Assista nosso Programa

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

IEP VIVALLE REÚNE MÉDICOS PARA DISCUSSÃO DA HÉRNIA INCISIONAL

O problema surge em 10% dos pacientes que passam por cirurgia abdominal. Clube Benedicto Montenegroeo IEP viValle reúnem médicos da região para discutir novos tratamentos e alternativas para minimizar a ocorrência.

O IEP viValle em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, representado pelo Clube Benedicto Montenegro, realiza encontro científico para discutir diferentes aspectos sobre a hérnia incisional. O evento será realizado no Hotel Baobá, em Taubaté, e é gratuito.

A hérnia incisional é um problema que pode acontecer depois de cirurgias abdominais. As incisões para acesso aos órgãos a serem tratados rompe tecidos (a pele e subcamadas) que durante a recuperação do paciente, podem apresentar um enfraquecimento, que ocasionalmente se alarga, fazendo com que os órgãos internos comecem a “escapar” por esse espaço.

Segundo dados dos Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva de São Paulo, a ocorrência de hérnias incisionais é relatada em até 10% dos procedimentos cirúrgicos abominais. A discussão do assunto é necessária por duas vias impactantes.

Para o paciente o tratamento, além de comprometer esteticamente o local, é dolorido e pode acarretar quadros de trombose venosa e há a recidiva em aproximadamente 40% dos casos. Pode-se também discutir os impactos econômicos da cirurgia corretiva, que requer materiais de alto custo e longo período de internação hospitalar.

O evento - Durante o encontro serão abordados três temas. Para falar sobre “Epidemiologia e Fisiopatogenia” o convidado é o Dr. Deomir G. Bassi, professor titular de cirurgia do aparelho digestivo da Universidade de Taubaté e Chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital Universitário de Taubaté - SP.

O tratamento da Hérnia Incisional é cirúrgico, por isso, o Dr. Manlio Basílio Speranzini, que é professor titular colaborador da Universidade de Taubaté e professor emérito da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC - SP, abordará o tema “Tratamento Cirúrgico”.

Completando os temas tratados, “Hernioplastias Videolaparoscópicas” será apresentados pelo Dr. Rodrigo Biscuola Garcia, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, especialista em cirurgia geral e em cirurgia do aparelho digestivo pelo Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM-SP) e médico dos Hospitais São José e Sírio-Libanês.

Serviço

Evento: “Jornada sobre Hérnia Incisional”
Data: 24 de outubro, sábado.
Horário: 8h30
Local: Hotel Baobá. Avenida Independência, 3249 – Taubaté, SP.
Vagas limitadas – Necessária confirmação de presença.
Informações e inscrições: iep@vivalle.com.br ou 12. 3924-4991