Assista nosso Programa

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Idosos ganham Centro de Acolhida Especial no Jardim Umuarama, Zona Sul

Na véspera do dia do Assistente Social, a cidade de São Paulo ganhou novo equipamento para cuidar de idosos em situação de vulnerabilidade social. Trata-se do Centro de Acolhida Especial para Idosos, no Jardim Umuarama, em Cidade Ademar, Zona Sul. Esta é a segunda unidade do gênero da Capital e será a nova casa de 60 idosos.
O artista plástico Pedro Bueno Viegas, 63 anos, é um dos novos moradores do local. Ele faz parte do universo de 600 idosos que perderam o vínculo com a família e residem nos vários Centros de Acolhida da Prefeitura. A proposta é criar espaços destinados especialmente a este público, como é o caso da Morada Nova Luz, entregue em julho do ano passado, que abriga 100 idosos.
"Este é mais um importante equipamento na área social que é entregue. Não tem sentido uma ação de governo se não for para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam do poder público, como as pessoas da Terceira Idade", defende o prefeito.
Os novos moradores do Centro de Acolhida do Jardim Umuarama são, em sua maioria, pessoas que perderam o contato com a família e não possuem um vínculo social estável. Ao todo, 40 homens e 20 mulheres conviverão em um espaço de 800 metros quadrados de área construída. O local vai funcionar em parceria com a ONG Espaço Aberto.
O equipamento possui nove dormitórios, distribuídos em dois pavimentos. Conta com refeitório, sala com TV, biblioteca, banheiros privativos e adaptados para o uso de pessoas da Terceira Idade, além de lavanderia, cozinha equipada e jardim para tomar sol. Trabalha na unidade uma equipe multidisciplinar, formada por 19 profissionais, que estará presente diariamente para atender os futuros moradores.

Usuários aprovam o local

Para o artista plástico Pedro Bueno Viegas, o Centro de Acolhida representa nova oportunidade de vida. "Aqui vou ter a oportunidade de voltar ao que eu era antes. Não fumo, não bebo mais e voltei a trabalhar", conta ele, que pinta quadros. "Aqui, neste lugar, voltei a ter dignidade. Tenho minha cama para dormir, o chuveiro é quente, fazemos cinco refeições diárias. Sou uma pessoa de fé e sei que a minha melhora depende de mim", diz.
Outro morador é o aposentado Reynaldo Arrouxellas Galvão, 70 anos, que trabalhou como publicitário quase toda sua vida. Pai de cinco filhos, ele entrou em depressão depois que sua esposa faleceu. Durante sete anos, freqüentou o albergue municipal, onde recebeu o convite para se transferir para o Centro de Acolhida no Jardim Umuarama.
"Tive um casamento feliz, que durou 45 anos. Como não quero incomodar ninguém, vou levando minha vida aqui no Centro de Acolhida, onde sou muito bem tratado pelos funcionários e pelas demais pessoas que vivem aqui", conta Reynaldo, que vive de aposentadoria e faz bicos em um escritório em Santo Amaro.
O Centro de Acolhida Especial para Idosos do Jardim Umuarama está localizado na Rua Eduardo Amigo, 103, em Cidade Ademar, Zona Sul.

Assistentes sociais recebem gratificação

A Prefeitura publica a Lei nº 15.159 no Diário Oficial deste sábado, dia 15, que institui a Gratificação por Desempenho de Atividade Social para os titulares de cargos integrantes das carreiras de Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social, nas disciplinas Serviço Social e Pedagogia, e de Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social - Equipamento Social, das carreiras de nível superior.
A Gratificação por Desempenho de Atividade Social será paga mensalmente e corresponderá, no máximo, a 70% da referência inicial da respectiva carreira. O desempenho individual e o desempenho institucional serão avaliados de acordo com a legislação específica que rege a avaliação de desempenho. A medida vai beneficiar cerca de 2.500 profissionais, tanto os da ativa quanto os aposentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário