Assista nosso Programa

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alckmin anuncia 300 PMs e entrega 20 motocicletas à Baixada

Policiais na nova sede do Canil da Polícia Militar e do Destacamento de Polícia Montada, em Santos - Foto: Gilberto Marques
Governador também inaugurou a sede do Canil da Polícia Militar e do Destacamento de Polícia Montada

A Baixada Santista receberá um reforço de 300 novos policiais militares até o fim do ano. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, em reunião plenária em Santos, durante encontro das autoridades estaduais com representantes dos municípios da Baixada.

Somados aos 290 soldados já enviados em março, o policiamento na região será reforçado este ano com mais 590 policiais. Com a chegada dos novos policiais, o efetivo da Polícia Militar na Baixada Santista estará praticamente completo.

O Governo do Estado destinará 20 novas motos para reforçar o policiamento motorizado em duas cidades da região. Praia Grande e Guarujá receberão 10 motos cada para auxiliar no policiamento das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam). O aumento do efetivo da Polícia Militar e a entrega das motos atendem reivindicações dos municípios e da Agência Metropolitana da Baixada Santista.

Outra novidade é que até o final do ano, todas as 628 viaturas da Polícia Militar na região estarão equipadas com rádios digitais e tablets - computadores com telas sensíveis ao toque - que permitem a consulta mais rápida aos bancos de dados criminais.

Os tablets da PM paulista, fabricados em Minas Gerais e no Ceará, incorporam, além do GPS, o AVL (Localizador Automático de Viatura). Essas ferramentas ajudam o comando da PM a acionar os policiais que estão mais próximos dos locais em que ocorrem emergências.

Os rádios digitais dão maior segurança e versatilidade ao trabalho dos policiais. Ao contrário dos analógicos, os rádios digitais não podem ser interceptados por terceiros. Além disso, permitem o fluxo, não só de voz, mas de imagens e dados.

Cumprindo compromisso assumido pelo Governo do Estado com os moradores que foram transferidos dos bairros Cota, nas áreas de encosta na Serra do Mar, em Cubatão, o governador Geraldo Alckmin anunciou a criação de uma base comunitária da Polícia Militar no Jardim Casqueiro. A base será construída pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São).

No Guarujá, será criada uma nova companhia da Polícia Militar. Deverá ficar situada no distrito de Vicente de Carvalho, que tem 200 mil habitantes. A região tem crescido de forma acelerada nos últimos anos. A nova companhia da PM trará um reforço compatível com este crescimento.

Para reforçar ainda mais o policiamento, o governador Geraldo Alckmin anunciou que a Polícia Militar receberá duas bases móveis, uma na Praia Grande e outra no Guarujá. Ainda em Santos, Alckmin inaugurou a sede do Canil da Polícia Militar e do Destacamento de Polícia Montada (http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=215786).