor poderá desenvolver projetos, organizar aulas no contraturno, entre outras iniciativas, para desenvolver o esporte escolar na rede", completa Maria Alice.

Maior a cada ano
Desde a primeira edição das Olimpíadas Estudantis, em 2007, o número de participantes cresceu de 29 mil para 63 mil atletas inscritos em 2009. A expectativa para 2010 é que 70 mil jovens participem. A edição deste ano terá mais de 7 mil jogos, 33.500 medalhas e 1.800 troféus para os competidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário