Assista nosso Programa

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Rugby e hóquei de grama atraem alunos do CEU Cidade Dutra

O futebol já não é unanimidade. Pelo menos no Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra. Lá, há seis meses, alunos estão praticando rugby e o hóquei de grama. Em pleno país do futebol, e num momento em que todos os olhos do mundo estão voltados para a jabulani que rola pelos gramados da África do Sul, na quadra do CEU um grupo de garotos pratica essas duas modalidades. E já pegaram gosto.
"Eu achava que só existia a bola redonda do futebol", brinca a aluna Mayra Vitória Reis da Silva, 10 anos. Ela treina rugby há dois meses. Garante que o esporte fez com que tivesse contato com experiências novas, praticando um esporte de regras diferentes do futebol. E uma delas é a irmandade entre parceiros e adversários. "A gente joga como se fosse do mesmo grupo, então não pode fazer nada contra nosso irmão nem contra a pessoa do outro time", ensina.
Quem já acompanhou alguns minutos do jogo pode ter se impressionado com as trombadas e pulos sobre os adversários na disputa pela bola. Sem contar o desempenho, à mercê da falta de qualquer proteção por alguma roupa especial. As aparências, porém, enganam. As rigorosas regras do jogo e a forte relação entre os companheiros proporcionam aprendizados diferentes do que aqueles que o espectador comum imagina. Afinal, respeito, camaradagem, lealdade, solução de problemas e proatividade são alguns dos pilares do rugby que os alunos do CEU têm conhecido.

Como começou
No início do ano, a ONG Hurra! procurou o Centro Educacional para iniciar o desenvolvimento de um projeto que utiliza o rugby como ferramenta educacional. "Fomos muito bem recebidos", conta Maurício Migliano, ex- jogador, treinador e um dos fundadores da ONG.
Migliano diz que se uniu à doutora em administração pública Patrícia Tavares para a construção do projeto em empreendedorismo social, que pretende trabalhar com os alunos a prática da vida em sociedade e a construção cidadã. "Uma vez perguntei ao grupo: alguém disse a vocês que no rugby fazemos amigos? Alguém mentiu. No rugby fazemos irmãos", lembra o treinador da explicação sobre a filosofia de companheirismo e respeito que o esporte proporciona.
Uma vez por mês, além do treino, é realizado um terceiro tempo de jogo, quando há uma confraternização com dinâmicas, brincadeiras e até mesmo uma peça de teatro para os alunos verbalizarem os valores do rugby, identificarem em quais situações eles ocorreram e como podem ser aplicados na vida em sociedade.
É a partir desse olhar que cerca de 20 alunos, entre meninos e meninas de 10 a 12 anos têm aprendido o esporte inglês, que apesar dos seus quase 140 anos de existência, está começando a ganhar adeptos no Brasil recentemente. "A criança que iniciar no CEU tem chance de ir para uma Olimpíada", diz Migliano. Em 2016, o rugby se torna um esporte olímpico e o treinador prevê que, em alguns anos, a prática competirá com o voleibol no Brasil, hoje, o segundo esporte mais praticado no país.

Dribles no hóquei

Ele gosta de fazer os passes para o companheiro que está na área do gol e está aprendendo a driblar. André Costa de Meira, de 13 anos, também é aluno do CEU Cidade Dutra, mas se interessou em pegar o stick e aprender as jogadas do hóquei sobre grama. "O drible aqui é diferente, é uma jogadinha na bola com o taco, de um lado para o outro. É difícil", confessa o mais novo jogador.
André faz parte de um grupo de 30 jovens, entre 9 e 14 anos, que iniciou o contato com o hóquei em fevereiro deste ano. A equipe responsável pelas aulas é a Federação Paulista de Hóquei sobre Grama, que também já abriu uma nova turma no CEU Parelheiros. Em toda cidade de São Paulo não há um campo específico para o hóquei, e nos CEUs as aulas são na quadra coberta, pois os ensinamentos podem ser adaptados facilmente para a grama.
Eduardo Rodrigues, diretor técnico da Federação, explica que esta é uma grande oportunidade de aumentar o conhecimento dos paulistanos sobre o esporte e de formar novos talentos que desconheciam completamente o hóquei. "É um esporte elitizado e estamos tentando popularizá-lo no Brasil". Rodrigues também está animado com a escolha do país como sede das Olimpíadas de 2016 porque acredita que ampliarão os incentivos, assim como a expectativa dos jovens atletas que agora participam do 7º esporte mais praticado no mundo.

Serviço

CEU Cidade Dutra

Rugby
Terça e quinta: 18h15 - 19h

Hóquei
Segunda: 19h - 20h30
Sábado: 11h - 12h30

CEU Parelheiros
Hóquei
Quartas e sextas: 9h

PÁTIO PAULISTA DÁ INGRESSOS PARA "PONYO - UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR"

Crianças poderão se divertir com as oficinas gratuitas do Pátio da Criança e ainda ganhar entrada para o filme

As crianças que forem ao Shopping Pátio Paulista e participarem das oficinas do Pátio da Criança - um espaço gratuito para o lazer dos pequenos - ganharão ingresso para a animação “Ponyo - uma amizade que veio do mar”. No Pátio da Criança, os pequenos poderão colorir desenhos sobre o filme e ainda participar de oficinas de reciclagem. A ação é uma parceria com a Playarte e vai até o dia 11 de julho.

Produzida no Japão, “Ponyo - uma amizade que veio do mar” narra a história do pequeno Sosuke, que em uma certa manhã, enquanto brinca na praia, encontra Ponyo, uma princesa peixe dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva Ponyo e promete protegê-la para sempre. Mas o pai da peixinha, um feiticeiro que vive no fundo do mar, força a princesa a regressar às profundezas. Decidida em tornar-se humana, Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha acidentalmente uma poção mágica pelo oceano, transformando as suas irmãs em ondas gigantes que ameaçam inundar a aldeia de Sosuke.

O Pátio da Criança funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h.

SERVIÇO: “PÁTIO DA CRIANÇA”
Local: Shopping Pátio Paulista, Rua Treze de Maio, 1947, Bela Vista, SP
Pátio da Criança - Piso Jardins, ao lado dos elevadores
DATA: até 11 de julho
HORÁRIOS: de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 14h às 20h
IDADE: de 2 a 12 anos
GRATUITO
www.shoppingpaulista.com.br / Tel.: 55 11 3191-1100

Sobre o Shopping Pátio Paulista
Inaugurado em novembro de 1989, o Shopping Pátio Paulista conta com localização privilegiada, no bairro da Bela Vista, junto ao principal centro financeiro da cidade. Além de um grande centro de compras, o empreendimento faz jus ao nome Pátio Paulista, oferecendo um espaço como um verdadeiro pátio em meio à agitada Avenida Paulista, com muita sofisticação, conforto e tranquilidade no ambiente repleto de flores e opções de descanso. Composto por 231 lojas distribuídas em cinco pisos, possui mix diversificado de moda, serviços e lazer, sete salas de cinema da Rede Cinemark e mais três pisos de estacionamento. Com fluxo de 748 mil pessoas por mês, o Shopping oferece ainda lounges e Boudoir – os banheiros VIPs femininos. Outro diferencial é o Pátio da Criança - um espaço gratuito para o lazer dos pequenos, com brincadeiras e oficinas temáticas.
O Shopping Pátio Paulista é um empreendimento da Brookfield Shopping Centers, antiga Brascan Shopping Centers, uma das maiores e mais bem sucedidas empreendedoras e administradoras de shopping centers do país.

Escola Básica de Mecânica de Interlagos alia cidadania a paixão pelos motores

A Escola Básica de Mecânica de Interlagos, localizada no Autódromo Municipal de Interlagos, une paixão pelo automobilismo, educação profissionalizante e inclusão social. Desde sua fundação, em 1991, já ensinou mecânica automotiva e encaminhou ao mercado de trabalho mais de 2,8 mil jovens. A escola forma mão-de-obra qualificada e integra o Autódromo à comunidade de baixa renda da Zona Sul da cidade.
O curso profissionalizante gratuito, com duração de seis meses, é oferecido por uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Volkswagen. Administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris), conta também com a orientação da Associação Paulista dos Reparadores de Veículos Automotores.
Os alunos recebem conhecimentos básicos de mecânica automotiva. As aulas englobam temas como ajuste e utilização de ferramentas manuais; sistema de arrefecimento; sistema elétrico; sistema de alimentação de combustível; sistema de lubrificação; sistema de distribuição do motor; sistema de transmissão; sistema de suspensão e direção e sistema de freios. Há ainda um reforço em língua portuguesa, matemática, ciências, ética e cidadania.
As aulas práticas são realizadas na oficina, que conta com três automóveis para uso didático. Recentemente, a escola adquiriu os equipamentos necessários para iniciar as aulas de injeção eletrônica. Os jovens e adultos formados são encaminhados a vagas em concessionárias, centros automotivos, empresas prestadoras de serviços, montadoras e fabricantes de autopeças.
O professor Elibama Oliveira é diretor da Escola desde sua fundação, em 1991. Ele conta que muitos alunos voltam à escola para comemorar seu progresso profissional e para agradecer pelas oportunidades oferecidas pelo curso. "Muita gente pensa que o importante é a técnica. A técnica pode até ser aprendida no dia-a-dia profissional. Mas o respeito e a disciplina que a escola ensina são o diferencial dos nossos estudantes", explica Oliveira.
A estudante Manuela Lima, de 17 anos, começou o curso no final do mês de maio. A nova turma conta com duas garotas. Ela lembra que desde os 13 anos gosta de mecânica. Aos 14, já auxiliava o vizinho a desmontar e reparar o velho caminhão de carreto. Segundo Manuela, um dos melhores momentos de sua vida aconteceu há um ano e meio, 0quando assistiu em Interlagos a um treino para uma corrida de motocicletas. Decidiu, então, unir sua paixão ao desenvolvimento profissional: "Pretendo terminar o curso, trabalhar na área e no futuro cursar Engenharia Mecânica".
Enquanto Manuela é fascinada por motores, seu colega Douglas Cerqueira, de 17 anos, se interessa pelo design e pela aparência dos carros. Para ele, o curso é um ponto de partida na formação e na carreira. "Quero terminar o curso básico e me especializar cada vez mais", planeja Cerqueira.
Vagas e inscrições
São oferecidas semestralmente 30 vagas em cada período: estudantes de 15 a 17 anos participam dos cursos matutinos ou vespertinos, enquanto alunos maiores de 18 anos, sem limite de idade, freqüentam o período noturno. As próximas inscrições ocorrerão de 3 a 5 de agosto, das 7h às 12h, na própria escola. No primeiro dia, haverá inscrições para o período da manhã, no dia seguinte para o período da tarde e no último dia serão inscritos os candidatos ao curso noturno. A seleção é feita por prova de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Podem se candidatar adultos e jovens que tenham completado o Ensino Fundamental.
A Escola Básica de Mecânica de Interlagos recebeu da Câmara Americana de Comércio o Prêmio Eco-92, na categoria Educação. Foi também premiada pela Câmara Municipal de São Paulo com um Voto de Júbilo e Congratulações. Em maio deste ano, a Câmara Municipal, em sessão solene de comemoração dos 70 anos do Autódromo de Interlagos, homenageou o professor Elibama Oliveira por seu trabalho na escola.

Serviço
Para mais informações sobre inscrições:
Escola Básica de Mecânica de Interlagos
Avenida Senador Teotônio Vilela, 261
telefone: (11) 5666-8822 - ramal 243