Assista nosso Programa

domingo, 5 de setembro de 2010

SP começa a vacinar crianças contra meningite C

A partir da próxima semana, imunização passa a fazer parte do calendário do SUS e será oferecida gratuitamente

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá disponibilizar, a partir da próxima semana, a vacina conjugada contra meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana, em toda a rede pública do Estado. As primeiras 600 mil doses deverão estar nos postos de saúde de todos os municípios já na próxima quarta-feira, dia 8 de setembro.

A vacinação contra a meningite C estará disponível para crianças menores de dois anos de idade, gratuitamente, e a partir de agora fará parte do calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS), também em nível nacional, protegendo as crianças contra a bactéria causadora da doença.

Inicialmente serão imunizadas as crianças entre 1 ano e 1 ano e 11 meses de idade. Para esta faixa etária é necessário apenas uma dose da vacina. Em novembro, a Secretaria irá disponibilizar a vacina contra o meningococo C também às crianças menores de 1 ano, que deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem 1 ano de idade.

Antes desta medida a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C.

“Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de 2 anos e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Esta vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%.”, diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.

1° RALLY NÁUTICO ECOLÓGICO NA REPRESA GUARAPIRANGA

Com o apoio da Marina Atlântica, da ONG Ficais da Natureza e parceiros, no dia 25 de setembro, a partir das 10h, será realizado o 1° Rally Náutico Ecológico em uma das principais fontes de abastecimento de água potável da região metropolitana de São Paulo, a “Represa Guarapiranga”, em prol da preservação da região de mananciais e mobilização da sociedade.

Atualmente a Represa sofre um grande desequilibrio ambiental causado pelo escoamento de esgoto doméstico e resíduos sólidos proveniente das regiões ao redor, além da proliferação de macrófitas (plantas aquáticas) que se alimentam destas impurezas, apropriando-se do oxigênio da água e bloqueando a passagem de luz necessária para sobrevivência de animais que lá habitam.

Mas mesmo poluída, além de ser utilizada como local de lazer e esportes náuticos, por conta de suas praias artificiais, clubes e marinas de barcos existentes em sua margem, é também um refúgio de vida silvestre, sua área verde possui uma alta diversidade de espécies de animais (veados, capivaras, macacos, preguiças, esquilos, entre outros), aves de outras regiões do Brasil e vegetais como: árvores, bromélias, orquídeas, samambaias, etc.

Destacam-se também muitas aves migratórias popularmente conhecidas como maçaricos e batuíras, que migram todos os anos (entre agosto e maio) do Norte da América do Norte para o Sul da América do Sul, utilizando a Represa como uma de suas paradas para descanso e busca de alimentos.

Por este motivo, o Rally Ecológico será uma competição emocionante, onde navegadores e suas equipes, formadas por familiares e amigos, abraçaram a causa e embarcarão em busca de objetos deixados na água responsáveis por grande parte da poluição. Haverá premiações para as equipes que retirarem maior quantidade de lixo da Guarapiranga e também para quem retirar o lixo mais curioso/engraçado.

As inscrições poderão ser realizadas através do e-mail: rallyambiental@gmail.com ou pelo telefone: (11) 5522.7100.

1º RALLY NÁUTICO ECOLÓGICO

Data| 25 de Setembro.
Horário| A partir das 10h.
Local| Sailing Center - Represa Guarapiranga
Valor da inscrição por pessoa l R$ 40,00

Umapaz promove palestra sobre empreendimento sustentável e solidário no Nordeste

A Umapaz recebe no dia 2 de setembro, às 9h, Thomas Enlazador para falar sobre o Centro Ecopedagógico Bicho do Mato, situado na zona rural ao norte de Recife. Esse espaço é baseado em práticas agroecológicas e permaculturais e tem a ecopedagogia e a economia solidária como alicerces de suas atividades. Lá existem espaços comuns zelados e compartilhados pelos moradores e visitantes, como o banheiro seco de adultos e crianças, área de compostagem, cozinha comunitária, forno e fogão de barro, galpão de atividades, casa de ferramentas, pomares, espaço da fogueira e rodas, hortas e afins.

Thomas Enlazador é professor, escritor, consultor e ambientalista. Formado em Ciências Jurídicas com foco em legislação ambiental, é especialista em educação ambiental e consumo sustentável e mestre em Gestão e Políticas Ambientais pelo Prodema-Universidade Federal de Pernambuco.

Autor do Almanaque de Práticas Sustentáveis, coordena o Pontão de Cultura Sustentável Ciranda Solidária, do Ministério da Cultura. É membro da organização do Fórum Social Mundial e idealizador das Aldeias da Paz.

Serviço:

Palestra: "Cultura da Sustentabilidade: A experiência de um empreendimento solidário e sustentável no Nordeste brasileiro"
Palestrante: Thomas Enlazador
Dia e horário: 2 de setembro (quinta-feira), às 9h
Coordenação: Georges Kharlakian jr.

Local: Umapaz - Avenida IV Centenário, 1.268 - Portão 7-A, Parque Ibirapuera

Participação gratuita. Não é preciso se inscrever.

Arte Despertar colabora com a formação de profissionais da saúde

A Associação Arte Despertar e a Escola Nossa Senhora de Lourdes estão unidas em um projeto educacional inédito: trazer aos alunos do curso Técnico de Enfermagem da Escola, por meio da arte, a humanização no atendimento. A Arte Despertar (www.artedespertar.org.br), Associação que desde 1997 desperta potencialidades em indivíduos por meio da arte e da cultura, colabora com a formação de profissionais da área da saúde dos cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia Médica.

A Associação Arte Despertar é responsável por um módulo da grade curricular cujo foco é a humanização do profissional da saúde por meio da arte e cultura, como forma de aproximação e acolhimento na área da Saúde.

No primeiro semestre 135 alunos dos cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia Médica da Escola Nossa Senhora de Lourdes participaram do módulo, e no 2º semestre de 2010 serão novas sete turmas, totalizando a participação de 120 alunos.

O intuito do módulo é despertar a percepção do ser cuidado e ser cuidador, provocar o sentido da humanização e a criatividade para que o profissional olhe para os aspectos mais humanos do paciente e desenvolva novas possibilidades para os atendimentos e na atuação do dia-a-dia.
“O Projeto Arte e Cultura tem como objetivo colaborar na formação dos alunos dos cursos Técnicos da Escola Nossa Senhora de Lourdes apresentando o papel da arte e cultura frente às possibilidades no desenvolvimento humano”, afirma Regina Vidigal Guarita, diretora-presidente da Associação Arte Despertar.

De acordo com a Gerente Socioambiental do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Viviane Cohen Nascimento, “a proposta de humanização na saúde vem ao encontro da missão e visão do Grupo Nossa Senhora de Lourdes, no qual o conceito de humanização é percebido desde a chegada ao complexo hospitalar até o momento da alta, isto é, carinho, atenção e dedicação são constantes no atendimento. Para isso, acredita e investe na formação de profissionais por meio da Escola Nossa Senhora de Lourdes e também no desenvolvimento do profissional dos Hospitais do Grupo”.
A Escola Nossa Senhora de Lourdes faz parte do Grupo Nossa Senhora de Lourdes, um complexo médico-hospitalar localizado no bairro do Jabaquara, zona Centro-Sul de São Paulo, que inclui 10 empresas coligadas: Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Hospital da Criança, Centro de Diagnóstico Nossa Senhora de Lourdes, Angiodinâmica, Lithocenter, Saúde Medicol, Hospclean, CMI – Centro de Medicina Integrada, Interlar Home Care e Escola Nossa Senhora de Lourdes.

Desde janeiro de 2010, a Arte Despertar também está presente em três UTIs no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, onde promove a humanização a partir de atividades arte-educativas e culturais por meio da música, literatura (contação de histórias) e artes visuais.
A realização do projeto se tornou possível por conta dos parceiros da Arte Despertar. Nesse caso, o Projeto Arte e Cultura, desenvolvido na Escola e no Hospital Nossa Senhora de Lourdes, é patrocinado pela Mapfre Seguros (http://www.mapfre.com.br/ ) e também recebe apoio institucional do Ministério da Cultura.


Arte Despertar

A Associação Arte Despertar (www.artedespertar.org.br), organização sem fins lucrativos, fundada em 1997, desenvolve um trabalho pioneiro e inovador de humanização, que adota a arte, a educação e a cultura como pilares de sustentação das suas ações, para despertar a potencialidade dos indivíduos, possibilitando o exercício de ações transformadoras. Com o objetivo de acolher e valorizar o ser humano, a Instituição realiza projetos relacionados à saúde, inclusão sociocultural e à difusão de conhecimento em hospitais e comunidades de baixa renda localizados na grande São Paulo. Ao longo desses 13 anos, a Associação já atendeu mais de 300 mil pessoas e para viabilizar a realização de todos os projetos, a Arte Despertar conta com importantes parcerias, além de patrocínio de empresas privadas e apoio institucional.
Atualmente, entre os parceiros na realização estão: Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema; Hospital Municipal da Criança/HMU e Hospital Municipal de Urgências/HMU, em Guarulhos; Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis/PECP; Grupo de Apoio a Adolescentes e Crianças com Câncer/GRAACC; Instituto do Câncer do Estado de São Paulo/ICESP; Instituto do Coração do HCUSP/InCor; Hospital e Maternidade São Lucas; Hospital e Escola Nossa Senhora de Lourdes; e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Os patrocinadores são ABC Brasil - Arab Banking Corporation; Boehringer-Ingelheim do Brasil; BW – Brasmetal Waelzholz; Deloitte; Fundação Faculdade de Medicina; J.P.Morgan; Lecca Investimentos; Mapfre Seguros; Peróxidos do Brasil; Prefeitura Municipal de Guarulhos. Há ainda o apoio por leis de incentivo, como Ministério da Cultura/MinC/Lei Rouanet; Secretaria da Cultura do Estado de SP/Programa de Ação Cultural/ProAc; Prefeitura Municipal de SP/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente/FUMCAD; e a contratação de serviços pela Prefeitura Municipal de Guarulhos / Secretaria Municipal da Saúde.