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terça-feira, 29 de setembro de 2015

Motéis apostam na reinvenção de suítes e utilização de tecnologias para atrair novos clientes e manter setor aquecido

Mercado moteleiro visa atrair aqueles que buscam unir diversão e economia ao oferecer solução completa para uma noite agradável

Com a escalada dos preços do entretenimento (restaurantes, bares, cinema, entre outros) o setor moteleiro vem de forma estratégica se posicionando como uma opção completa com valor mais acessível ao considerar os elementos que compõem uma noite para um casal. Nos motéis os clientes podem jantar um prato refinado, ter à disposição uma carta de bebidas de alta qualidade, desfrutar de tranquilidade privativa, assistir a um filme em HD (High Definition) e repousar, tudo sem entrar em seu automóvel e pagar um valet a cada etapa.

Uma noite completa, incluindo restaurante, cinema e motel, se for substituída por uma ida direto ao estabelecimento moteleiro para desfrutar com conforto as opções oferecidas, chega a representar uma economia de cerca de 50%. Justamente, para atrair o hóspede interessado em fazer esse programa único é que diversos motéis estão investindo nos cardápios preparados por chefs, cartas de vinhos e cervejas importadas.

“Para combater a crise, o mercado moteleiro vem se reinventando com novas suítes e fachadas, cardápios e equipamentos, que se tornaram essenciais para que os estabelecimentos se diferenciem em um setor altamente competitivo. Com isso, estamos atraindo um público que antes não atingíamos, já que os custos do setor aumentaram em, pelo menos, 20% esse ano. Para o próximo trimestre enxergamos que o cenário de incertezas e o endividamento devem esfriar ainda mais o ânimo do consumo. Por isso, estamos investindo em infraestrutura e qualidade para suportar possíveis novos aumentos em água, energia e alimentos, sem repasse nos preços”, declara o presidente da ABMOTÉIS, Eusébio Ribeirinha.

Como entidade que representa o setor, a ABMOTÉIS está incrementando frequentemente sua agenda de treinamentos e palestras a fim de orientar o moteleiro na busca pela excelência técnica, padrão de qualidade e da constante evolução do segmento.

No Brasil existem aproximadamente 5 mil motéis, que movimentam R$ 4 bilhões por ano. Somente na Grande São Paulo existe 300 motéis e no estado 1.200 estabelecimentos.

A perspectiva para 2015 era de crescer 20% em faturamento, mas pelo cenário atual de crise a entidade observou que nesse primeiro semestre, em média, os motéis tiveram uma retração 10% a 15% e um aumento de custos em torno de 20%, principalmente com energia elétrica. De toda forma, os motéis acreditam na recuperação em longo prazo.

O setor emprega, em média, 50 funcionários por motel ou quase 250 mil funcionários diretos. Indiretamente empregam mais de 300 mil pessoas, que prestam serviços terceirizados ou são empregados de empresas fornecedoras. Além disso, estima-se que os motéis hospedem cerca de 100 milhões de pessoas por ano. Os novos motéis, que investem em ambientes com qualidade e serviços de hotelaria vão crescer a uma taxa média anual de 10%, sendo que em 2022, o mercado moteleiro brasileiro estará movimentando cerca de R$ 10 bilhões anualmente.

Sobre a ABMOTÉIS

A ABMOTÉIS (Associação Brasileira de Motéis) foi fundada em setembro de 2012 é a única representante dos motéis do Brasil. Atualmente, a sua diretoria é composta por representantes de 16 estados, mais Distrito Federal, cujo intuito é coordenar, orientar e defender os interesses dos seus associados, representados pelas empresas do ramo moteleiro em todas as regiões do Brasil. Tem no seu quadro de associados cadastrados mais de 1.000 estabelecimentos em todo Brasil. A ABMOTÉIS tem a missão de profissionalizar e desenvolver o segmento moteleiro, estimulando o empresário do ramo a investir e expandir suas empresas e gerar mais empregos. A ABMOTÉIS é uma entidade membro da CNTUR (Confederação Nacional de Turismo). Para mais informações, acesse:http://www.abmoteis.com.br/




Começou a Expo Licensing Brasil

Com 40 expositores e cerca de 800 marcas presentes, evento gera grandes expectativas para o mercado brasileiro de licenciamentos.

Pelo 8º ano consecutivo, a Expo Licensing Brasil – maior evento do mercado latino-americano de licenciamento de marcas – reunirá os profissionais do setor no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de setembro.

Neste ano, a feira traz 40 expositores e cerca de 800 marcas, além dos principais donos e agentes de marcas do mundo que estarão no evento para mostrar seus programas de licenciamento e fechar novas parcerias, ao lado das mais expressivas agências de marketing promocional do País. “O setor de marcas impulsiona a produção e o comércio de produtos. Temos o privilégio de fornecer soluções capazes de reverter o atual cenário e recuperar os negócios nos mais diversos segmentos da indústria”, ressalta Marici Ferreira, Presidente da EP Grupo, idealizadora do evento, e da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL).

Em 2014, a feira recebeu cerca de 2 mil visitantes em apenas dois dias. O mercado nacional tem um potencial enorme a ser explorado, tendo em vista o volume gerado pelo segmento no exterior, onde se destaca os EUA, com um faturamento superior a US$ 240 bilhões, segundo dados da Licensing International Merchandising Association (Lima). Estima-se que a feira movimente cerca de R$ 1,3 bilhão em negócios fechados para este ano e também 2016.

Pelos cálculos da ABRAL, no Brasil, o faturamento do varejo de artigos licenciados gera aproximadamente R$ 17 bilhões. “Acredito no trabalho bem elaborado e honesto, ainda que mais enxuto. Vale lembrar a boa e velha frase ‘Enquanto uns choram, outros fabricam lenços’, pois este é o nosso posicionamento diante da crise”, acrescenta Marici.

Durante o período da manhã, os profissionais inscritos participarão de uma rodada de apresentações. Com 200 lugares disponíveis, a programação prevê screenings da Mattel, Gloob, Disney, Tycoon 360º, Warner, Redibra, e Smiley, além do conteúdo especial preparado pela Play Pesquisa e Consultoria, Ri Happy Brinquedos & Baby e Omelete Group. Os screenings serão patrocinados pelas empresas Molin e Regina Festas, e terão o apoio das empresas Cromus, Foroni e Riclan e da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas (Abral). A partir das 11h, o pavilhão de expositores estará aberto para os visitantes realizarem novos negócios.

Além disso, a Expo Licensing Brasil 2015 também recebe o coquetel de lançamento do livro “A Arte do Licenciamento: Guia completo para licenciamento de Marcas e Personagens”, de autoria de Marcus Macedo, diretor da ABRAL e presidente da Santa Cruz Marketing. A cerimônia será no dia 29, às 17h.


Para obter mais informações acesse: www.expolb.com.br


Serviço: Expo Licensing Brasil 2015
Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo
Endereço: Av. das Nações Unidas, 13301
Data: 29 e 30 de setembro
Horário: das 11h às 19h

Aeroportos cedem espaço para turismo brasileiro

Acordo foi assinado entre Ministério do Turismo e Secretaria de Aviação Civil para promover os destinos nacionais


Henrique Alves (à esquerda) e Eliseu Padilha (à direita). Crédito: Gustavo Messina




Os 60 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) cederão seus espaços para a promoção dos destinos turísticos nacionais e para implantação de centros de atendimento ao turista (CAT). A medida foi anunciada nesta terça-feira (29), pelos ministros Henrique Eduardo Alves, do Turismo, e, Eliseu Padilha, da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

“Queremos aproveitar a movimentação dos aeroportos administrados pela Infraero para divulgar nossos atrativos e melhorar o atendimento ao turista doméstico e ao estrangeiro que visita o país”, afirmou o ministro do Turismo.

Alguns dados estatísticos dão a dimensão da vitrine que os aeroportos representam. O Brasil é o terceiro mercado de aviação doméstica do mundo. Em 2014, o país recebeu 6,4 milhões de turistas nacionais e foram realizadas 206 milhões de viagens domésticas.