Assista nosso Programa

terça-feira, 29 de março de 2011

JOSÉ ALENCAR, EX-PRESIDENTE DO BRASIL FALACE AOS 79 ANOS


Foto: http://www.imprensadobrasil.com.br/

"O importante na vida é poder voltar"

Frase que o pai de José Alencar lhe dizia na época da adolescencia

O Ex-vice presidente e Ex-Senador da República, José Alencar Gomes da Silva , 79 anos, faleceu na tarde de hoje às 14H41, em decorrencia de câncer e falência multipla dos órgãos.

Nasceu em 17 de Outubro de 1931 em Muriaé, Minas Gerais. Ainda menor de idade começou sua carreira como vendedor, época em que morou durante um ano e meio no corredor de um hotel. Foi galgando sua jornada profissional, crescendo até tornar-se um empresário de sucesso, dono da empresa Coteminas e ingressar na vida política, quando entregou o comando de suas empresas ao seu filho.

José Alencar tinha sido internado com um quadro de “suboclusão intestinal” ( obstrução do intestino com sangramento). Ele havia recebido alta no último dia 16, após sete dias internado por conta da inflamação de uma membrana que reveste a parede do abdômen. Ele lutava há anos contra um câncer no abdômen.

Sempre simpático com a imprensa que divulgou inúmeras cenas dele saindo dos hospitais, fragilizado, porém como um guerreiro incansável, obstinado pelo sucesso do Brasil, sempre fez questão de voltar ao trabalho. Mal saía dos hospitais, e lá estava ele trabalhando. Sua maior tristeza no início do ano, foi não poder estar presente na posse de sua amiga Dilma Roussef.
Em entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim, em 21/03/2010, ele disse que embora estivesse doente, na ocasião se sentia bem. Todavia, se Deus o quisesse levar, não precisaria de um cancer pra isso; mas se não tivesse interesse em leva-lo, não seria um câncer que o mataria.
Sempre otimista, José de Alencar deu uma lição para os mais jovens que entram em depressão por causas infundadas. O ançião mostrou que viver vale à pena. Após 17 cirurgias e 12 anos de luta contra a doença, ele nunca se demonstrou derrotado. O desgaste do corpo venceu o espírito e se a teoria da reencarnação for verdadeira, otimista e vencedor como foi, em breve estará de volta entre nós para continuar sua jornada.

A frase "O importante na vida é poder voltar" que seu pai lhe dizia como aconselhamento na juventude, foi seguida à risca. Sua lealdade, personalidade, perseverança, humildade, fizeram com que ele deixasse as portas abertas por onde passou, inclusive nas nossas lembranças e em nosso coração.

Só nos resta dizer: Prazer em conhecê-lo, descanse em paz e até breve!

Claudia Souza - http://www.fadaceleste.com.br/

quinta-feira, 3 de março de 2011

Drogas e AIDS em trágicos caminhos

(*Archimedes Marques)

É desejo de todo o ser humano viver intensamente por muito tempo, aproveitar os prazeres da vida com alegria e disposição, conviver amistosamente com seus familiares e amigos, ir para onde bem quiser com liberdade e autonomia, e, acima de tudo, ser saudável física e mentalmente, entretanto, nos caminhos da vida muitos descambam para a marginalidade das leis vigentes e para o submundo horripilante das drogas, consciente ou inconscientemente.
Está dentre os malefícios criados do homem para o homem, as drogas ilícitas ou mesmo lícitas, tais como: skunk, maconha, haxixe, ecstasy, morfina, heroína, ópio, LSD, anfetamina, cocaína, merla, crack, oxi, cristal, paco, codeína, rebite, lança-perfume, clorofórmio, peiote, mescalina, psilocibina, demais drogas psicoativas, além do álcool e do tabaco que são as mais comuns.
Tais drogas fazem as suas partes ilusórias de supostas melhoras psicológicas na mente humana em busca de um reino fantástico através de uma imaginação distorcida, com breves momentos estimulantes, entorpecentes e alucinógenos, quando na verdade leva o individuo para uma morte precoce e sofrida com a devastação e doença de vários dos seus órgãos, além de arrastar junto em grande sofrimento e dor os seus entes queridos.
Os efeitos das drogas são avassaladores e devastadores no organismo do ser humano, embora inicialmente possam dar uma sensação de bem-estar ao usuário. Os efeitos nefastos decorrem inicialmente da dependência física e psíquica que elas provocam. A dependência física altera a química do organismo, tornando-se indispensável ao indivíduo e a psíquica, quando o dependente não usa a droga, deixa-o em lastimável estado de depressão, abatimento e desânimo, perdendo o interesse pelo trabalho, pelo estudo e pela vida, passando o mesmo, a partir de certo estágio a não mais considerar os seus entes queridos ou quaisquer pessoas possíveis. O viciado ou dependente químico passa a viver noutro mundo, um mundo só dele, um mundo imaginário e inexistente.
Com a necessidade premente que o dependente da droga sente, possibilita um comércio rendoso, proibido e clandestino para os insanos traficantes, que se impõe à força, de forma abusiva e prepotente. Quadrilhas organizadas e armadas, sem qualquer escrúpulo e sem o menor respeito à vida, aos poderes constituídos, às leis vigentes, cultivam plantas entorpecentes, preparam, fabricam e refinam as drogas ilícitas e distribuem para os demais comparsas traficantes e estes repassam a altos custos para os tristes consumidores.
Irmanadas maleficamente com as drogas também estão as doenças sexualmente transmissíveis. As DST, como o próprio nome diz, são doenças transmitidas por meio das relações sexuais, assim como também acontece com vírus da AIDS, o HIV, especialmente por intermédio do sangue que pode ocorrer quando agulhas e seringas são compartilhadas para o uso de drogas injetáveis.
Mesmo com o advento do crack que vicia ao primeiro experimento, destrói e atinge principalmente a classe mais pobre, em sofrimento, degradação e morte, o uso de drogas injetáveis continua em ascensão no nosso país, em especial na classe média e alta. Com isso o número de pessoas contaminadas pelo vírus da AIDS devido ao uso em comum de agulhas e seringas, também cresce em altas proporções.
As drogas, assim como o sexo, encontram-se profundamente ancoradas na visão como fontes de satisfação, de sensação agradável, de dimensão de prazer, sem as quais seria inexplicável a atração por elas exercida, contudo, das duas opções, somente o sexo é realmente saudável, contanto que seja sexo seguro, ou seja, sexo praticado com preservativo.

Mas, o que geralmente acontece é que na vigência dos efeitos eufóricos das drogas a capacidade de negociar o uso de preservativo pode ficar prejudicada, pois a alerta de usar camisinha parece ser apenas um detalhe insignificante, com isso, a relação sexual acaba acontecendo sem proteção aumentando então o risco de disseminação e contaminação da AIDS tanto para o ativo quanto ao passivo do ato.
Assim, drogas e AIDS passeiam de mãos dadas pelos trágicos caminhos da vida arrastando os menos avisados para suas armadilhas, tal qual a aranha faz na sua invisível teia a caçar a sua indefesa presa.

Autor: Archimedes Marques (Delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela UFS) – archimedesmarques@infonet.com.br - archimedes-marques@bol.com.br
www.folhadodelegado.jex.com.br

Filmes gratuitos nos CEUs são opção para aproveitar o feriado de Carnaval

O feriadão de Carnaval está chegando e, para animar ainda mais a folia, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) preparam diversas sessões gratuitas de cinema. As opções são variadas, do filme de animação Robôs às aventuras de Quarteto Fantástico. Confira essas e outras dicas e aproveite.
No sábado, às 16h, a comédia invade o CEU Vila Atlântica (Zona Norte) com a exibição do filme Uma Babá Quase Perfeita, dirigido por Chris Columbus. No longa, o ator Robin Williams interpreta um pai que é impedido de ver os filhos pela ex-esposa. Inconformado, o homem tem uma idéia um tanto inusitada: começa a se vestir de mulher para se passar por babá em seu antigo lar. Enganando a todos com um disfarce perfeito, ele protagoniza muitas trapalhadas, tudo para não ficar longe de sua família.

Já o CEU Perus (Zona Norte) escolheu uma aventura para agitar o cinema na tarde de domingo. Às 14h, tem sessão de Quarteto Fantástico, com direção de Tim Story. Um grupo de cientistas tem sua nave atingida por uma força desconhecida enquanto trabalham no espaço. Os tripulantes sofrem modificações em seus organismos e ganham poderes especiais. Um pode esticar o corpo como borracha, outro pode virar uma tocha humana. O terceiro tem o corpo transformado em pedra e a única mulher do grupo ganha o poder de ficar invisível. Ao retornar à Terra, todos terão de se adaptar às novas condições, que farão deles verdadeiras cele br idades.

No mesmo horário, o CEU São Rafael (Zona Leste) apresenta o filme de animação Valiant - Um herói que vale a pena, do diretor Gary Chapman. Valiant é um pombo que tenta superar o pequeno tamanho para tornar-se um herói da Força Aérea Britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho é so br evoar o campo inimigo, enviando mensagens nem sempre de paz.

Na segunda-feira, às 15h, o CEU Caminho do Mar (Zona Sul) exibe um grande sucesso da literatura infantil, criado pelo cartunista Ziraldo, que virou filme. Trata-se de O Menino Maluquinho - O Filme, do diretor Helvécio Ratton. Maluquinho é um menino travesso de classe média, br incalhão, esperto e levado, que adora pregar peças nos amigos. Mas o menino sofre quando seus pais se separam e é aí que seu Vovô Passarinho entra em cena, levando-o para umas férias na fazenda, onde ele viverá grandes aventuras.
E na terça-feira, às 16h, o CEU Parque Veredas (Zona Leste) a br e as portas para o mundo encantado dos contos de fada com a sessão de Os Irmãos Grimm, de Terry Gilliam. No filme, que é uma livre adaptação so br e a vida da dupla que ficou famosa por suas histórias recheadas de personagens mágicos, eles percorrem a Europa, então comandada por Napoleão Bonaparte, e enfrentam monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Quando as autoridades francesas desco br em suas mentiras, coloca os irmãos cara a cara com uma maldição real que faz jovens donzelas desaparecerem misteriosamente na floresta.

Fechando a programação do dia, o CEU Rosa da China (Zona Leste) exibe às 19h30 o filme O Segredo dos Seus Olhos, do diretor argentino Juan José Campanella. Benjamin Esposito se aposenta do cargo de oficial de Justiça e se dedica a escrever um livro para contar uma história de estupro, sem culpados, da qual foi testemunha em 1974. É dessa forma que Benjamin conhece Ricardo Morales, marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto, conta com a ajuda de Pablo Sandoval, seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings, sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.
Acesse o Portal da Secretaria Municipal de Educação e acompanhe a programação completa das sessões de cinema e de outras atividades dos CEUs, com seus respectivos endereços.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Heber Pedrosa se destaca nos treinos do SuperBike Series 2011

Heber Pedrosa volta a se destacar entre os primeiros
 colocados do SBK Series - foto: Nivaldo Querino / Y.Sports
O final de semana não poderia ter começado melhor para Heber Pedrosa, piloto da Spiga Racing. O competidor disputa neste domingo, 27, a abertura do SuperBike Series Brasil 2011, no autódromo de Interlagos, SP. Heber largará na quarta colocação na prova que começa às 11h20 da manhã.

Demonstrando bastante empenho e evolução em sua pilotagem, Heber se destacou desde as primeiras sessões de treinos livres, realizadas nesta sexta-feira. No sábado, o piloto registrou marcas ainda melhores nas três sessões classificatórias e, na SuperPole, terminou a disputa pela posição de largada com o tempo de 1:41.380, fechando a primeira fila do grid neste domingo.

Para a corrida, o piloto conta com a estratégia traçada por ele e pelo preparador do time Antonio Finardi, o Spiga. “Fiquei bastante feliz com o que apresentei nestes dois dias e estou bastante animado com as melhorias tanto na moto. Estou muito motivado e vou fazer de tudo para ir para cima dos meus rivais na corrida e fazer uma boa prova”, destacou.

O outro piloto da equipe, o paranaense Maycon Zandavalli, teve seu desempenho afetado por um piloto mais lento e terminou a SuperPole na sexta colocação, com o tempo de 1:42.170. “Os meninos estão indo bem, mesmo ficando muito tempo sem correr e correndo com motos 2008. Eles estão evoluindo a cada treino, a cada corrida e estamos confiantes para conquistar no mínimo um pódio”, finalizou Spiga. A Equipe Spiga Racing tem o patrocínio de Treetech e Akrapovic.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Março é mês do samba na Dançaria Passos & Compassos

No embalo dos tamborins que já vão esquentar o Carnaval, a escola, localizada na Vila Mariana, em São Paulo, abriu inscrições para seus cursos intensivos de Samba de Gafieira e Samba-Rock.

Devido à grande procura pelo curso Samba no Pé, que aconteceu em fevereiro na Passos & Compassos, e pensando naqueles que querem aprender a sambar nesta época de Carnaval, a escola se antecipa e abre inscrições para turmas do ritmo mais popular do Brasil.

Em março, a Dançaria Passos & Compassos vai promover dois cursos intensivos do ritmo: um deles é o Samba de Gafieira, marcado pela dança a dois e que mostra toda a ginga e elegância do malandro carioca. A dança permite grandes deslocamentos no salão e tem influência de outros ritmos, produzindo figuras elaboradas e muito bonitas.

Outro curso intensivo da escola no mês de março é de Samba-Rock, ritmo dançado com os braços, criado por paulistas e caracterizado pelo swing e marcação contagiantes.

A Dançaria Passos & Compassos, que está localizada próximo ao metrô Vila Mariana, se destaca pelo exclusivo método de ensino “Penso, logo danço”, no qual o aluno aprende a dançar por meio do raciocínio e consciência corporal. A escola ainda oferece cursos de dança de salão e de ritmos específicos como salsa e zouk, samba de gafieira, forró e sertanejo.

Cursos intensivos na Dançaria Passos & Compassos

Cursos Samba de Gafieira e Samba-Rock
Início: 03/03 (samba de gafieira) e 15/03 (samba-rock)
O curso de samba de gafieira irá acontecer às quintas-feiras, das 21 às 22h30, e terá duração de 4 aulas. Já o curso de samba-rock irá acontecer às terças-feiras, das 19h30 às 20h30, e terá duração de 4 aulas.
Preços: R$ 110 (samba de gafieira) e R$ 80 (samba-rock)

Mais informações e inscrições na Dançaria Passos & Compassos (R. Afonso Celso, 95 - Vila Mariana), pelo telefone (11) 3294-0101 ou pelo email dancecom@passosecompassos.com.br.
Pré-inscrições no site: http://www.passosecompassos.com.br/

Fonte: Katia Cintilana

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A COMPETÊNCIA ESSENCIAL QUE TODA ORGANIZAÇÃO DEVE TER

“O conceito de Valor Compartilhado – cujo foco é a relação entre o progresso social e o econômico – tem o poder de deflagrar a primeira onda de crescimento mundial”

Há uma nova competência que toda organização pública ou privada deve ter, principalmente as de grande porte. Essa nova competência está brilhantemente descrita na Harvard Business Review BRASIL (1). “Os autores, Michael E. Porter, professor da Harvard Business School, e seu colega Mark R. Kramer, consultor especializado em impacto social, abordam um tema bem distinto: repensar a natureza da empresa. Segunda a dupla, os novos desafios do planeta exigem que a empresa busque o “Valor Compartilhado” – ou seja, que inove e gere valor econômico de uma maneira que também atenda aos anseios da sociedade (com o enfrentamento de suas necessidades e desafios). É preciso reconectar o sucesso da empresa ao progresso social. Valor Compartilhado não é responsabilidade social, filantropia ou mesmo sustentabilidade, mas uma nova forma de obter sucesso econômico. Para que o valor compartilhado se materialize, líderes e gerentes terão de adquirir novas habilidades e conhecimentos. Já o poder público precisa aprender a regular de modo a fomentar - e não obstruir – o valor compartilhado”.
Portanto, se a organização definir o Valor Compartilhado como uma das suas competências essenciais, ela, certamente, terá um valor que será percebido pelo cliente ou usuário de seus produtos e serviços, terá também a competência para diferenciar a organização de seus competidores e para adquirir a capacidade de expansão.

Ao falarmos sobre competências essenciais, e bom lembrar a questão do foco, como nos ensina Hamel e Prahalad, no livro - Competindo pelo Futuro. “Em termos práticos, se, durante o processo de definição das competências, uma equipe de gerentes identifica quarenta, cinquenta ou mais “competências”, provavelmente está descrevendo habilidades e tecnologias, e não as competências essenciais da organização. Por outro lado, se listar apenas uma ou duas competências, provavelmente está usando um nível de agregação demasiadamente amplo para gerar insights significativos. Normalmente o nível de agregação mais útil resulta em cinco a quinze competências essenciais.” ...

Estamos convencidos de que, entre as cinco ou quinze competências essenciais, deverá estar o Valor Compartilhado. E, logicamente, para implementarem as competências essenciais, os líderes, gestores e profissionais das organizações precisam eliminar seus gap’s de competências, conforme preconiza a Norma ISO 10015.

1. Excertos de Harvard Business Review BRASIL – Janeiro de 2011 pág. 18 e 19.

Saiba mais: Para conhecer melhor a Norma ISO 10015, acesse o site: http://www.tgtreinamento.com.br/  e o Blog: Quase tudo sobre a ISO 10015

Brinde:

Receba gratuitamente um Reprint do artigo “Criação do Valor Compartilhado”.Envie seu pedido para guimaraes@tgtreinamento.com.br mencionando seu nome, endereço postal, e.mail e telefone. Oferta válida até 15/02/2011. Após essa data, os interessados podem solicitar informações sobre como adquirir o Reprint R1101B-P

ESCUTE A ENTREVISTA DO PROFESSOR SEBASTIÃO GUIMARÃES AO PROGRAMA LINHA DE FRENTE NA RÁDIO RH - http://www.radiorh.com.br/podcasts.php?id_entrev=310

CURSO:

Objetivos:

• Dar, ao profissional de RH e T&D, diretrizes para implementar programas de treinamento que atendam as necessidades da organização.

• Os participantes terão, também, a oportunidade de conhecer processos para avaliar resultados e o retorno do investimento em treinamento.

Diretrizes para treinamento

• DNT - Definição das Necessidades de Treinamento • Projeto e planejamento do treinamento • Execução do treinamento • Monitoração e melhoria do processo de treinamento

Avaliação dos resultados de treinamento

• Avaliação de Reação • Avaliação de Aprendizagem • Avaliação de mudança de comportamento • Avaliação de Resultados Qualitativos e Quantitativos

Avaliação do retorno do investimento em treinamento

• Indicadores para avaliar resultados • ROI – Retorno do investimento.

O RH Estratégico e a norma ISO 10015

• A ISO 10015 como auxiliar das normas de Gestão • Processo de implementação da norma ISO 10015

Recursos Instrucionais: Norma NBR ISO 10015 apostila, textos para estudo dirigido, modelos de avaliações e slides. Os participantes receberão, também, o livro: “Em Busca da Eficácia em Treinamento” – de autoria dos facilitadores do workshop.


Publico Alvo:

Diretores e Gerentes de RH, Analistas de Treinamento, Consultores internos, Tecnólogos de RH, Instrutores, Facilitadores e Profissionais que atuam na área de Gestão da Qualidade. Destina-se, também, aos Empresários, Diretores, Gestores, Consultores, Auditores, Professores Universitários e demais interessados na obtenção de resultados mensuráveis na Gestão de Pessoas.


CARGA HORÁRIA E TIPO DE EVENTO:

Palestra: 4h - Workshop: 8, 12 ou 16h, conforme necessidade e interesse da organização solicitante.

INVESTIMENTO:

Para workshop in company de 16h (dois dias), condições especiais, para turma de 6 até 15 participantes.

Solicite proposta: treinamento@tgtreinamento.com.br - http://www.tgtreinamento.com.br/

Fones:

(11) 9891.6266 / 7565.8025 / 2296-6038

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Subprefeitura Jabaquara destrói material apreendido em ações de fiscalização

A Subprefeitura Jabaquara destruiu ontem o material irregular apreendido nos últimos três meses com o apoio da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar. Oito mil CDs, DVDs, pacotes de cigarro e cerca de 1.200kg de materiais diversos, como artigos para telefonia, eletrônicos, óculos, carrinhos e barracas, foram destruídos por uma máquina escavadeira. Também foram destruídas 11 barracas metálicas retiradas do bolsão Guatapará, localizado junto à estação Conceição do metrô, em dezembro de 2010.

Parte do material apreendido é resultado da ação de policiais militares que participam da Operação Delegada, realizada a partir de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para o combate ao comércio irregular e melhoria da segurança dos pontos de maior movimento e circulação de pessoas.

"Com regularidade, realizamos ações de destruição de material semelhantes a essa, para que sirvam de alerta à população e desestímulo ao comércio ilegal", afirmou o subprefeito do Jabaquara durante a ação que ocorreu em uma área da Polícia Militar, na rua Nelson Fernandes, 220. "A Operação Delegada tornou-se um importante instrumento de auxílio para reduzir o número de ambulantes irregulares nas ruas e permitir que os cidadãos retomem os espaços públicos com mais segurança", concluiu o subprefeito.

A legislação determina que os materiais piratas apreendidos sejam inutilizados. Para outros produtos, a comprovação da origem, por meio de notas fiscais, deve ser feita dentro do prazo de 30 dias. Já os alimentos apreendidos dentro do prazo de validade são doados para instituições de caridade.

Em operação semelhante ocorrida em novembro, a subprefeitura apreendeu 33 mil CDs e DVDs piratas. Desde então, além do material destruído ontem, já foram descartadas 450 garrafas de bebidas alcoólicas apreendidas em pontos onde há grande concentração de ambulantes: entorno das estações Jabaquara e Conceição do metrô, avenida Santa Catarina e feiras livres.